“Sempre focados num objetivo que nos ajudou a crescer: ensinar a cultura e língua portuguesas”
– Susana Quelha Santos, presidente do Conselho de Administração da escola Cambridge/Sonerville
“Nos últimos anos a escola está com muito entusiasmo e sucesso, tanto no programa juvenil, como no programa para adultos. Atualmente estamos com cerca de 70 alunos no programa juvenil e com três sessões por ano no programa de adultos.
O crescimento da escola depende muito do apoio das organizações, entre as quais: Naveo Credit Union, Amigos da Terça, MAPS, igreja de Santo António, Instituto Camões e Clube Desportivo Faialense.
Susana Quelha Santos, presidente da Escola Cambridge/Somerville é filha de um dos fundadores daquele pilar do ensino do português nos Estados Unidos. Amadeu Cruz da Quelha, natural de Ponte de Lima, recanto paisagístico a norte de Portugal, desenvolveu um trabalho meritório durante a sua estadia por terras americanas que lhe valeu a imortalização ao ser-lhe atribuída a praceta Amadeu Cruz de Quelha Sqaure, fora da Cardeal Medeiros Avenue, onde se ergue imponente a igreja de Santo António em Cambridge.
Os tempos mudaram e embora sempre presentes temos de encarar os novos desafios. “Tenho orgulho na presidência, mas numa aposta de inovação”, sublinha Susana, que adianta:
“Temos de enfrentar o declínio na imigração e migração da comunidade para outras áreas fora de Cambridge e Somerville. Avançamos para a nossa quinta década de existência, num constante desafio, mas sempre focados num objetivo que nos ajudou a crescer: ensinar a língua e cultura portuguesas sem nunca nos desviarmos deste objetivo e tivemos de fazer muitas mudanças para nos mantermos relevantes e flexíveis para os nossos alunos e familiares… Um dos nossos maiores desafios tem sido encontrar educadores qualificados e certificados”, conclui Susana Quelha Santos.
Professoras da Escola Cambridge/Somerville. PT/A.Aessoa
Alunos da Escola Cambridge/Somerville. PT/A.Pessoa
Alunos da Escola Cambridge/Somerville. PT/A.Pessoa
Alunos da Escola Cambridge/Somerville. PT/A.Pessoa
Alunos da Escola Cambridge/Somerville. PT/A.Pessoa
Susana Quelha Santos com a irmã Anabela Quelha, os pais e José Azevedo. PT/A.Pessoa






0 Comments