FC Porto impõe-se em Tondela e aproveita empate no dérbi para reforçar liderança

by | Dec 7, 2025 | Desporto

 

Redação, 07 dez 2025 (Lusa) – O FC Porto ficou hoje mais confortável na liderança da I Liga de futebol, depois de ter vencido em Tondela (2-0) e visto os rivais Sporting e Benfica empatarem no dérbi lisboeta, em jogos da 13.ª jornada. No centro do país, os ‘dragões’ só conseguiram chegar à vantagem após o regresso dos balneários, com dois golos num espaço de dois minutos, da autoria do espanhol Samu (minuto 48) e do brasileiro William Gomes (49).

Esta foi a melhor resposta que os portistas podiam ter dado, depois de falharem a ‘final four’ da Taça da Liga a meio da semana, ao perderem por 3-1 com o Vitória de Guimarães. O FC Porto comanda a competição com 37 pontos, mais cinco do que o Sporting, segundo, e mais oito do que o Benfica, terceiro, enquanto o Tondela é 16.º, com nove.

A viver um mau momento na I Liga está o Nacional, que aumentou para cinco o número de jogos sem vitórias, após ter saído sem pontos do reduto do Alverca (1-0). Marezi, aos 88 minutos, fez o único golo da partida, permitindo aos ribatejanos subirem ao oitavo posto da tabela (17 pontos), enquanto os madeirenses, sem conhecerem o sabor da vitória desde 04 de outubro, estão no 14.º (12).

Igualmente em ‘maus lençóis’ no campeonato continua o Arouca, ao contabilizar a quinta derrota consecutiva, frente ao Estrela da Amadora (3-1), muito por culpa das expulsões de Alex Pinto, antes do intervalo, e Fukui, autor do tento de honra dos arouquenses. A equipa da amadorense fabricou o resultado com golos de Kikas, Marcus e do suplente utilizado Rodrigo Pinho (89), um desfecho que permite ao Estrela ascender ao 13.º lugar (14 pontos).

Mais cedo, no Estádio António Coimbra da Mota, o Estoril Praia esteve com o triunfo na mão, mas o golo tardio de Luís Hemir (90+3) possibilitou ao Moreirense resgatar um empate (3-3). Diogo Travassos adiantou os cónegos, mas Patrick de Paula, Ricard Sánchez e Yanis Begraoui fabricaram uma vantagem muito confortável para o emblema lisboeta.

Contudo, Afonso Assis e Hemir ainda tiveram tempo para fazer o ‘gosto ao pé’ e oferecer um ponto ao sétimo colocado da competição, com 20 pontos, à frente dos ‘canarinhos’ (11.º, com 14).

0 Comments

Related Articles