Redação, 14 fev 2026 (Lusa) – O Gil Vicente ultrapassou hoje o Sporting de Braga no quarto lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer os rivais em casa, por 2-1, na 22.ª jornada.
Um golo do capitão Ricardo Horta, que já conta 153 golos em 464 jogos pelo clube, parecia encaminhar os bracarenses para o triunfo, logo aos 21 minutos, mas a reviravolta gilista surgiu no segundo tempo.
Gustavo Varela empatou o dérbi do Minho, aos 65, cabendo ao espanhol Santi García o papel de herói, aos 76, confirmando a terceira vitória seguida para os comandados de César Peixoto, a equipa sensação do campeonato.
Com este triunfo, a formação de Barcelos passou a somar 40 pontos, contra 39 do conjunto comandado pelo espanhol Carlos Vicens, ultrapassando os vizinhos, que não perdiam para a I Liga há seis jornadas, na luta pelo quarto lugar.
Antes, o Vitória de Guimarães regressou aos triunfos ao vencer em casa o Estrela da Amadora, recuperando da derrota com o Arouca (3-2) numa partida em que até começou a perder, após o tento inaugural de Paulo Moreira, o único português que hoje jogou pelos amadorenses, aos 10 minutos.
A reviravolta do campeão da Taça da Liga ocorreu numa mão cheia de minutos, por Thiago Balieiro, aos 64, e Diogo Sousa, aos 68, devolvendo os vimaranenses aos triunfos, para subirem ao sétimo posto, com 31 pontos.
O Estrela voltou a perder, por sua vez, e é 11.º, com 23.
Em Rio Maior, o Casa Pia venceu o Arouca por 3-2, num grande jogo em que os cinco golos da partida surgiram no primeiro tempo, a começar pelo espanhol Barbero, aos 11 minutos, adiantando os forasteiros.
Rafael Brito (21) e Cassiano (25) ‘viraram’ para a formação da casa, mas Abdu Conté, num autogolo aos 37, empatou a contenda, que só viria a ser sentenciada de penálti, aos 45, no ‘bis’ de Cassiano.
Os casapianos puseram fim a uma série de duas vitórias seguidas dos arouquenses, 12.º classificados, com 23 pontos, e puseram-se em 13.º lugar, a um ponto dos rivais de hoje.
No domingo, o líder FC Porto joga no reduto do Nacional (15:30) e o Sporting recebe no mesmo dia o Famalicão (20:30).
O Benfica venceu nos Açores o Santa Clara por 2-1, na sexta-feira, ‘colando-se’ no segundo lugar aos ‘verdes e brancos’, bicampeões nacionais em título, a quatro pontos dos ‘dragões’, líderes do campeonato com 56 pontos.






0 Comments