Fase de liga termina com noite histórica para Sporting e Benfica

by | Jan 28, 2026 | Desporto

 

Redação, 28 jan 2026 (Lusa) – Sporting, que segue diretamente para os oitavos de final, e Benfica, que alcançou o play-off no último ‘suspiro’, viveram hoje uma noite histórica na Liga dos Campeões de futebol, com vários ‘tubarões’ a falharem o apuramento direto.

Paris Saint-Germain, atual detentor do título, e Real Madrid, que caiu com estrondo no Estádio do Luz, vão ser obrigados a fazer ‘horas extras’ no play-off de acesso aos oitavos de final, assim como Inter Milão, vice-campeão, Juventus e Atlético Madrid.

A oitava e última jornada da fase de liga comprovou o domínio da equipas inglesas na mais importante prova de clubes europeus, com cinco equipas a terem acesso direto aos ‘oitavos’, incluindo o Arsenal, que fez o pleno (3-2 em Londres ao Kairat) e confirmou o primeiro lugar.

Por outro lado, França e Itália ficaram excluídos dos oito primeiros classificados, em que estão Bayern Munique, FC Barcelona e o Sporting, a grande surpresa desta fase e o único emblema fora das ‘big 5’.

Foi preciso a primeira vitória de sempre em solo espanhol, neste caso em Bilbau, frente ao Athletic (3-2), para os ‘leões’ somarem 16 pontos e conseguirem o sétimo lugar e a passagem direta aos ‘oitavos’.

Um golo do suplente Alisson Santos, aos 90+4 minutos, levou o Sporting à festa no País Basco, numa partida em que o bicampeão português recuperou duas vezes de desvantagem. Foi o terceiro golo do extremo brasileiro nesta edição da ‘Champions’, ele que há um ano estava a atuar na II Liga com a camisola da União Leiria.

Os ‘leões’ terminaram a fase de liga com os mesmos pontos que FC Barcelona, Chelsea e Manchester City, este último a alcançar o último lugar de apuramento direto, e ficaram só atrás de Tottenham (17), Liverpool (18), Bayern (21) e Arsenal (24).

A vitória do Sporting em Bilbau foi emocionante para o futebol português, mas o momento ‘dramático’ da noite estava marcado para o Estádio do Luz, onde o Benfica bateu o Real Madrid, por 4-2, com um golo do guarda-redes ucraniano Trubin, aos 90+8 minutos, a manter os ‘encarnados’ na competição.

Já a vencer, a equipa de Mourinho necessitava de mais um golo para subir ao 24.º posto e garantir o play-off e tudo aconteceu no último lance da partida, com Trubin a subir à área espanhola num livre e a fazer ‘explodir’ a Luz.

Portugal segue assim com duas equipas na ‘Champions’ à custa do futebol espanhol, com o Athletic Bilbau a ficar eliminado e o Real, recordista da prova, a ter que ir ao play-off.

Esse será também o caminho do Paris Saint-Germain, que não foi além de um empate caseiro (1-1) com o Newcastle, com Vitinha a marcar o golo dos franceses. Os ingleses também seguem para o play-off.

Ao Inter Milão de nada valeu o 2-0 alcançado em Dortmund, enquanto a Juventus não passou do 0-0 no Mónaco.

Já o Atlético Madrid acabou vítima da ‘fúria nórdica’, com os noruegueses do Bodo/Glimt a vencerem por 2-1 na capital espanhola e a conseguirem o último lugar de acesso ao play-off, isto depois de já terem batido o Manchester City (3-1) na jornada anterior.

Destaque ainda para Gelson Martins, que fez o primeiro golo no triunfo do Olympiacos no campo do Ajax (2-1), resultado que manteve os gregos na competição e confirmará o adeus do histórico emblema neerlandês.

Entre as grandes desilusões aparece o Marselha, que despediu-se da Liga dos Campeões com um pesado desaire no campo do Club Brugge (3-0), e o Nápoles, atual campeão italiano, que caiu com estrondo na competição na receção ao Chelsea (3-2).

 

 

0 Comments

Related Articles