Revestiu-se de êxito a 14ª edição dos International Portuguese Music Awards, que teve por palco o Providence Performing Arts Center em Providence, RI.
São 14 anos de bem sucedidas edições com a atuação dos mais valiosos e populares artistas e grupos do mundo lusófono que concorrem aos mais variados géneros musicais e a descoberta de novos talentos.
Sob a responsabilidade de David Saraiva, Zack Xavier e Manuel Costa, os IPMA constituem uma das mais válidas e prestigiadas iniciativas surgidas nos últimos tempos no mundo luso dos EUA.
A edição deste ano, no passado sábado, 25 de abril, por coincidir com essa data marcante e significativa da História Contemporânea Portuguesa – a Revolução dos Cravos, que instituiu a democracia em Portugal e terminou com as guerras nas ex-colónias portuguesas em África – abriu precisamente com uma homenagem a esse histórico evento, com Bethanie, vocalista dos Eratoxica, a interpretar o tema de Zeca Afonso “Grândola Vila Morena”, muito bem acompanhada por um grupo coral e a já habitual banda da casa. Um momento muito aplaudido pelo público, que compareceu em número muito razoável.
O governador de Rhode Island, Daniel McKee deu as boas vindas aos presentes e elogiou o contributo da comunidade portuguesa e luso-americana para o desenvolvimento a todos os níveis ao mais pequeno estado do país. Logo de seguida surge em palco o trio DAMA, um dos mais conceituados grupos portugueses da atualidade, interpretando dois temas.
Os apresentadores, Ricardo Farias e Daniela Ruah entraram em palco sob os aplausos dos presentes e foram, ao longo do espetáculo, apresentando os candidatos que concorriam nas diferentes categorias musicais (ver tabela ao lado), em parceria com alguns convidados que apresentaram também os candidatos, nomeadamente o mais internacional dos atores portugueses, Joaquim Almeida e Álvaro Covões, fundador da “Everything is New” e David Rodrigues (“How to Cook Portuguese Stuff”), entre outros.
Seguiram-se atuações de Nelson Sobral, Némanus, Richie Campbell, Assol Garcia e tão aguardada atuação da noite, Calema. Aliás, este duo, com o outro duo Némanus foram as atuações que mais empolgaram o público nesta bem sucedida edição 2026 dos International Portuguese Music Awards.
Na categoria de novos talentos concorriam Sophia Tavares (Portugal) e Ben Rodrigues (África do Sul), com este a sagrar-se vencedor, segundo avaliação de um júri constituído por três indivíduos.
Seguiu-se “After Party” com o famoso DJ português Kura.
– Os premiados –
Videoclipe do Ano
“Leaving You Behind” – Nuno, Realizador: Sebastian Crayn (Roménia)
Melhor Atuação Instrumental
“Fragmento Lunar (ft. João Frade, Érica Santiago & Samuel Navarro)” – Ensemble 17 (Portugal)
Melhor Atuação de World Music
“Moleirinha (ft. Isabel Silvestre & Grupo De Cantares De Manhouce)” – Karetus, Conan Osíris & Júlio Pereira (Portugal)
Melhor Atuação Tradicional
“Amor Sentido (ft. Minhotos Marotos)” – Cláudia Martins (Portugal)
Melhor Atuação de Fado
“O Meu Nome é Ninguém” – Mariana Arroja (Estados Unidos)
Melhor Atuação de Rap/Hip-Hop/Dança
“2 AM Somewhere(ft. charlieonnafriday)” – Bankrol Hayden (Estados Unidos)
Melhor Atuação de Rock
“Saudade” – Josh Pereira (Estados Unidos)
Melhor Atuação Pop
“hard for you” – Mackenzie Arromba (Canadá)
Melhor Atuação de Música Popular
“Victor Rodrigues” – Victor Rodrigues (Portugal)
Canção do Ano
“Visita Inesperada (ft. Jota.pê)” – Teresinha Landeiro, escrito por: Teresinha Landeiro (Portugal)
Prémio People’s Choice, apresentado pela The Heart and Hustle of Portugal Podcast
“Liberté” – Célio (Portugal)
Novo Talento
Ben Rodrigues (África do Sul)
O vencedor do Prémio Novo Talento recebeu um prémio em dinheiro de 2000 dólares (USD).
Calema. Foto: Helder Sousa
Foto: Helder Sousa
Foto: Helder Sousa
Némanus. Foto: Helder Sousa
D.A.M.A. Foto: Helder Sousa
Foto: Helder Sousa
Foto: Helder Sousa
Foto: Helder Sousa
Foto: Helder Sousa
D.A.M.A. Foto: Helder Sousa
Foto: Helder Sousa
D.A.M.A. Foto: Helder Sousa
D.A.M.A. Foto: Helder Sousa
Bethanie. Foto: Helder Sousa
Bethanie. Foto: Helder Sousa
Apresentadores Daniela Ruah e Ricardo Farias. Foto: Helder Sousa





0 Comments