MA250: uma iniciativa de Massachusetts que comemora os 250 anos dos EUA

by | Feb 18, 2026 | Notícias das comunidades

 

Portuguese Times participou numa conferência de imprensa promovida pelo Gabinete de Turismo de Massachusetts, que ocorreu terça-feira da passada semana em Boston e que se destinou a revelar dados sobre o programa MA250, uma iniciativa estadual que comemora o 250º aniversário da Revolução Americana e independência dos EUA.

A campanha reúne comunidades, instituições culturais, educadores, empresas e residentes para homenagear o papel histórico de Massachusetts na fundação da nação. Ao mesmo tempo, o MA250 celebra a diversidade, a criatividade e o espírito cívico que definem o estado de MA hoje.

Através de programas públicos, eventos marcantes, iniciativas educativas e parcerias regionais, o MA250 convida todas as cidades a participar na construção da história completa de Massachusetts, do passado ao presente.

 

Parceiros e afiliados do MA250

 

Gabinete de Turismo de Massachusetts, Conselhos regionais de turismo de Massachusetts, Boston 250, Orquestra Sinfónica de Boston, BECM, Eastern Bank, Mass Humanities, Museu de História Afro-Americana, Museu da Baleia de New Bedford, Revolução 250, Takeda, sociedades históricas locais, bibliotecas e organizações comunitárias de todo o estado.

Segundo Kate Fox, diretora executiva do Gabinete de Turismo de MA, “o objetivo do comité MA250 é criar uma comemoração inclusiva, acessível e inspiradora que convide a participação de todos os residentes e visitantes. O MA250 reflete a história e o futuro de cada região e comunidade, sublinhando-se aqui o grande concerto de 4 de Julho da Boston Pops, com fogo de artifício, música de compositores americanos, figuras históricas e cidadãos ilustres… Pretende-se incutir um esforço estatal a todos os níveis: cidades, vilas, escolas e outras organizações comunitárias”, referiu Fox.

A Mass Humanities tem por seu turno uma exposição itinerante sobre a revolução, realçando-se aqui as histórias dos imigrantes, das mulheres, dos artistas e das comunidades trabalhadoras.

Entre as diversas individualidades presentes, lá estava Amanda McMullen, presidente do New Bedford Whaling Museum e que falou sobre a exposição “Forjar a Independência: Construir uma Nação”, tendo revelado que serão efetuadas conferências sobre o Mundial de Futebol 2026 a disputar nos EUA, México e Canadá, a FIFA, UEFA e ainda um historial sobre a Luso American Soccer Association (LASA) com a participação de individualidades do meio lusófono desta região.

A visita do navio-escola Sagres a New Bedford foi também outro tema abordado nesta conferência em Boston. Como PT referiu em edição anterior, o navio Sagres estará em New Bedford de 19 a 23 de julho, no âmbito da sua visita aos EUA na comemoração dos 250 anos deste país. Sabe-se que o New Bedford Whaling Museum está a organizar um programa em torno da visita do navio-escola Sagres.

 

0 Comments

Related Articles