Massachusetts continua a perder residentes para outros estados, mas continua a atrair imigrantes
Os novos dados do Census mostram que, no ano passado, o estado de Massachusetts perdeu mais pessoas que se mudaram para outros estados do que ganhou, resultando numa perda de mais de 30.000 residentes.
A Flórida foi o estado que mais habitantes de Massachusetts atraiu (mais de 21.000), seguida de New Hampshire (20.000), New York (18.000), Califórnia (16.000), Connecticut (11.500) e Rhode Island (11.500).
No período de 12 meses que terminou a 1 de julho de 2025, Massachusetts ganhou mais de 152.000 residentes vindos de outros estados e perdeu cerca de 182.000.
O estado ficou em quinto lugar no ranking nacional de emigração, apenas atrás de New Jersey, Illinois, New York e Califórnia.
Ainda assim, o estado registou um ligeiro crescimento populacional, atingindo 7,27 milhões de habitantes no último Censo graças à fixação de imigrantes estrangeiros.
Os imigrantes estrangeiros representam mesmo um terço dos novos residentes de Massachusetts.
Mas a imigração de estrangeiros para Massachusetts está a acontecer a um ritmo mais lento do que nos anos anteriores devido ao endurecimento da política federal de imigração e isso é motivo de preocupação para os economistas.
De 2022 a 2024, Massachusetts recebeu por ano a média de mais de 76.000 imigrantes de várias nacionalidades, mas em 2025 este número desceu para cerca de 40.000 e essa redução é motivo de preocupação.
Com uma população envelhecida e um baixo crescimento populacional natural, Massachusetts não se pode dar ao luxo de perder os imigrantes que continuam a chegar.
Paul Coogan apresenta projetos para o futuro de Fall River
A One SouthCoast Chamber anuncia que terá lugar a 1 de abril de 2026 o Almoço sobre o Estado dos Negócios de 2026 da municipalidade de Fall River, promovido pelo mayor Paul Coogan no Fall River Country Club.
Este evento anual reúne líderes empresariais, parceiros comunitários e autoridades públicas para discutir o progresso e as perspetivas económicas de Fall River.
Durante o almoço, o mayor Coogan fará o seu discurso sobre o Estado dos Negócios de Fall River, apresentando as principais conquistas e delineando objetivos e prioridades de Fall River.
O almoço buffet terá início às 11h30, seguindo-se o programa às 12h00. O almoço será no Fall River Country Club, 4232 North Main Street, Fall River, MA.
É necessário inscrição e, para mais informações, aceder a www.onesouthcoast.com.
Para questões sobre o evento, contatar Katie Greene através do e-mail kgreene@onesouthcoast.com.
Concurso “I Love Azores” reforça ligação dos jovens açordescendentes à terra de origem
A Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, através da Direção Regional das Comunidades, e a SATA Azores Airlines lançam, em parceria, o concurso “I Love Azores”, uma iniciativa que pretende reforçar os laços culturais e afetivos entre os jovens açordescendentes radicados na América do Norte e a Região Autónoma dos Açores.
O concurso insere-se nas comemorações dos 50 anos da Região Autónoma dos Açores e dos 85 anos da companhia aérea SATA, que se assinalam em 2026, assumindo-se como um projeto conjunto de valorização da identidade açoriana e de aproximação das comunidades à sua terra de origem. Destinado a participantes com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos, que possuam ligação familiar aos Açores, o concurso desafia os interessados a elaborarem um texto original, em língua inglesa, com um máximo de uma página A4, sobre a sua relação com os Açores. Os trabalhos deverão incluir, obrigatoriamente, as referências “Região Autónoma dos Açores”, “Comunidades Açorianas” e “SATA”.
As candidaturas decorrem de 1 de fevereiro a 30 de abril de 2026 e são submetidas online, através de formulário próprio – https://forms.gle/2YugKZW2vzjyUJBm8. Cada concorrente poderá apresentar apenas uma candidatura e deverá indicar a rota aérea a que se candidata.
Será atribuído um prémio, correspondente a uma viagem de ida e volta (taxas não incluídas) operada pela SATA Azores Airlines numa das seguintes rotas: Boston–Açores, Nova Iorque–Açores, Toronto–Açores e Montreal–Açores. Os prémios são pessoais, intransformáveis e válidos pelo período de um ano.
