Notícias, Portugal

by | Jun 10, 2026 | Outras Notícias

10 Junho: Centenas de portugueses recebem Seguro no Luxemburgo com bandeiras e telemóveis no ar

Centenas de portugueses receberam sábado em ambiente de festa o Presidente da República em Dudelange, a quarta maior cidade do Luxemburgo, com muitos pedidos de ‘selfies’, cumprimentos e até um pedido de “salta António, salta António”.

António José Seguro não saltou, mas demorou-se largos minutos a cumprimentar os portugueses que se encontravam junto às grades, juntamente com a sua mulher, Margarida Maldonado Freitas, antes de assistir à apresentação do livro “Testemunhos”, que assinala os 60 anos da comunidade portuguesa no Luxemburgo.

A comunidade portuguesa em Dudelange estava reunida num arraial de Santo António e recebeu com entusiasmo o chefe de Estado português, que chegou na sexta-feira ao Luxemburgo, para uma deslocação até domingo, que marca o arranque das comemorações do Dia de Portugal.

Depois de ser recebido pelos Grão-Duques e pelo primeiro-ministro do Luxemburgo, António José Seguro terminou os contactos com os altos representantes políticos do país com um encontro com o vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros, Xavier Bettel, que fez o Presidente da República desviar-se do programa previsto.

Primeiro, o antigo chefe do Governo luxemburguês levou Seguro a provar as madalenas do Grão-Ducado – que disse serem “fantásticas” – e, depois, convenceu o Presidente da República a trocar a reunião no gabinete por uma visita ao museu da cidade.

Depois, seguidos pelas comitivas e pela comunicação social fizeram um percurso a pé de cerca de 20 minutos também imprevisto, com vista para o ‘Grund’, um bairro histórico situado na parte baixa da cidade do Luxemburgo, classificado como Património Mundial da UNESCO.

À chegada ao Ministério, um grupo coral cantava músicas antigas luxemburguesas e, entre elas, estava obviamente uma portuguesa – a comunidade representa 13% da população -, que fez questão de cumprimentar o chefe de Estado.

“Prazer em conhecê-lo, é muito bem-vindo”, disse Paula ao chefe de Estado, contando-lhe que já está no Luxemburgo há 55 anos.

“Mas continua a falar perfeitamente português”, respondeu Seguro.

O programa de sábado terminou no Centro Cultural Camões, com a inauguração da exposição “Atlas Lusitano” do escultor Frederico Ferreira, comissariada por André Quiroga no Centro Cultural Português.

O Presidente da República teve ainda um jantar fechado à comunicação social oferecido pelo chefe do Governo luxemburguês, no qual também já participou o primeiro-ministro, Luís Montenegro, que se juntou no domingo ao programa da visita.

No domingo, o dia foi dedicado à comunidade portuguesa que, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatísticas luxemburguês (Statec), a 01 de janeiro de 2025 continuava a ser a maior comunidade estrangeira no país, com 89.671 residentes.

Este foi o primeiro Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas assinalado no Luxemburgo e também o primeiro que Seguro e Montenegro celebram juntos.
Acompanharam igualmente a visita do chefe de Estado ao Luxemburgo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, o presidente da Comissão da Organização das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas, Miguel Monjardino, e os deputados Carlos Alberto Gonçalves (PSD), José Dias Fernandes (Chega), Filipe Neto Brandão (PS), Jorge Miguel Teixeira (IL) e João Almeida (CDS-PP).

 

As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas decorrem agora em território nacional na ilha Terceira (Açores), ontem e hoje, dia 10 de junho.


 

Mensagem do Dia de Portugal do Secretário de Estado das Comunidades

No Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebramos uma Nação que se projeta muito além das suas fronteiras, afirmando-se como uma realidade global, plural e em permanente evolução. É dia de celebrar os avós, os pais, os filhos que fazem da resiliência sua casa, e da comunidade sua família. É dia de comemorar Portugal e os portugueses em todo o mundo.

Espalhada pelos cinco continentes, a comunidade portuguesa constitui uma das maiores expressões da presença de Portugal no mundo. Dados recentes apontam para mais de 30 milhões de portugueses por todo o mundo, evidenciando uma forte concentração na Europa, mas também uma presença histórica e consolidada nas Américas, bem como uma crescente diversificação geográfica, com novas dinâmicas migratórias a emergir noutras regiões do globo.

De França ao Brasil, do Reino Unido à Suíça, da América do Norte à Oceânia, passando pela África lusófona e por polos emergentes na Ásia, os portugueses continuam a afirmar a sua capacidade de adaptação, de integração e de construção de pontes entre culturas.

Este dia é sobre pertença. Não a um lugar, mas a algo muito maior, composto de língua, história, cultura e identidade portuguesa – em todo o mundo. Esta data é uma oportunidade para homenagear o legado de Portugal, e o papel fundamental das comunidades emigrantes no acolhimento e na construção de pontes simbólicas entre culturas.

