Notícias, Comunidades I

by | Nov 12, 2025 | Notícias das Comunidades

Dois portugueses e um cabo-verdiano eleitos mayors em Massachusetts e Connecticut

 Embora só se fale na eleição de Zohran Mamdani, um indiano nascido em África, para mayor de New York, tiveram lugar nos EUA muitas outras eleições municipais (só na Califórnia foram 483) e três tiveram particular interesse para a comunidade lusófona uma vez que continuámos a ter dois mayors portugueses e passámos a ter um mayor cabo-verdiano, todos eles democratas.

Em Connecticut, Roberto Lopes Alves foi reeleito para o segundo mandato como mayor de Danbury e em Massachusetts, Edward A. Bettencourt Jr. foi reeleito para o oitavo mandato como mayor de Peabody, e Moisés Rodrigues tornou-se o primeiro mayor cabo-verdiano de Brockton.

Em Danbury, Roberto Alves, com 59,6% dos votos (7.443) derrotou o conselheiro municipal republicano Emile Buzaid, 38,44% dos votos (4.844) numas eleições em que os democratas venceram em 29 cidades e vilas de todo o estado de Connecticut.

Nada disto deveria surpreender se lembrarmos que há em Connecticut 2.128.253 democratas inscritos e apenas 391.390 republicanos, mas a onda Trump que tem favorecido candidatos republicanos começou a perder força.

Além da reeleição de Alves, as mais importantes vitórias democratas como mayor em Connecticut foram a do deputado estadual Bobby Sanchez em New Britain, de Frank Tyszka em Ansonia, de Erin Stewart em New Britain, de Ellen Zoppo Sassu em Bristol e de Singh Swarnjit em Norwich, um indiano nascido em 1950 no Punjab, que imigrou para os EUA em 2007.

Na noite das eleições, Alves esteve acompanhado do governador estadual Ned Lamont, democrata que se candidatará ao terceiro mandato em 2026. Em janeiro, Lamont nomeou Alves presidente do Partido Democrático em Connecticut.

Em setembro, Alves anunciou que sofre de cancro linfático e que vem sendo submetido a tratamentos, pelo que não abandonava as funções de mayor.

Recorde-se que Roberto Alves é minhoto, nasceu em 1983 filho de mãe brasileira e pai português e foi bebé para o Brasil. Aos cinco anos, em 1989, veio com a família para Danbury, onde foi criado. Em 2017 obteve a cidadania americana e candidatou-se ao Conselho Municipal sem sucesso. Voltou a tentar em 2019 e foi bem sucedido. Em 2021 candidatou-se a mayor contra o republicano Dean Esposito e perdeu.

Recandidatou-se em 2023 e desta vez foi eleito, tornando-se o segundo cidadão português eleito mayor em Connecticut.

O primeiro foi Manuel Santos, nascido em 1968 em Portugal e que em 1974 se fixou em Danbury. Alistou-se no Exército em 1987 e é veterano medalhado da Guerra do Golfo. Santos, que é republicano, foi eleito mayor de Meriden em 2013, mandato que exerceu em 2014 e 2015. Em 2018, candidatou-se à Câmara dos Representantes pelo 5º Distrito Congressional de Connecticut, contra a congressista democrata Elizabeth Esty, não foi bem sucedido e desde então não voltou a candidatar-se.

Em Peabody, cidade de Mass. onde vivem cerca de 3.000 portugueses, Ted Bettencourt foi eleito para novo mandato sobrevivendo ao desafio da empresária Rochelle Agneta pela segunda vez consecutiva. Bettencourt somou 6.497 votos contra 1.510 de Agneta.

Bettencourt, 52 anos, nasceu em Peabody, filho do casal Edward A. Bettencourt Sr. e Barbara Bettencourt. Em 2011, depois de quatro mandatos como conselheiro municipal, Ted Bettencourt decidiu candidatar-se a mayor e tem sido bem sucedido, uma vez que já vai no oitavo mandato.

Em Fall River tivemos um lusodescendente candidato a mayor pelo Partido Republicano, Gabriel “Boomer” Amaral e foi uma eleição renhida. O mayor Paul Coogan foi reeleito para o quarto e último mandato, uma vez que anunciou que não concorrerá em 2027. Coogan teve 5.891 votos e Amaral teve 5.616, uma diferença de apenas 275 votos que o levou a pensar pedir recontagem.

Coogan tornou-se mayor em 2019, após a gestão conturbada de Jasiel Correia, que cumpre uma pena de seis anos numa prisão federal por fraude eletrónica e extorsão.

Antes da sua eleição em 2019, Coogan fez parte do Comité Escolar de Fall River e lecionou mais de 30 anos nas escolas públicas da cidade.

