Polícia de Brasília deteve brasileiro por ameaçar matar Donald e Melania Trump e que já era procurado por ataque em MA
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deteve dia 6 de novembro, em Brasília, o brasileiro Thiago de Carvalho, 33 anos, que é acusado de ameaçar de morte o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a esposa, Melania Trump, além de já ser procurado pelas autoridades norte-americanas por envolvimento num ataque violento em Marlborough.
De acordo com as investigações, Thiago enviou e-mails com ameaças explícitas, afirmando que pretendia atirar no casal Trump durante a próxima aparição pública do presidente. Um dia após o envio das mensagens, ele tentou entrar na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, levando uma mala, mas foi impedido de entrar pelos seguranças.
Morador de Goiânia, o suspeito estava hospedado em Brasília com o objetivo de realizar as ameaças, segundo a PCDF. Durante as buscas na sua residência, os agentes encontraram desenhos com símbolos extremistas e referências ideológicas, levantando suspeitas sobre as suas motivações.
As autoridades americanas confirmaram que Thiago também é investigado na cidade de Marlborough, em Massachusetts, onde teria cometido um ataque violento. O brasileiro possui um mandado de prisão em aberto nos Estados Unidos.
Thiago de Carvalho cursa o sétimo semestre de Psicologia e frequentava bibliotecas públicas em Marlborough para acessar a internet, hábito que chamou a atenção das forças de segurança.
Há ainda indícios de que ele mudava constantemente de aparência, utilizando perucas para dificultar o seu reconhecimento.
A Polícia de Marlborough classificou o brasileiro como perigoso.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Homem encontrado sem vida em New Bedford
António “Tony” S. Valente, 83 anos, foi encontrado morto nas traseiras do supermercado Market Basket, na Sawyer Street, em New Bedford, por volta das 20h44 do dia 3 de novembro.
A vítima tinha sido dada como desaparecida no dia anterior por familiares, o que levou a uma ampla busca nas comunidades vizinhas por parte das autoridades. Não há suspeita de crime.
António Valente era natural da Lapa Furada, São Mamede , Batalha, Portugal, e tinha imigrado para New Bedford em 1968. Trabalhou 39 anos como mecânico na Acushnet Company Rubber Division e tinha-se reformado em 2007.
António Valente deixa a viúva, Maria Mateus Valente, de New Bedford, com quem foi casado 58 anos; uma filha, Kim Costa e o marido, Chris, e uma neta, Celina M. Costa, de Dartmouth.
Deixa ainda uma irmã, Maria da Luz Ribeiro e o marido, Victor, de Acushnet; e seis irmãos: Alcides Valente e a mulher, Albina, de Acushnet; Armindo Valente e a mulher, Arminda, de New Bedford: Julio Valente e a mulher, Maria Emilia, de Acushnet; Adelino Valente e a mulher, Arminda, de Acushnet; Albertino Valente e a mulher, Betty, de North Carolina; e Fernando Valente de Plymouth.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Homenagem à memória de Alfred D. Rosa veterano da Segunda Guerra Mundial
Durante o mês de novembro, a 74ª bandeira “Luzes pela Paz” hasteada no Museu Militar de Fort Taber-Fort Rodman, em New Bedford, homenageia a memória do marinheiro Alfred Delgado Rosa, veterano da Marinha dos EUA que serviu como mergulhador.
Alfred D. Rosa nasceu em Filadélfia, Pensilvânia, filho de Adolph Delgado Rosa, que era professor, e Eva Rosa, e viveu em New Jersey antes de se mudar para New Bedford
Alfred serviu como mergulhador S1C (First Class Marine) da Marinha dos EUA a bordo do USS Mainstay, um navio caça-minas da classe Admirable.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os caça-minas foram utilizados para remover minas das rotas marítimas, protegendo os navios mercantes, além de abrir caminho para que os navios de guerra pudessem entrar em combate ou lançar unidades de desembarque anfíbio. Durante a Segunda Guerra Mundial, 1.316 navios do Eixo foram afundados e 540 foram danificados por minas e os EUA e os seus aliados perderam 1.118 embarcações devido a minas.
Segundo a filha de Alfred Rosa, Sandra Rosa Silva, o pai estava em Okinawa, no Japão, e realizou uma operação de varrimento de minas no Havai, poucos dias antes do ataque a Pearl Harbor, em 1941.
Após completar o seu serviço militar, Alfred viveu em Newark, NJ, e mudou-se com a família para New Bedford em 1972 e trabalhou como segurança no Fort Taber e na Morse Twist Drill, tendo falecido a 28 de janeiro de 2011, aos 89 anos.
