Notícias, Desporto

by | Dec 10, 2025 | Desporto

Treinador luso-canadiano quer levar o Inter Toronto ao topo da liga de futebol profissional canadiana

Entre raízes divididas e ambição contínua, o treinador luso-canadiano Mauro Eustáquio tornou-se aos 32 anos uma das figuras emergentes  na Canadian Premier League. “Era o meu objetivo ser treinador principal. Cresci muito nestes últimos anos e estou agradecido aos treinadores com quem trabalhei. Com a chegada dos novos donos, apresentaram-me um projeto ambicioso e fez sentido assumir o cargo”, afirmou numa entrevista à Lusa o técnico, irmão do jogador do FC Porto Stephen Eustáquio.

Nascido em Portugal e emigrado para o Canadá com 2 anos, Mauro Eustáquio, 32 anos, é antigo médio, formado no futebol português, internacional jovem por Portugal e pelo Canadá, detentor do curso de treinador UEFA B. Representou, entre outros, o Calvary FC, com o qual se sagrou campeão da CPL, e o Caldas SC, onde terminou a carreira aos 28 anos antes de iniciar o percurso de treinador.

Depois de dois anos no York United como adjunto e uma passagem como técnico interino, assumiu de forma definitiva a equipa principal no final de 2024, conquistando um prémio de Treinador do Mês e uma nomeação para Treinador do Ano.

No final de novembro deste ano, o clube da CPL mudou de nome, passando a denominar-se de Inter Toronto FC, o que, segundo o técnico, representa “um passo na direção certa”, reforçando a ligação à cidade e a ambição competitiva na próxima época.

“É um passo na direção certa. Queremos estar mais próximos da maior cidade do Canadá e unir a comunidade”, declarou o treinador, a propósito da mudança anunciada.

“Acho que o nome Inter Toronto Futebol Clube é único e especial, e vai ter um impacto muito grande, não só no próximo ano, mas no futuro do futebol do Canadá”, acrescentou. Mauro referiu que o novo ciclo inclui crescimento desportivo e estrutural, nomeadamente com a expansão da academia.

“Este ano estreei seis jogadores no futebol profissional, três vindos da nossa academia, e tivemos dois atletas no Mundial deSub-17. Queremos continuar a criar um caminho para os jovens serem profissionais numa equipa da sua cidade”, explicou Mauro Eustáquio. Na época passada, a equipa terminou em quinto lugar, com um dos planteis mais jovens da liga.

Para 2026, Eustáquio estabelece objetivos claros: “Queremos estar entre os três primeiros e competir pelo título. Também queremos alcançar a melhor classificação de sempre do clube na Taça do Canadá”.

A nova identidade do Inter Toronto FC pretende refletir a diversidade cultural da região.

“No plantel tínhamos canadianos com raízes angolanas, croatas, jamaicanas, italianas… eu próprio sou português-canadiano e os donos são mexicanos. Queremos ser esse clube internacional, de comunidade”, concluiu.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Portugal estreia-se no Mundial 2026 jogando em Houston e em Miami

Este Mundial vai contar pela primeira vez com 48 seleções, apurando-se para a fase a eliminar os dois primeiros de cada um dos 12 grupos, bem como os oito melhores terceiros.

Portugal é uma das 42 seleções já com presença garantida na prova, disputada pela primeira vez em três países, depois de vencer o Grupo F da qualificação europeia, com as restantes seis vagas a saírem dos play-offs europeu (quatro) e intercontinental (duas).

A seleção lusa, orientada pelo espanhol Roberto Martínez, vai disputar a competição pela nona vez, sétima consecutiva, e tem como melhor resultado o terceiro lugar conseguido em 1966, na sua estreia.

Os três jogos de Portugal na fase de grupos são em Houston, no Texas, e em Miami, na Flórida.

Portugal vai começar por defrontar o vencedor do playoff entre RD Congo, Jamaica e Nova Caledónia no dia 17 de junho (quarta-feira), à 1pm (hora dos EUA), no NRG Stadium, em Houston, nos Estados Unidos.

Na 2ª jornada, a equipa das quinas vai medir forças com o Uzbequistão no mesmo estádio à mesma hora do dia 23 de junho.