Amaral, que trabalha no ramo imobiliário, é um veterano militar com 19 anos de serviço e pai de seis filhos. Já tinha concorrido sem sucesso a um lugar no Conselho Municipal de Fall River em 2021 e 2023.

Em Taunton, Shaunna O’Connell foi reeleita com 52,58% dos votos para o seu quarto mandato de dois anos como mayor, batendo a conselheira municipal Estele Borges, que obteve 46,91%.

Borges, que fez parte do Conselho Municipal, já tinha perdido para O’Connell nas eleições para mayor de 2019 e, antes disso, também para a Câmara dos Representantes estadual.

Brockton elegeu o seu primeiro mayor não branco numa eleição histórica envolvendo dois membros do Conselho Municipal: o cabo-verdiano Moisés Rodrigues e o seu colega autarca Jean Bradley Derenoncourt, haitiano nascido em Port-au-Prince.

Rodrigues teve 6.680 votos e Derenoncourt 6.420 votos, perdendo portanto por apenas 260 votos.
Rodrigues imigrou de Cabo Verde na adolescência. Foi criado em Brockton e em 2013 foi eleito para o Conselho Municipal e, em julho de 2019, quando o mayor Bill Carpenter faleceu, foi escolhido pelos seus colegas autarcas para exercer interinamante o cargo de mayor até à realização de eleições.

O novo mayor de Brockton já foi membro do Parlamento nacional de Cabo Verde e diz-se orgulhoso da cabo-verdiana, mas curiosamente nas suas primeiras declarações depois de eleito demarcou-se da comunidade cabo-verdiana.

“A partir de agora não há aqui essa coisa dos cabo-verdianos. Há apenas uma comunidade, e essa comunidade é a cidade de Brockton”, disse Rodrigues. “É ótimo eu ser cabo-verdiano, mas seremos uma só cidade”.

Moisés Rodrigues toma posse em janeiro de 2026 e será um mayor que fala inglês, português, crioulo, espanhol e francês, duas línguas mais do que a mayor de Boston, Michelle Wu, reeleita sem oposição para o segundo mandato e que dá conferências de imprensa em inglês, espanhol e mandarim.

No estado de Rhode Island temos dois lusodescendentes exercendo funções de mayor, Steven Contente em Bristol, desde 2016, e Bob DaSilva em East Providence, desde 2018.

No estado de New Jersey, que nos conste não temos presentemente nenhum mayor lusodescendente, mas tivemos nestas eleições um candidato a governador, Bruno Pereira, pelo partido Libertários. E já tivemos o famoso caso de Alberto G. Santos, nascido na Venezuela, mas filho de portugueses, que foi mayor de Kearny de 2001 até 2023, quando foi nomeado juíz do tribunal superior do condado de Hudson.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Lusodescendentes eleitos para os conselhos municipais de várias cidades de Massachusetts

Vários lusodescendentes foram eleitos para os conselhos municipais de algumas cidades de Massachusetts, sendo o mayor número em New Bedford, Fall River e Taunton.

Em Fall River houve 14 candidatos ao Conselho Municipal e todos os nove atuais conselheiros concorreram à reeleição: Shawn Cadime, Joseph Câmara, Michelle Dionne, Paul Hart, Bradford Kilby, Linda Pereira, Cliff Ponte, Andrew Raposo e Ricky Tith. Juntaram-se a eles os desafiantes Michael G. Canuel, Jonathan D. Lima, Louis Alves Melim, Christopher Michael Peckham e Nathan Silvia.

Foram eleitos os nove mais votados: Cliff A. Ponte, 5.856 votos; Michael A. Canuel, 5.729; Shawn E. Cadime, 5.385; Andrew J, Raposo, 5.288; Linda M. Pereira, 4.951; Christopher Peckham, 4.654; Paul B. Hart, 4.558; Joseph Câmara, 4.478 e Michaelle M. Dionne, 4.381 votos.

Ao Comité Escolar de Fall River havia 10 candidatos e os seis mais votados eram eleitos. Kevin Aguiar, Collin Dias e Thomas Khoury foram os três únicos membros do Comité Escolar que procuraram renovar os mandatos. Os restantes candidatos eram oponentes: Randy Scott Dudek, Marc Nathaniel Mollicone, John Sylvia, Ana Cristina Riley, Emanuel Moniz, Shanell Joy Stewart e Shiv Thakur.

Os atuais membros do Comité Escolar, Bobby Bailey, Mimi Larrivee e Shelli Pereira, optaram por não se recandidatar.