A avaliação das candidaturas ficará a cargo de um júri presidido pela prestigiada e premiada escritora norte-americana de ascendência açoriana Katherine Vaz e constituído pelo Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, e pela diretora de Vendas e Marketing da SATA, Graça Silva, tendo como critérios a originalidade e criatividade, a clareza linguística e a adequação ao tema.
A presidente do júri, Katherine Vaz, descendente de família terceirense, nasceu nos Estados Unidos e vive em Nova Iorque. É uma das mais destacadas escritoras luso-americanas da atualidade. O seu segundo romance, Mariana, foi publicado em seis línguas e escolhido pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos como um dos 30 Melhores Livros Internacionais de 1998. Entre outras distinções, foi nomeada Mulher Luso-Americana do Ano e foi reconhecida em 2022 pela PALCUS – Portuguese American Leadership Council of the United States como uma das mulheres de ascendência portuguesa mais influentes de sempre.
Os resultados do concurso “I Love Azores” serão divulgados no dia 25 de maio de 2026, Dia dos Açores, através dos sítios web e páginas oficiais nas redes sociais das duas entidades promotoras.
Com esta iniciativa conjunta, o Governo dos Açores e a SATA Azores Airlines reafirmam o seu compromisso com a promoção da cultura açoriana, o fortalecimento das relações com as comunidades emigrantes e a valorização do sentimento de pertença à Região Autónoma dos Açores.
Homem morto em troca de tiros com a polícia em Fall River
Dois polícias de Fall River foram feridos na madrugada de domingo (8 de fevereiro), numa troca de tiros com um indivíduo que veio a falecer.
Os polícias foram chamados ao 300 Linden Street por volta das 0h15, devido a uma denúncia de um homem, posteriormente identificado como Nigel Vaughn, 40 anos, que estaria armado num veículo estacionado em frente à residência.
Quando os polícias tentaram verificar se Vaughn estava armado, este empunhou uma pistola e começou a disparar. Os polícias responderam ao fogo e Vaughn veio a falecer no hospital.
Vaughn tinha sido condenado a 20 anos de prisão em 2007 por assalto à mão armada a um bar de Fall River, em que feriu três pessoas a tiro.
A morte de Vaughn está a ser investigada pela Polícia Estadual.
Dos polícias feridos, um foi atingido no cotovelo e o outro no abdómen, mas estava protegido pelo colete à prova de bala. O terceiro polícia envolvido não foi atingido.
Os polícias feridos receberam tratamento hospitalar, mas tiveram alta.
Além de advogado e político, Will Flanagan é ator de cinema
Estreou dia 6 de fevereiro o filme “The Roaring Game”, comédia desportiva que chegou aos cinemas e plafatormas como Apple TV, Amazon e Fandango.
Realizado e escrito por Tom DeNucci, o filme acompanha Rickey, zelador de uma escola que perde tudo quando a namorada é escolhida para competir com a equipa de hóquei dos EUA nos Campeonatos Mundiais. Determinado a reconquistar o coração dela e a ganhar o ouro, Rickey improvisa uma equipa de curling. No elenco, entre nomes conhecidos como William Forsythe, Mickey Rourke, Vanessa Angel, Darin Brooks e Rob Gronkowski, figura o antigo mayor de Fall River, Will Flanagan, como estrela da equipa alemã de curling.
Flanagan, que tem costela portuguesa pelo lado materno, é advogado, foi mayor de Fall River de 2010 a 2014, é dono de um dispensário de canábis, e já interveio em meia dúzia de filmes – “Triumph Il (2017), “Computer Hackers” (2019), “Til Death” (2021), entre outros.
Os novos filmes de Will Flanagan são “The Doctor with Two Faces” (2025), um thriller do Lifetime Movie Network onde interpreta o chefe de segurança de um hospital; “Bad News on the Doorstep” (2026), filme sobre a máfia com Chazz Palminteri, Robert Davi e Rob Gronkowski, e “Untitled Terror Project”, um filme de terror ao estilo dos anos 80 que está a ser filmado em Fall River pela Woodhaven Media.