Esta presença global reflete-se igualmente na vitalidade do associativismo, com mais de 1.600 associações portuguesas no estrangeiro, espaços vivos de preservação da língua, da cultura e das tradições, e verdadeiros agentes de coesão e ligação a Portugal.

Felicito e reconheço os vossos esforços e o compromisso de celebrar Portugal todos os anos, mesmo nos anos bons e maus, nos anos desafiantes, intensos e trabalhosos, e nos anos tranquilos. A organização pelo mundo fora de celebrações, feiras, desfiles, oferta de bolsas, de promoção de cultura que entra na vida de cada família e permanece. Para todas as gerações.

O percurso da diáspora portuguesa, marcado por sucessivas gerações e por diferentes vagas migratórias, continua hoje a renovar-se, acompanhando as transformações económicas e sociais do mundo. A diversidade de destinos, a evolução dos perfis de qualificação e a emergência de novas geografias demonstram a capacidade de reinvenção permanente das comunidades portuguesas.

Neste dia, homenageamos todos os portugueses e luso-descendentes que, longe do território nacional, mantêm viva a ligação a Portugal, continuam a celebrar as nossas tradições; a sentarem-se à mesa à volta dos nossos pratos; a falar, ensinar e a aprender a língua portuguesa; contribuindo para o seu prestígio internacional e para a afirmação de uma identidade comum que ultrapassa fronteiras.

Portugal é, hoje, uma Nação global — feita de todos e para todos os que a constroem, em qualquer parte do mundo.

 

Emídio Sousa
Secretário de Estado das Comunidades

 

SATA Air Açores reforça operação de verão com aluguer de avião Dash 400

A SATA Air Açores vai reforçar a sua operação de verão com mais um avião Bombardier Dash 400, em regime de aluguer, entre 15 de junho e 15 de agosto.

Em nota de imprensa, a companhia de aviação açoriana informa que integrará para reforço da frota uma aeronave em regime ACMI (aluguer de aeronave com tripulação), com o objetivo de “garantir o cumprimento do programa de voos previsto e os reforços planeados para o período de maior procura”.

“Para garantir a continuidade e robustez da operação interilhas no pico da estação de verão, a companhia recorre, assim, à contratação em regime de ACMI, através da integração de uma aeronave Bombardier Dash Q400, com 78 lugares, operada pela Luxwing, companhia com experiência prévia no arquipélago dos Açores”, segundo a nota.

A decisão de a SATA recorrer ao aluguer de um avião “decorre do atraso que se verifica na entrada ao serviço de uma nova aeronave Bombardier Dash Q400 (DH4), inicialmente prevista para 15 de junho”.

O adiamento resulta de constrangimentos nos trabalhos de manutenção e de engenharia aeronáutica, “num contexto de atrasos generalizados que têm vindo a afetar o setor da aviação”, justifica.


 

Corpo de homem de nacionalidade americana encontrado na marina da Horta

O corpo de um homem de nacionalidade americana, com 44 anos, foi encontrado na marina da Horta, ilha do Faial, Açores, “desconhecendo-se as causas que estão na origem da ocorrência”, adiantou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

O corpo foi encontrado na manhã da passada quinta-feira, na sequência de um alerta recebido.

Foi um popular que se encontrava na zona, que alertou “para um corpo em decúbito ventral”, adiantou.


 

Empresários pedem sistema para aterragens com visibilidade reduzida em Ponta Delgada

A Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) defendeu a instalação no aeroporto João Paulo II, por parte da Ana/Vinci, de um sistema ILS CAT III, visando aterragens com visibilidade extremamente reduzida. De acordo com organismo representativo do tecido empresarial, “os acontecimentos registados nos dois últimos fins de semana de maio, que afetaram mais de 175 voos e milhares de passageiros, voltaram a expor uma fragilidade estrutural da principal infraestrutura aeroportuária dos Açores”.

Em nota de imprensa, adianta-se que “os impactos económicos, sociais e reputacionais provocados pelos sucessivos cancelamentos e divergências de voos devido ao nevoeiro não podem continuar a ser encarados como uma inevitabilidade”.

“O aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, encontra-se atualmente equipado com um sistema de aterragem por instrumentos (ILS) de Categoria I, cujos mínimos operacionais se revelam insuficientes perante fenómenos meteorológicos de baixa visibilidade, como aqueles que frequentemente afetam a ilha de São Miguel”, refere a CCIPD.

O organismo salvaguarda que “os prejuízos decorrentes da interrupção da operação aérea são significativos e atingem transversalmente todo o ecossistema económico regional”, passando por passageiros, empresas, unidades hoteleiras, operadores turísticos, rent-a-cars, exportadores, transportadoras, agentes de viagem e as próprias companhias aéreas.

De acordo com o organismo, um sistema ILS CAT III “permite operações de aterragem em condições de visibilidade extremamente reduzida, próximas de zero, constituindo hoje uma solução amplamente utilizada em aeroportos internacionais sujeitos a fenómenos meteorológicos adversos”.

 

0 Comments

Related Articles