Como já vem sendo habitual, realizou-se na tarde do passado sábado, 3 de janeiro, entre as 2:00 e as 6:00 da tarde, no New Bedford Whaling Museum, a mini-maratona de leitura em português do clássico da literatura norte-americana Moby Dick, de Herman Melville, no auditório do museu.
O certame é numa iniciativa do própria Museu da Baleação em New Bedford e da Azorean Maritime Heritage Society, com o apoio do Consulado de Portugal em New Bedford, que decorreu paralelamente à leitura desta obra em inglês noutra sala do museu e que acontece desde 1997.
Quarenta e oito leitores, com cada um a ler um excerto de cinco minutos, participaram nesta mini-maratona, com o deputado estadual de Massachusetts, António Cabral, o primeiro a proceder à leitura, logo seguido pelo cônsul de Portugal em New Bedford, Tiago Sousa.
Este ano o evento contou, numa saudação via zoom, com participantes das ilhas açorianas do Corvo, Flores Santa Maria, Terceira, e ainda da Madeira, Sesimbra e Cabo Verde.
Para além do cônsul de Portugal em New Bedford, Tiago Sousa, participaram conhecidas figuras da comunidade portuguesa e luso-americana da região, a saber: Tony Cabral, João Caixinha, Catarina Sousa, Paulina Arruda, Maria José Carvalho, Erica King, Alves Medeiros, Melissa Branco, John Branco, Lara Harrington, Dionísio da Costa, Marco Fernandes, Dyan Kieltyka, Donald Rei, Glória de Sá, James Bobrick, Lurdes da Silva, Fernando da Silva, Zita Quintal, Tony Quintal, Robert Teixeira, Paulo Ferreira, Sílvia Belo Oliveira, Tom Openshaw, Dorinda Fidalgo-Ribeiro, José Guilherme Ribeiro, Deolinda Brum, Maria João Benson, Dionísio Garcia, Wandra & Jack Harmsen, Peter Butler, Sandra Cunha, Jeff Soares, Jenny Fialho, George Reis, Olívia Melo, Daniel Epstein, Any Medina Almeida, Carlos Almeida, Lucília Amaral, João Pacheco, Elsa Ascenso, Ricardo Farias, Paula Noversa, Will Mendonça, John Pinheiro e Victor Pinheiro.
De referir ainda que a adaptação e versão resumida em língua portuguesa, iniciada em 2016, foi de autoria do poeta, dramaturgo e escritor Tiago Ribeiro Patrício, que aquando da sua deslocação em 2015 a New Bedford, no âmbito da apresentação da peça “Moby Dick” pela companhia de teatro portuguesa teatromosca, respondeu ao apelo do então cônsul de Portugal em New Bedford, Pedro Carneiro, no sentido de preparar a referida versão resumida em língua portuguesa para este importante evento.
Tony Cabral, o cônsul Tiago Sousa e esposa Catarina Sousa, Maria José Carvalho, Lara Harrington e Dionísio da Costa. Foto: JC
Tiago Sousa, Consul de Portugal em New Bedford. Foto: JC
John Pinheiro. pTimages
Will Mendonça. pTimages
Paula Noversa. pTimages
Carlos Almeida. pTimages
Paulina Arruda. pTimages
Ricardo Farias. pTimages
Victor Pinheiro. pTimages
Elsa Ascenso. pTimages
João Pacheco. pTimages
Lucilia Amaral. pTimages
Any Medina Almeida. pTimages
Daniel Epstein. pTimages
Olivia Melo. pTimages
Tom Openshaw. pTimages
Dorinda Fidalgo-Ribeiro. pTimages
José Ribeiro. pTimages
Deolinda Brum. pTimages
Maria João Benson. pTimages
Dino Garcia. pTimages
Robert Rocha. pTimages
Peter Butler. pTimages
Sandra Cunha. pTimages
Jeff Soares. pTimages
Jenny Fialho. pTimages
Silvia Belo Oliveira. pTimages
Paulo Ferreira. pTimages
Museu Maritimo de Sesimbra, Museu Angra de Heroismo, Museu de Santa Maria, Biblioteca Nacional, Museu da Baleia da Madeira e Museu das Flores, com leituras em simultâneo de Moby Dick em português. pTimages






0 Comments