As bandeiras “Luzes pela Paz” são cedidas pela Empire Ford e hasteadas no Museu Militar Fort Taber.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Maria Giesta pede recontagem de votos
Depois da eleição no Distrito 2 de New Bedford ter sido decidida a favor de Scott Pemberton por apenas 17 votos, Maria Giesta, a conselheira municipal derrotada, quer ter a certeza e apresentou um pedido de recontagem.
Maria Giesta, que está no seu quarto mandato, recolheu mais do que as 10 assinaturas necessárias para apresentar uma petição de recontagem, que entregou dia 13 de novembro no cartório eleitoral do City Hall.
Manuel DeBrito, presidente da comissão eleitoral, disse que as urnas eletrónicas são altamente precisas, mas uma recontagem manual poderia detetar erros humanos, como boletins de voto marcados de forma incorreta ou incompleta, como acontece com um traço em vez de preencher o círculo, que as urnas eletrónicas não contabilizam.
No Distrito 2, em que a eleição foi decidida por 17 votos, o vencedor teve 453 votos, a perdedora teve 436, houve 35 boletins em branco e nenhum voto manuscrito. Os resultados não oficiais do dia das eleições incluem todos os votos por correspondência e votos antecipados, que precisavam de ser recebidos pelo cartório eleitoral antes do fecho das urnas.
Em Massachusetts, as recontagens podem ser acompanhadas pelo público e pela imprensa. DeBrito espera que a recontagem tenha lugar na próxima semana.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Jantar de Thanksgiving na Sociedade Cultural Açoriana
A Sociedade Cultural Açoriana, localizada em 120 Covel Street, Fall River, leva a efeito uma vez mais o tradicional jantar de Thanksgiving na quinta-feira, 27 de novembro, entre as 11h00 e as 14h00.
As refeições, servidas gratuitamente, destinam-se a pessoas necessitadas, que vivem só, sem familiares, podendo assim passar o Dia de Ação de Graças na cmopanhia de outras pessoas e poder e confraternizar.
As refeições, servidas por um grupo de voluntários da SCA, podem ser ainda entregues ao domicílio ou por encomenda e para isso os interessados devem ligar para Fernando Santos (774-319-2785), Kevin Santos (Tabacaria Açoriana, 508-673-5890) ou ainda a Sociedade Cultural Açoriana (508-672-9269).
Esta louvável iniciativa da SCA, com o apoio de um grupo de voluntários na confeção e serviço das refeições, tem servido ao longo dos anos largas centenas de pessoas e famílias carenciadas.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Faleceu Bruce J. Oliveira, membro do Comité Escolar de New Bedford
Faleceu Bruce J. Oliveira, 72 anos, membro do Comité Escolar de New Bedford.
“Estou profundamente triste com o falecimento de Bruce Oliveira, um líder, pai e amigo de New Bedford que se dedicou a importantes organizações e causas nobres ao longo da sua vida”, escreveu o mayor Jon Mitchell, dia 14 de novembro, no site oficial da cidade de New Bedford no Facebook.
Oliveira foi membro do Comité Escolar durante três mandatos e presidente da Subcomissão de Finanças. Foi também presidente do Comité Permanente de Capital e Construção, onde a sua experiência na área da construção civil foi muito útil, e presidente da New Bedford Housing Authority.
Oliveira foi nomeado para o Comité Escolar em 2012, após a demissão de Tom Clark, e reeleito em 2013 (para completar o mandato), 2015, 2019 e 2023. O seu mandato atual iria até 2027.
Oliveira tinha-se candidatado a vereador geral este ano, mas acabou por decidir não avançar com a candidatura e optou por permanecer no Comité Escolar.
Fez ainda parte de organizações como Friendly Sons of St. Patrick, Greater Southeastern Massachusetts Labor Council, Whaling City Youth Baseball League, New Bedford Port Society, NBHS Gridiron Club, New Bedford Country Club e conselho da GNB Voc-Tech, tendo participado em inúmeras campanhas.
Este mês, Oliveira receberia um prémio pelo seu percurso profissional do Boys and Girls Club da Área New Bedford.
Oliveira desempenhou as funções de treinador de basebol e softball juvenil durante mais de 30 anos. Deixa viúva Pamela Oliveira, uma filha, Karen, um filho, Kevin, e um neto, Liam.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Mulher de Tiverton morre em acidente de viação na Ponte Braga
Colisão frontal de dois veículos na Ponte Braga provoca uma morte.
Um veículo vindo na autoestrada I-195 Este em sentido contrário ao tráfego entrou na ponte no lado de Somerset e já na ponte embateu frontalmente noutra viatura que vinha em sentido contrário. E uma terceira viatura acabou por embater nas outras duas.
