Neto Foundation atribui $100 mil ao Southcoast Health Group

by | May 6, 2026 | Notícias das comunidades

 

Teve lugar dia 27 de Abril a assinatura de uma parceria entre a Neto Foundation e o SouthCoast Health Group Home Philantrophy  do St. Luke’s Hospital em New Bedford, com a entrega de um donativo de $100 mil, montante destinado aos doentes em fim de vida e suas famílias.

Presentes à cerimónia David O. McCready, presidente e CEO do Southcoast Health, Ethan Keho, “Director Philanthropy Southcoast Health”, Joanne Gregory, “Director Community Affairs Southcoast Health at Home”, que receberam o donativo e agradeceram o apoio que este vai proporcionar.

Manuel Fernando Neto, Presidente da Neto Foundation, que se tem destacado em apoios diversos, mas sem o envolvimento sentimental  profundo e de difícil aceitação por parte do doente e familiares (“hospice patients”) recebe este apoio tendente a criar melhores condições para minimizar  a dor num adeus eterno. Traduz ainda a forma inigualável de apoiar uma mudança que ninguém quer encarar, mas que toda a gente, mais cedo ou mais tarde, terá de enfrentar. 

As entidades hospitalares presentes foram unânimes em afirmar a generosidade da doação a parceria com a Neto Foundation e a sua relevante finalidade onde os valores do doente em fins de vida podem ser convertidos num profundo e superior patamar de compreensão e entendimento.

Ladeando o empresário e comendador Manuel Fernando Neto, na cerimónia de atribuição do cheque estiveram, a esposa Helen, filha Rosemary Neto Hazzard e o neto Sam Hazzard.

Esta doação surge no prosseguimento de uma parceria com as mais diversas instituições “que facilitam serviços de apoio à comunidade, com provas reais das suas finalidades”, tais como Centro de Assistência ao Imigrante de que foi fundador ($100 mil dólares), apoio aos serviços de naturalização); Bristol Community College ($100 mil dólares) para bolsas de estudo com o nome da Neto Foundation. Ainda uma adicional bolsa de estudo com o nome do professor José Francisco Costa no valor de $20 mil; New Bedford Whalling Museum que também recebeu uma doação de $100 mil. 

E num teor totalmente diferente e ciente da situacão crítica do fim da vida, diz Manuel Fernando Neto: “Focada no conforto, dignidade e apoio quando a medicina já não é um opção, surge a parceria, que não é milagrosa mas é oportuna entre a Neto Foundation e o SouthCoast Health Group Home Philantrophy do Hospital de São Lucas em New Bedford.

 Manuel Fernando Neto nasceu em 1942 na ilha do Faial, Açores. Filho de João Moniz Neto e Filomena Alice Andrade, veio para os EUA em 1960. Educou-se no New Bedford High Schhol, SMTI/UMass Dartmouth e Brown University, Providence. Foi eleito para o Conselho Municipal em New Bedford em 1971, reeleito em 1973 e 1975. Foi ainda presidente do Conselho Municipal em 1977.

Entre um bem sucedido empreendedorismo associativo onde se destaca o Centro de Assistência ao Imigrante em 1971, Fundação Faialense em 1969, geminação Cidades Irmãs Horta/New Bedford em 1972. 

Vê sublinhado o seu meritório trajeto em 1987 com a “Comenda da Ordem de Benemerência e Merito Civil” pelo Presidente de Portugal, Mário Soares.

 

0 Comments

Related Articles