Manuel Sousa regressa à presidência do Phillip Street Hall em East Providence

by | Jan 14, 2026 | Eventos Comunitários

 

Manuel Sousa tomou posse no passado domingo, 11 de janeiro, como presidente do Holy Ghost Beneficial Brotherhood, popularmente conhecido, como Phillip Street Hall, com sede em East Providence. Presidiu à comissão celebrante dos 125 anos daquele pilar da presença lusa nos EUA, foi distinguido o Casal do Ano em março de 2025 e foi “marshal” das centenárias festas do Espírito Santo em Maio de 2025.

Manuel Sousa rodeou-se uma vez mais de valiosos elementos, na velha teoria de equipa que ganha não se muda, equipa de mandatos anteriores com provas dadas de dinamismo e resolução.

“Cá estou de volta e todos os membros desta direção já cá estiveram”, disse Sousa, que alerta: “A razão deste regresso é a falta de cooperação da nova geração, que o deverá fazer o mais rápido possível, de forma a podermos continuar com a cultura e tradições desta organização… Iremos continuar o bom trabalho feito por antigos diretores e que deram o seu tempo para manter vivas as tradições desta organização”.

O antigo senador Daniel da Ponte foi o mestre de cerimónias.

Na qualidade de orador principal subiu ao palco o antigo tesoureiro de estado Paul Tavares, que desfolhou a sua enciclopédia  realçando o historial que o rodeia:

 “Trinity Brotherhood (Sutton Avenue), 1899; HGBB (Phillip Street Hall, 1900; Voz do Operário, 1914; St. Peter’s Woodward Av, 1915; H.G. Brotherhood of Charity, 1915: Portuguese American DEMOCRATIC Club (PADC),1934; Portuguese American Athletic Club (PAAC), 1943; Casa dos Açores da Nova Inglaterra (John Correia), 1982; Teofilo Braga Brotherhood, 1913 Fox Point; Escola Portuguesa de East Providence, 1985; Holy Ghost Brotherhood Mariense, 1986; Amigos de Rabo de Peixe, 1994. 

 

Manuel  Francisco Vargas de Sousa nasceu na freguesia dos Cedros, Faial, a 25 de dezembro de 1952. Filho de Manuel Mariano de Sousa e Liduína Alice Vargas, frequentou a  escola primária dos Cedros e o liceu. Nos intervalos e férias da escola trabalhou com o pai na lavoura da família. 

Aos 17 anos entrou para a firma de lacticínios Martins e Rebelo. Apos concluído o curso de sargento meliciano foi colocado no 18 nos Arrifes, São Miguel.  Passou pelo Continente em direção a Angola onde serviu pouco mais de um ano devido ao 25 de abril. Regressou ao Faial e mais tarde a vinda para os Estados Unidos a 29 de abril de 1976 juntando-se à família radicada em East Providence.

 

 

0 Comments

Related Articles