Notícias, Portugal

by | Feb 11, 2026 | Outras Notícias

 

Governo vai rever estatuto do ensino de português no estrangeiro para facilitar recrutamento

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, revelou estar a trabalhar na melhoria das condições financeiras dos professores de ensino da língua portuguesa no estrangeiro para combater as dificuldades no recrutamento. 

O governante disse que o Governo vai trabalhar na revisão do regime jurídico que regula o ensino do português no estrangeiro “nos próximos meses” para “mitigar algumas das dificuldades, principalmente as financeiras, mas não só”. 

“O estatuto remuneratório e os benefícios atuais não são muito atrativos porque muitos dos professores que até poderiam ter interesse em vir deparam-se com dificuldades financeiras, porque a habitação é muito cara”, afirmou. Além da componente salarial para melhorar a atratividade da carreira serão revistos aspetos como “o próprio ensino, o método, o desempenho, as capacidades”, acrescentou, sem dar pormenores.

O Governo, garantiu, está determinado em manter e melhorar o ensino de português no estrangeiro porque o considera um “ativo estratégico para o país, mas reconheceu “a profissão de professor, para a minha grande tristeza, perdeu alguma atratividade”. 

“Isto está a acontecer muito em todo o mundo e em Portugal”, vincou. 

“Uma das razões principais [para a falta de professores] é o Instituto Camões recusar pagar o subsídio de instalação [equivalente a dois meses de vencimento], pagando apenas a leitores e coordenadores”, lamentou.


 

Contas do Santuário de Fátima com lucro de 2,2 ME em 2025

O Santuário de Fátima teve em 2025 receitas de 24,88 milhões de euros e despesas de 22,69 milhões de euros, registando um lucro de quase 2,2 milhões de euros.

“Ainda com números provisórios, em 2025, na atividade operacional, apurámos 24,88 milhões de euros de rendimentos, um ligeiro aumento em relação a 2024, e tivemos gastos no valor de 22,69 milhões de euros. Isto significa um saldo positivo do exercício de 2025 de cerca dois milhões de euros, mais exatamente 2.194.500 euros”, segundo a intervenção do reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, no 47.º Encontro de Hoteleiros de Fátima.

Carlos Cabecinhas explicou que “estes valores comparam com os rendimentos de 2024, que foram de 24,46 milhões de euros, e com os gastos de 2024, que se fixaram em 21,79 milhões”.

“Em termos percentuais, verificou-se uma variação positiva de rendimentos” de 1,7%, observou, justificando com o “aumento dos peregrinos presentes em Fátima” em 2025.

O reitor destacou que “o ano jubilar de 2025 foi um ano de crescimento da afluência ao Santuário, com uma presença muito significativa de peregrinos”.

“Quanto aos gastos, regista-se um aumento de 4,1% em relação ao ano anterior de 2024”, sendo que este “está ligado ao crescimento da atividade, com o consequente aumento dos gastos com o pessoal e com os fornecimentos e serviços externos”, esclareceu.


SANTA CRUZ DAS FLORES: Município atribui 40 mil euros aos Bombeiros Voluntários

A Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores aprovou a atribuição de um apoio financeiro no valor de 40 mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, divulgou hoje a autarquia.

«Segundo uma nota de imprensa, o apoio tem como finalidade “reforçar os recursos necessários ao desempenho das funções da corporação, contribuindo para a melhoria da capacidade de resposta operacional e para o fortalecimento da proteção civil no concelho”.

“A decisão representa um passo significativo no compromisso do município com a segurança das populações, reconhecendo o papel essencial dos Bombeiros Voluntários na prevenção, socorro e assistência em situações de emergência”, lê-se.

0 Comments

Related Articles