O acidente deu-se dia 13 de novembro por volta das 19h45. Nas viaturas seguiam apenas os condutores, que sofreram ferimentos e foram conduzidos ao hospital.
Dois condutores sofreram apenas ligeiros ferimentos, mas a condutora da viatura que entrou na ponte em contramão acabou por falecer.
A vítima foi identificada como Gail Lopes, 69 anos, de Tiverton.
Gail era CNA e prestava assistência domiciliar a pacientes.
Nasceu em Fall River a 1 de julho de 1956 e deixa duas filhas, Rebecca Santos e Nicole Lopes.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
O penny morreu
O penny, o centavo ou cêntimo americano, que surgiu há 232 anos sob a supervisão de Alexander Hamilton, foi oficialmente retirado de circulação dia 13 de novembro.
Os últimos cêntimos, cunhados na presença de altos funcionários do Tesouro em Filadélfia, custaram cerca de 3 cêntimos cada um para serem produzidos, um disparate financeiro que condenou a moeda.
Mas não se preocupem, o penny não desaparecerá tão cedo. Ainda existem aproximadamente 250 mil milhões deles em circulação, e são muito, muito raramente utilizados para pagar alguma coisa.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Três anos de prisão por venda ilegal de armas
Um cidadão brasileiro que vivia ilegalmente em Fall River e no Cape Cod foi condenado por venda ilegal de 12 armas de fogo e respetivos carregadores.
De acordo com comunicado do Departamento de Justiça de Massachusetts, Alason Ferreira Peixoto, 23 anos, foi condenado pela juíza distrital Angel Kelley a 35 meses de prisão, seguidos de dois anos de liberdade condicional. O arguido está sujeito a deportação após o cumprimento da pena imposta.
Em junho de 2025, Ferreira Peixoto declarou-se culpado de comércio ilegal de armas de fogo.
Ferreira Peixoto vendeu 12 armas de fogo sem a necessária licença. As armas eram obtidas na Carolina do Sul e vendidas em Massachusetts.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Veterano com dupla amputação das pernas processa Delta Air Lines por ter sido removido do seu lugar no avião
Matias Ferreira, veterano do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, amputado de ambas as pernas, apresentou queixa contra a companhia aérea Delta Air Lines depois de alegadamente ter sido removido do seu lugar no avião por funcionários da empresa. Matias Ferreira alega que a tripulação do seu insistiu que ele não estava em condições de se sentar na fila da saída de emergência.
O passageiro e a sua equipa jurídica argumentam que, enquanto polícia, Matias estava apto e disposto a prestar auxílio em caso de emergência.
Um porta-voz da Delta disse à revista People que a empresa pediu desculpa ao cliente e “tomou as medidas corretivas apropriadas internamente”.
Matias Ferreira acusa a empresa de negligência depois de alegadamente ter sido expulso do seu lugar na fila da saída de emergência devido à sua dupla amputação das pernas. De acordo com a queixa apresentada no Supremo Tribunal do Condado de Queens, em New York, no dia 10 de novembro, Matias Ferreira embarcou num voo da Delta com partida do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em New York, no dia 17 de maio.
O processo alega que Ferreira, agente do Departamento da Polícia do Condado de Suffolk, comprou um lugar na fila 21, uma das filas de saída de emergência da aeronave.
Após o embarque, “a tripulação confrontou Ferreira publicamente enquanto ele estava sentado no seu lugar e insistiu em que ele não estava apto para se sentar numa fila de saída de emergência”, refere o processo.
Ferreira explicou então aos funcionários que estava apto e disposto a ajudar em caso de emergência, chegando a referir que era polícia, segundo o processo. A queixa alega que os funcionários persistiram.
“O confronto entre a tripulação e o autor terminou com a tripulação a transferi-lo da fila de saída de emergência para o lugar 13E”, lê-se no processo.
De acordo com a política oficial da Delta, aqueles que “não possuem mobilidade, força ou destreza suficientes em ambos os braços e mãos, e em ambas as pernas para alcançar a saída de emergência” e são incapazes de “operar a saída e sair rapidamente” não podem sentar-se numa fila de saída de emergência.
O processo alega que Ferreira tinha plena capacidade para o fazer. Além disso, o processo alega que o aviso de segurança no bolso do assento da Delta inclui até a imagem de um “amputado acima do joelho de pé junto à porta de saída, a auxiliar numa evacuação de emergência”.
Norman Steiner, advogado de Ferreira, disse à People que este caso não se trata de dinheiro, mas sim de garantir que as tripulações de voo são devidamente treinadas.