Por fim, Portugal vai fechar a fase de grupos defrontando a Colômbia às 7:30pm do dia 27 de junho no Hard Rock Stadium, em Miami.

Apuram-se para a fase seguinte os dois primeiros de cada um dos 12 grupos, bem como os oito melhores terceiros.

 

Calendário do Brasil e Cabo Verde Mundial 2026

Além de Portugal, dois outros países lusófonos qualificaram-se para o Mundial de Futebol de 2026, o pentacampeão Brasil e o estreante Cabo Verde.

O Brasil, que tem como selecionador o italiano Carlo Ancelotti, está integrado no Grupo C, de que fazem também parte Marrocos, Escócia e Haiti.

O Brasil enfrentará Marrocos no Metlife Stadium, em New Jersey, dia 13 de junho, às 6pm (horário da Costa Leste do EUA); o Haiti no Lincoln Financial Field, em Filadélfia, dia 19 de junho, às 9pm (horário dos EUA) e a Escócia no Hard Rock Stadium, em Miami, dia 24 de junho, às 6pm.

Cabo Verde faz parte do Grupo H, que inclui dois campeões mundiais, Espanha e Uruguai, e Arábia Saudita, organizador do Mundial de 2034.

Os cabo-verdianos jogarão em Atlanta, Miami e Houston. Cabo Verde tem o primeiro jogo em Atlanta, frente à Espanha, no dia 15 de junho, às 12pm, hora local. Segue-se uma viagem até Miami, onde no dia 21 de junho Cabo Verde enfrenta o Uruguai quando forem 6pm.

Depois, os cabo-verdianos viajam até ao Texas, onde defrontam a Arábia Saudita, em Houston, às 8pm.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Treinador Filipe Cândido deixa Paços de Ferreira

Filipe Cândido deixou o comando técnico do Paços de Ferreira, um dia depois da derrota em Chaves que deixou a equipa nos lugares de descida da II Liga de futebol, confirmou hoje à Lusa fonte do emblema nortenho. O ‘divórcio’ entre a equipa técnica e a direção consumou-se hoje, após reunião entre as partes, e surge na sequência dos resultados e exibições pouco convincentes da equipa, bem evidente nas manifestações crescentes de descontentamento dos adeptos nas redes sociais, desagradados com o desempenho da equipa e preocupados com o rumo da mesma no campeonato.

Filipe Cândido chegou ao emblema pacense na reta final da época passada, substituindo Carlos Fangueiro nas derradeiras quatro jornadas, logrando a permanência no segundo escalão por via do play-off diante de o Belenenses (derrota fora por 2-1 e triunfo caseiro por 2-0, após prolongamento).

A continuidade do técnico dependia do sucesso dessa empreitada, mas a atual temporada mostrou uma irregularidade exibicional, com reflexos diretos nos resultados e na classificação após 13 jornadas.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Extremo Wellinton Torrão assina pelo Santa Clara até 2028

O extremo Wellinton Torrão, que estava livre após representar o Athletic-MG do Brasil, assinou contrato com o Santa Clara até junho de 2028, anunciou o clube açoriano, atual 11.º na I Liga de futebol.

“Estou muito feliz por assinar pelo Santa Clara e poder representar esta região. Agradeço a confiança que a administração e a equipa técnica depositaram em mim. Vou trabalhar para retribuir essa confiança e ser mais um a ajudar o Santa Clara a atingir os objetivos”, afirmou o jogador brasileiro, em declarações reproduzidas pelo clube.

O extremo de 26 anos chega aos Açores como jogador livre após duas temporadas no Athletic-MG, sendo que, na última temporada, marcou seis golos e fez seis assistências, em 44 jogos na Série B do Brasil.

O jogador, formado no Atlético Mineiro, passou ainda pelos brasileiros do Cruzeiro, Athletico Paranaense e Criciuma.

O Santa Clara está no 11.º lugar do campeonato com 15 pontos e na segunda-feira vai defrontar o Sporting de Braga, às 17:45, no Estádio Municipal de Braga, a contar para a 14.ª jornada.

0 Comments

Related Articles