CAVALOS LUSITANO percorrem os campos de Merrimac, no norte de Massachusetts, e muitas outras partes dos Estados Unidos pela dedicação de várias décadas do português Vítor Silva, fundador da Sons of the Wind, que tem dado a conhecer melhor Portugal na sociedade norte americana através da nossa arte equestre.
A SONS OF WIND acolheu, sábado, 4 de outubro, uma tarde de celebracão da cultura portuguesa, com um programa centrado no cavalo Lusitano, na arte equestre portuguesa e atuações do fado e folclore.
O embaixador de Portugal nos EUA, Francisco Duarte Lopes, foi o convidado de honra, num evento que trouxe aos aos Estados Unidos, pela primeira vez, a Escola Portuguesa de Arte Equestre, com uma delegação liderada pelo seu diretor, Daniel Vaz Silva.
A vinda da escola revestiu-se de grande simbolismo por acontecer pouco tempo após a Arte Equestre Portuguesa ter sido classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A Escola Portuguesa de Arte Equestre preserva tradições com séculos no nosso país.
Estiveram presentes o cônsul de Portugal em Boston, Tiago Araújo, a deputada estadual Dawne Shand, que representa Merrimac na State House em Boston, políticos eleitos ao nível local, cônsules gerais de vários países e muitos norte-americanos e portugueses.
A organização do evento teve a colaboração do Consulado Geral de Portugal em Boston.
O programa HARMONY IN MOTION incluiu demonstrações de arte equestre com cavalos lusitanos da SONS OF THE WIND, a atuação do Rancho Folclórico de Peabody e uma sessão de fados com Alison da Silva, acompanhada à guitarra por José Silva e José Raposo.
Os participantes puderam desfrutar de gastronomia portuguesa preparada pela Casa do Benfica de Cambridge, através do esforço de um grupo de voluntários da organização.
O evento foi igualmente aproveitado por Pedro Loureiro para relançar o seu projeto centrado no pastel de nata português, agora com um novo nome: Dear Nata.
O texto é da autoria do sr. Cônsul geral de Portugal em Boston, Tiago Araújo, que muito agradecemos dada a impossibilidade da nossa presença.
Fotos de Augusto Silva:




0 Comments