“Marie da Costa – Impressions of Cuba” – exposição patente na biblioteca Casa da Saudade em New Bedford

by | Aug 15, 2025 | Cultura

 Está patente na biblioteca pública portuguesa Casa da Saudade em New Bedford até novembro, uma exposição intitulada “Marie da Costa – Impressions of Cuba” e que nos dá conta, através de documentos e fotos, de alguns aspetos da vivência de Marie e família. Um desses documentos e fotos publicados no extinto jornal Evening Standard, diário de New Bedford que se publicou entre 1866 e 1932, em 1927, aquando da passagem do diplomata faialense por New Bedford a caminho de Lisboa, podem ser vistos na exposição.

Marie da Costa era a filha mais nova de Euclides Goulart da Costa, natural do Faial e chegou aos EUA como professor de Português, enviado pelo governo e que depois entrou na carreira diplomática.

O diplomata iniciou os seus estudos secundários no Liceu da Horta, em 1895, tendo vindo a diplomar-se pelo Curso Superior de Letras. Foi professor de língua e literatura portuguesas nas escolas que o governo português estabeleceu junto das comunidades portuguesas em Honolulu e Boston.

Em 1920 foi colocado, sucessivamente, em New York, como vice-cônsul de 1ª classe, depois, em 1924, como cônsul em San Francisco, prosseguindo a sua carreira em Havana, Cuba, em 1929, depois em Boston, em 1935 e novamente em San Francisco, agora como cônsul, em 1939. Exerceu ainda as suas funções de diplomata nos consulados de São Paulo, Brasil (1945) e Barcelona, Espanha (1946). Aposentou-se em 1952.

“Esta exposição é baseada numa carta escrita a 21 de outubro de 1929 a partir de Havana, e em que Marie da Costa escreve à tia expressando as suas ideias e as saudades que tem dos EUA”, esclarece Irene Amaral, diretora da biblioteca pública portuguesa Casa da Saudade, que adianta:

“As fotografias que aqui vemos nesta exposição não se referem contudo a Havana, mas sim a Pacific Grove, na Califórnia, cidade situada no extremo sul da baía de Monterey na costa central da Califórnia, durante um período de férias da família”.

Entretanto, os interessados poderão visitar esta exposição na biblioteca pública portuguesa Casa da Saudade, localizada em 58 Crapo Street, sul de New Bedford, no primeiro piso do Centro Comunitário Irmã Aurora Avelar no seguinte horário:

Segundas, entre o meio-dia e as 5:00 da tarde, terças, meio-dia até 8:00 da noite, quartas, 9:00 da manhã até 5:00 da tarde e quintas, entre o meio-dia e as 8:00 da noite.

0 Comments

Related Articles