Mulher sentenciada por lavagem de capitais
Carolina Correa, 35 anos, de Cranston, RI, foi condenada num tribunal federal em Boston, pelo juiz Leo Sorokin, a 42 meses de prisão seguidos de cinco anos de liberdade condicional e ainda no pagamento de $150.000 de multa e a perder $350.000 em bens, pelo seu envolvimento na lavagem de centenas de milhares de dólares provenientes do tráfico de fentanil do seu então namorado.
Em julho de 2025, Correa declarou-se culpada de conspiração para branqueamento de capitais.
Correa, proprietária de imóveis e angariadora de fundos, liderou um sofisticado esquema interestadual para branquear $450.000 em lucros do tráfico de fentanil obtidos pelo seu então namorado, Jasdrual Perez.
Em dezembro de 2024, Jasdrual Perez foi condenado a 22 anos e meio de prisão pelo seu papel de líder de uma rede de tráfico de fentanil em grande escala.
Entre o final de 2021 e o início de 2022, Perez recrutou Correa para o ajudar a ocultar os lucros do tráfico de droga. Correa contatou um amigo que estava a abrir uma loja de canábis em Millville, Massachusetts, e a procurar investidores. Correa em troca, receberia parte da sociedade e o título de diretora financeira da loja de canábis.
Aviso da Polícia de New Bedford
A Polícia de New Bedford veio a público lembrando aos munícipes que não é permitido colocar contentores de lixo, cadeiras, cones ou outros objetos na rua para reservar lugares de estaciomento.
Deixar objetos na via pública pode criar riscos de segurança e violar as leis municipais, incluindo deitar lixo em locais públicos (sujeito a multa de $300) e colocação inadequada de recipientes (sujeito a multa de $100).
O estacionamento na via pública é totalmente gratuito e devem ser removidos quaisquer objetos colocados na via e respeitar os vizinhos, peões e veículos de emergência. A Polícia de New Bedford acrescenta no seu comunicado que compreende que “estacionar pode ser frustrante, especialmente após tempestades”, mas agradece “o esforço de todos para ajudar a manter as nossas ruas seguras e respeitadoras de toda a comunidade.”
Sorte na lotaria
Ana Garcia, de Lynn, ganhou um prémio de $25.000 por ano para o resto da sua vida na lotaria Lucky for Life da Lotaria Estadual de Massachusetts no dia 1 de fevereiro de 2026.
Ana Garcia optou pelo pagamento único, recebeu $390.000 (antes de impostos), e tenciona comprar casa e um carro com o dinheiro.
Fundação Carter poderá observar as eleições de 2027 em Angola
O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, anunciou que estão “muito avançadas” as negociações para que a Fundação Carter possa ser um dos observadores das eleições de 2027 em Angola.
O dirigente da UNITA falou em Lisboa na apresentação do seu livro sobre o processo eleitoral de 2022, e revelou que espera ter também a presença de observadores do Parlamento Europeu nas eleições angolanas de 2027, “uma presença que tem sido permanentemente negada pelo Governo angolano”, segundo Costa Júnior.
Comerciante brasileiro detido em Stow, MA
Max Fernandes, proprietário do Stow Café, na Great Road, em Stow, Massachusetts, foi detido pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) na manhã do passado dia 28 de janeiro quando se digiria para o estabelecimento.
Vários agentes do ICE já se encontravam no estabelecimento quando Fernandes chegou por volta das 7h15 e o comerciante acabou sendo detido na via pública.
A polícia local confirmou a detenção, mas afirmou que não esteve envolvida na ação federal.
A esposa do comerciante disse que contratou um advogado.
A ordem de detenção terá sido emitida em resposta a um caso judicial recentemente resolvido.
Em maio de 2024, Max Fernandes foi acusado de “assalto indecente” a uma pessoa de 14 anos. O brasileiro declarou-se inocente e o caso foi resolvido por acordo das partes envolvidas. A juiza Lynn Brendemukhe, que presidiu ao processo, decidiu manter Fernandes em liberdade condicional e que o caso será arquivado a 3 de agosto de 2027.
Max Fernandes é casado, pai de meninas trigémeas de três anos e de uma adolescente de 15 anos.
Reside em Stow, Massachusetts há mais de 20 anos.






0 Comments