Foram eleitos para o Comité Escolar de Fall River: Kevin Aguiar, 6.335 votos; Thomas Khoury, 5.628; Ana Cristina Riley, 5.277; Collin R. Dias, 4.905; Shanell Joy Stewart, 4.375 e Emanuel Moniz, 3.645 votos.

Ana Cristina Riley é portuguesa e é superintendente escolar de Bristol, RI.

Em New Bedford, dois novos conselheiros irão assumir os seus cargos no Conselho Municipal em janeiro: James Roy ficou em segundo lugar na corrida para conselheiro geral e Scott Pemberton (453) superou a conselheira Maria Giesta (436), do Distrito 2, por 17 votos.

A conselheira Naomi RA Carney, que tinha ficado em sétimo lugar na fase preliminar, conseguiu a quinta e última vaga para conselheira geral.

Noutras disputas por distritos, o conselheiro Leo Choquette foi reeleito, derrotando o oponente Matthew Marko no Distrito 1; e o conselheiro Joseph P. Lopes (1.199 votos) derrotou a oponente R. Renee Fernandes (881)no Distrito 5.

Na disputa pelas cinco vagas gerais no Conselho Municipal, o conselheiro Ian Abreu ficou em primeiro lugar com 4.629 votos, tal como já tinha ficado nas eleições primárias, seguido por James Roy (3.872), pela conselheira Shane Burgo (3.781) e os conselheiros Brian Gomes (3.630) e Naomi Carney (3.270 votos).

Na corrida para o Comité Escolar, com três lugares disponíveis, venceu a conselheira Melissa Costa (4.831 votos), seguida de Richard Porter (3.536) e Von Marie Moniz (3.310).
Na cidade de Taunton a eleição do nono e último lugar do Conselho Municipal’foi notícia: primeiro foi anunciado que Collen Simmons tinha sido eleita pois superara Debra Botellio por quatro votos, mas contados os últimos votos viria a saber-se que afinal Botellio venceu Simmons por 13 votos.

O Conselho Municipal de Taunton terá quatro novos membros: Deborah Carr, David Chaves, Edward Correira e Debra Botellio. Debra e Deborah já foram conselheiras, Chaves é um antigo bombeiro que se candidatou pela primeira vez e Edward Correira foi chefe de gabinete da mayor Shaunna O’Connell e candidatou-se sem sucesso contra a antiga patroa em 2023.

Cinco dos atuais conselheiros concorreram à reeleição: Phillip Duarte, Barry Sanders, David Pottier, John McCaul e Scott Martin.

Os quatro conselheiros que não se recandidataram foram: Chris Coute, Jeff Postell, Larry Quintal e Estele Borges, que se candidatou a mayor sem sucesso, contra a atual titular Shaunna O’Connell.

Votação nos nove conselheiros eleitos: Phillip Duarte, 4.866 votos; Barry Sanders, 4.707; David Pottier, 4.664; John McCaul, 4.526; Scott Martin, 4.485; Deborah Carr, 3.812; David Chaves, 3.757; Edward Correira, 3.561 e Debra Botellio, 3.504 votos.

No Conselho Municipal de Brockton, o novo mayor, o cabo-verdiano Moisés Rodrigues, terá um núcleo de apoio de três conselheiros municipais cabo-verdianos que também foram eleitos: David Teixeira, Carla DaRosa e Michael JF Nunes.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Stefano Famiglietti eleito para o Senado de Rhode Island

O conselheiro municipal de North Providence, Stefano Famiglietti, venceu a eleição especial para substituir o falecido presidente do Senado Estadual de Rhode Island, Dominick Ruggerio, que ocupava o lugar desde 1985 e faleceu em abril.

Famiglietti concorreu contra o republicano Alex Asermely pelo Distrito Senatorial 4, que abrange partes de North Providence e Providence.

Famiglietti, um advogado de 33 anos, foi eleito em 2018 para o Conselho Municipal de North Providence.

A vitória de Famiglietti abre agora caminho para outra eleição especial, uma vez que deixará o seu lugar no Conselho Municipal do Distrito 2. Os potenciais candidatos para esta disputa incluem Manny Taveras, que perdeu as primárias democratas para o Senado para Famiglietti, e Nick Feola, um agente imobiliário que também trabalhou como voluntário na campanha do senador eleito.

Não se sabe quando é que essa eleição será realizada e também ainda não está definida uma data para a tomada de posse de Famiglietti.

Em Providence, os resultados mostram que os eleitores democratas do lado leste da cidade escolheram Jill Davidson como sua candidata numa eleição suplementar para a vaga do Distrito 2 no Conselho Municipal.

