Redação, 18 dez 2025 (Lusa) – O FC Porto vai bater-se com o Benfica nos ‘quartos’ da Taça de Portugal de futebol, ao vencer hoje em casa o Famalicão (4-1), enquanto o Sporting precisou do prolongamento para eliminar o Santa Clara nos Açores (3-2).
A equipa de Francesco Farioli entrou praticamente a ganhar, com um tento de William Gomes aos seis minutos, mas o neerlandês Justin de Haas empatou, na sequência de um canto, aos 13.
Froholdt, num remate de recarga aos 38 minutos, ainda enviou os ‘azuis e brancos’ a vencer para os balneários, e o suplente Samu (79), a marcar pelo quarto jogo consecutivo, e Pepê (89) fecharam as contas no final do segundo tempo.
Os ‘dragões’ vão agora medir forças com o Benfica, finalista vencido da época passada, que na véspera venceu fora o Farense (2-0) e também seguiu em frente.
Em Ponta Delgada, o Santa Clara-Sporting teve um final ‘caótico’, com muita polémica e protestos à mistura, mas antes foi um grande golo de João Simões, aos 12 minutos, a abrir o marcador para os ‘leões’, que se apresentaram nos Açores sem vários habituais titulares, devido a lesão.
Os insulares operaram a reviravolta, por Lucas Soares (28 minutos) e Gabriel Silva (86), mas, a partir daí, o jogo ficou marcado por polémica e indisciplina.
Paulo Victor foi expulso e desfalcou a equipa da casa, aos 88 minutos, e, depois, o videoárbitro e o árbitro João Pinheiro demoraram perto de 13 minutos a analisar um lance de penálti.
Pinheiro assinalou a grande penalidade, num lance polémico, expulsou por protestos dois jogadores do Santa Clara já substituídos, Venâncio e Lucas Soares, e o colombiano Luis Suárez enviou, aos 90+16 minutos, o jogo para prolongamento.
No tempo extra, e com mais um elemento, o Sporting impôs-se e assumiu o domínio do jogo, acabando por chegar ao golo aos 98 minutos, graças a uma cabeçada certeira de Ioannidis, encerrando uma eliminatória que enviou os ‘verdes e brancos’, detentores do troféu, para os ‘quartos’, em que vão bater-se com o AVS.
Na quarta-feira, o AVS surpreendeu o Vitória de Guimarães, em pleno Estádio D. Afonso Henriques, ao vencer por 1-0 e seguir em frente.
O União de Leiria, da II Liga, também seguiu para a próxima fase, ao vencer em casa do Vila Meã (1-0), do Campeonato de Portugal, e vai defrontar o Torreense, também ‘secundário’, após este ‘tombar’ o primodivisionário Casa Pia (2-1).
Faltam jogar dois encontros dos oitavos de final da Taça de Portugal, um deles opondo o Caldas, da Liga 3, ao Sporting de Braga, no dia 23 de dezembro, e o outro com a receção do Lusitano de Évora ao Fafe, em embate de clubes do terceiro escalão aprazado para 27 de dezembro.
SIF // PFO






0 Comments