1665 – Portugal entrega a cidade de Bombaim, na Índia, à coroa inglesa, como dote de Catarina de Bragança.
1834 – Guerra Civil em Portugal. As forças liberais de D. Pedro IV batem as tropas absolutistas na Batalha de Almoster.
1850 – Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Latino Coelho e Lopes de Mendonça subscrevem o manifesto público contra a proposta de Lei de Imprensa do Governo de Costa Cabral, a chamada “lei da rolha”.
1899 – Nasce o poeta popular António Aleixo, autor de Quando Começo a Cantar (1943) Intencionais (1945) e Auto da Vida e da Morte (1948).
1900 – A repetição das eleições gerais no Porto reforça a vitória do Partido Republicano. Afonso Costa, Xavier Esteves e Paulo Falcão são eleitos para o Parlamento.
1903 – É publicado o decreto que manda proceder, por conta do Estado, à construção da linha férrea da Régua à fronteira.
1911 – O Governo da I República institui o Registo Civil obrigatório e o encerramento dos registos paroquiais.
1930 – É descoberto o planeta Plutão.
1959 – Morre, com 90 anos, o almirante Carlos Viegas de Gago Coutinho, navegador da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, entre Lisboa e o Rio de Janeiro.
1964 – Uma série de abalos sísmicos destrói, quase por completo, a povoação de Velas, na ilha de São Jorge, Açores.
1965 – Toma posse a nova Comissão Executiva da União Nacional, partido único da ditadura portuguesa. Oliveira Salazar pronuncia a frase “estamos, sem espetáculos e sem alianças, orgulhosamente sós”.
1969 – Entra em funcionamento a rede dos primeiros-cabos submarinos amarrados na estação de Sesimbra (formalmente inaugurada em 11 de agosto), o SAT-1, sistema de cabo coaxial com uma extensão total de 10.950 quilómetros e uma capacidade de 360 circuitos telefónicos, para a ligação entre Portugal e a África do Sul.
1981 – O Papa João Paulo II apela à República Popular da China para que restabeleça relações amistosas com a Igreja Católica.
1986 – A equipa médica do cirurgião João Queiroz e Melo faz, no Hospital de Santa Cruz em Carnaxide, Lisboa, o primeiro transplante de coração em Portugal.
1992 – O arqueólogo Cláudio Torres recebe o Prémio Pessoa.
1993 – Morre, aos 95 anos, a atriz Josefina Silva. Em 1964, recebe o Prémio Lucília Simões, dedicado à melhor atriz do ano pela sua participação na peça Divinas Palavras, de Vale-Inclán.
1996 – O Presidente da República de Cabo Verde, António Mascarenhas Monteiro, é reeleito para novo mandato.
1998 – Fernanda Ribeiro conquista a medalha de ouro dos 3.000 metros, do Torneio das Seis Nações de atletismo em pista coberta, em Génova, Itália.
2001 – Portugal conquista pela primeira vez o título mundial de futebol de praia, ao vencer na final a França, por 9-3, na Costa do Sauípe, na final do VII Campeonato do Mundo, em São Salvador da Bahia, Brasil.
2004 – Morre, aos 55 anos, Acácio Barreiros, vice-presidente do grupo parlamentar do PS e membro da Comissão Política Nacional dos socialistas. Deputado da UDP entre 1976 e 1978, e do PS desde 1983.
2006 – O Presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmud Abbas, inaugura o novo parlamento palestiniano dominado pelo movimento palestiniano Hamas.
2008 – Cheias na grande Lisboa provocam dois mortos, cinco feridos e uma mulher desaparecida na ribeira do Jamor, Belas, Queluz, 179 desalojados e 122 deslocados, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil. As inundações levam ao corte temporário de luz em Lisboa, Cascais e Loures. Três mil passageiros da CP são afetados e cerca de 400 alunos ficam sem aulas em Odivelas. Mais de 20 escolas na baixa de Setúbal são encerradas e registam-se inundações um pouco por todo o Alentejo. Em Lisboa registam-se mais de 360 inundações em habitações e estabelecimentos comerciais, 227 inundações em via pública e 87 deslizamentos de terra.
2012 – Dois portugueses são distinguidos com prémios no Festival de Cinema de Berlim: “Rafa”, de João Salaviza, ganha o Urso de Ouro para melhor curta-metragem, e “Tabu”, de Miguel Gomes, é distinguido com o prémio Alfred Bauer para a inovação.
2014 – Forças de segurança ucranianas lançam um assalto contra os manifestantes concentrados na Praça da Independência, no centro de Kiev, registando-se pelo menos 26 mortos. O Presidente da Ucrânia, Viktor Ianukovich, diz que está a combater uma insurreição e Moscovo considera que os protestos são uma tentativa de golpe.
2025 – Morre, aos 95 anos, Gene Hackman, ator norte-americano.





0 Comments