A vaga foi deixada por Helen Anthony, que se demitiu para se concentrar na sua saúde depois de ter sido atropelada e ter ficado gravemente ferida por um moto-quatro na Califórnia, há dois verões. A democrata Davidson derrotou outros três candidatos – David Caldwell, Jeffrey Levy e Matt McDermott – com 50% dos votos e vai defrontar o republicano Axel Brito nas eleições gerais de 2 de dezembro. Também digno de nota foi a eleição para o Comité Escolar em Central Falls. Pela primeira vez, os residentes elegeram quatro membros para o Comité Escolar, enquanto quatro serão nomeados pelo mayor e um será nomeado pelo estado. Os eleitores aprovaram em junho a criação do Comité Escolar híbrido de nove membros e os quatro agora eleitos são Carla Melissa Hernandez, Lizsandra Paneto Gullon, Zuhanna I. Medina e Erika Natalia Vallejo Calderon.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Senado dos EUA aprova acordo que abre caminho para reabertura do Governo

O Senado dos Estados Unidos aprovou um texto que visa pôr fim à paralisação orçamental, graças ao apoio de um grupo de senadores democratas, seguindo agora para votação na Câmara dos Representantes.

Após um dia de oito votações, o Senado aprovou, na segunda-feira, o acordo de financiamento provisório, com 60 votos a favor e 40 contra.

O acordo, promovido pelos republicanos, com apoio de oito democratas, foi alcançado no 41.º dia de paralisação do Governo, o mais longo da história dos Estados Unidos, e está agora nas mãos da Câmara dos Representantes, que deverá iniciar a sessão na quarta-feira em Washington, DC.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Dois casos do vírus do Nilo Ocidental em RI

São já dois os casos de vírus do Nilo Ocidental em humanos em Rhode Island em 2025, depois de testes recentes terem confirmado a presença do vírus.

O Departamento de Saúde de Rhode Island anunciou que uma pessoa na casa dos 50 anos, do condado de Providence, testou positivo para a doença transmitida por mosquitos. Esta pessoa começou a apresentar sintomas no início de outubro e já recuperou. O primeiro caso humano do vírus no estado foi anunciado a 25 de setembro. O risco de doenças transmitidas por mosquitos diminuiu devido à baixa população sazonal de mosquitos. O departamento de saúde observou que o nível de risco permanecerá baixo até que o estado registe a sua primeira geada forte, uma vez que três horas de temperaturas abaixo dos 0°C matam os mosquitos adultos.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Caridade Católica da Diocese de Fall River inicia campanha de recolha de alimentos de emergência

Os programas e despensas de alimentos da Caridade Católica da Diocese de Fall River estão a enfrentar uma procura recorde devido à crise dos programas oficiais de ajuda alimentar. Como tal, em resposta ao aumento da procura de assistência alimentar, a Caridade Católica diocesana lançou uma campanha de recolha de alimentos de emergência, incentivando a comunidade a participar com donativos de alimentos ou apoio f inanceiro.

A despensa Solanus Casey, de Bedford, é uma das muitas despensas que registou um aumento significativo no número de pessoas que procuram assistência. Aberta apenas dois dias por semana, durante duas horas cada dia, serviu no mês passado 2.570 famílias, um aumento de 6% em relação a outubro de 2024. No entanto, a despensa distribuiu 45.711 libras de alimentos, o que representa uma queda de 24% em relação ao ano anterior devido à redução do financiamento federal. Como resultado, a procura continua a aumentar enquanto os recursos diminuem, e a despensa tem menos para oferecer a quem mais precisa.

“Os recentes cortes no financiamento federal para a assistência alimentar criaram uma situação desesperada para muitos na nossa região que já enfrentam a insegurança alimentar”, disse o bispo D. Edgar M. da Cunha. “Ao entrarmos nesta época de gratidão, peço a todos que respondam aos seus vizinhos necessitados, doando o máximo que puderem”.

O prelado apela a todas as paróquias, escolas e parceiros comunitários que organizem ou expandam as suas campanhas de recolha de alimentos e incentiva as pessoas a entregarem alimentos nos seguintes locais:

Escritórios da Caridade Católica, 1600 Bay Street, Fall River, aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Solanus Casey Food Pantry, 238 Bonney, New Bedford, aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Despensa Alimentar Solanus Casey está aberta à comunidade às quartas e quintas-feiras, das 10h às 12h.

Os artigos mais necessários incluem atum, frango ou sopa enlatados; molho de tomate; água (em garrafas de plástico) e sumos; papas e cereais para bebés; manteiga de amendoim e geleia; granola; feijão e lentilhas enlatados; leite UHT e outros alimentos nutritivos não perecíveis. Muitas paróquias da Diocese vão participar na campanha de recolha de alimentos nas próximas semanas e os paroquianos devem procurar informação no boletim paroquial.

 

 

0 Comments

Related Articles