“Matias estava certamente mais do que qualificado para garantir a segurança de todos os passageiros”, diz Steiner, ele próprio um amputado que está a assumir o caso pro bono. “Não se pode simplesmente deixar a decisão sobre quem se senta, quem não se senta, de forma aleatória, para alguém que não está treinado”.
Ferreira e a sua equipa jurídica estão a pedir uma quantia não especificada em indemnização por danos morais e punitivos. Estão a processar por uma acusação de imposição intencional de sofrimento emocional, uma acusação de contratação/retenção negligente e uma acusação de formação/supervisão negligente.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Estudantes portugueses visitam Massachusetts
Três alunos do Colégio Valsassina, de Lisboa, que ganharam uma viagem de uma semana a Massachusetts numa competição nacional de ciência para alunos do ensino secundário, o Prémio Atlântico Júnior 2024/2025, foram convidados para uma receção no consulado de Portugal em New Bedford e disseram que a visita foi uma experiência reveladora. Os estudantes visitantes são Hugo Bizarro, Miguel Pinéu e João Castro, e vieram acompanhados pelo professor Pedro Jorge.
O Prémio Atlântico Júnior, lançado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e pela Ciência Viva, visa distinguir projetos científicos focados no Atlântico e na utilização sustentável dos seus recursos.
No âmbito da viagem, de 25 de outubro a 1 de novembro, os três alunos, agora caloiros do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, tiveram a oportunidade de visitar o Museu de Ciência, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts em Boston, a Instituição Oceanográfica de Woods Hole, a Academia Marítima de Massachusetts e o Museu da Baleia de New Bedford, entre outras instituições.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Detido por deposição de lixo na via pública em Fall River
A Polícia de Fall River deteve um indivíduo por depósito ilegal de lixo.
De acordo com a polícia, dia 11 de novembro, por volta das 19h40, quando patrulhava a área da Causeway na Wilson Road, o agente Brum observou atividade suspeita em torno de um veículo estacionado.
O indivíduo, posteriormente identificado como Kyle Correia, 30 anos, de Woonsocket, foi visto a mover-se entre a sua carrinha de caixa aberta e uma área arborizada próxima, onde já tinha feito despejos ilegais de lixo.
Correia tentou sair rapidamente do local, mas acabou sendo localizado na Pond Hill Drive. Os polícias encontraram entulho de construção na caixa da carrinha de Correia e num local de deposição próximo, que correspondia ao entulho encontrado.
Kyle Correia foi detido e acusado de conduzir um veículo sem carta, conduzir um veículo sem seguro e não registado, e deposição ilegal de lixo.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Novo Plano de Resposta a tempestades visa melhorar a resposta da cidade em situações de emergência
O mayor de New Bedford, Jon Mitchell, apresentou na passada segunda-feira o Plano Abrangente de Gestão de Emergências da Cidade. Desenvolvido pelo Departamento de Gestão de Emergências, o plano detalha as funções e responsabilidades dos funcionários e departamentos de toda a administração municipal para proteger a vida e o património dos cidadãos de New Bedford em caso de desastre natural ou emergência provocada pelo homem.
“O papel primordial do governo é garantir a segurança dos seus cidadãos, e isto é especialmente verdade quando as pessoas são ameaçadas por um desastre natural ou outra emergência geral”, disse o president da Câmara Mitchell. “Este plano estabelece uma estrutura de resposta coordenada para garantir que estamos preparados para os piores cenários.”
“A gestão de emergências baseia-se no trabalho em equipa”, disse Brian Nobrega, diretor de Gestão de Emergências de New Bedford. “Este Plano reúne todas as partes da administração municipal — juntamente com os nossos parceiros externos — e fornece um guia que descreve o que fazer, quando fazer e onde concentrar os esforços quando a necessidade é maior.”
Ao contrário dos planos específicos para eventos que a cidade desenvolveu no passado, como o Plano de Furacões de 2025, que tem protocolos específicos para tempestades, o Plano Abrangente de Gestão de Emergências concentra-se numa gama de incidentes previstos ou inesperados. Exemplos de incidentes previstos, ou seja, aqueles que vêm com algum nível de aviso prévio, incluem nevões, furacões, grandes aglomerações, temperaturas extremas, etc. Os incidentes inesperados – geralmente aqueles que ocorrem sem aviso prévio – incluem situações com materiais perigosos, atiradores ativos, terrorismo, terramotos, ataques cibernéticos, grandes incêndios, etc.
O Plano fornece um roteiro de alto nível para estabelecer, equipar e operar um centro de operações de emergência; estabelece uma cadeia de comando clara;
examina as infraestruturas e as instalações críticas da cidade; e fornece orientações para todos os departamentos da cidade, desde a segurança pública à administração e apoio, sobre as suas funções e responsabilidades.





0 Comments