EFEMÉRIDES – Principais acontecimentos registados a 04 de fevereiro

by | Feb 4, 2026 | Datas Notáveis

 

1799 – Nasce João Baptista da Silva Leitão, que virá a adotar os apelidos Almeida Garrett. Escritor, político liberal, fundador do Teatro Nacional e reformador do ensino artístico.

1872 – O ministro da Fazenda português, Fontes Pereira de Melo, propõe novos impostos para acabar com o défice orçamental.

1885 – Remodelação governamental. Fontes Pereira de Melo abre o Ministério das Obras Públicas.

1904 – Os trabalhadores portuários e os operários metalúrgicos juntam-se ao movimento grevista da Empresa Industrial Portuguesa.

1905 – Manifestação de apoio ao Partido Republicano, em Lisboa.

1961 – Início da luta armada pela independência de Angola. Depois de várias ações repressivas da polícia portuguesa, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) ataca a Casa de Reclusão Militar, o quartel da PSP e a delegação da Emissora Nacional em Luanda. No norte do território, a União das Populações de Angola (UPA) ataca fazendeiros brancos.

1963 – É pedido o boicote económico e diplomático a Portugal na III Conferência Afro-Asiática. Em Argel, é constituído o Governo de Angola no exílio.

1964 – A Organização Internacional do Trabalho condena o sistema corporativo da ditadura portuguesa.

1979 – A equipa de atletismo do Sporting Clube de Portugal, constituída por Fernando Mamede, Aniceto Simões e Carlos Lopes, revalida o título europeu de corta-mato.

1983 – É publicado o Decreto nº 2/83 do Presidente da República, António Ramalho Eanes, que dissolve a Assembleia da República e fixa o dia 25 de abril para a eleição dos deputados à Assembleia da República.

1985 – É inaugurado o Museu Nacional do Teatro.

1998 – A Assembleia da República aprova na generalidade o projeto de Lei da JS que despenaliza o aborto até às 10 semanas, a pedido da mulher.

2003 – Começa a demolição da Aldeia da Luz, no Alentejo.

2004 – É publicado em Diário da República o novo regime de subsídio de doença, que entra em vigor no dia 01 de abril.

– É lançado o Facebook, pelo estudante norte-americano Mark Zuckerberg e pelos seus colegas de quarto.

– Morre, com 73 anos, a poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira Hilda Hilst, autora de “Cascos e Carícias”.

2006 – Morre, com 85 anos, Betty Friedan, psicóloga norte-americana, precursora do feminismo moderno, autora do manifesto “The Feminine Mystique” (A mística feminina).

2008 – É inaugurada a Linha Cancro, da Liga Portuguesa Contra o Cancro em colaboração com a Sanofi Pasteur MSD, uma linha de apoio aos doentes oncológicos e seus familiares. 

2012 – A judoca Telma Monteiro consegue a primeira medalha de ouro da sua carreira no Grand Slam de Paris, França, em -57 kg, ao vencer a campeã mundial, a judoca japonesa Aiko Sato, em apenas nove segundos.

2013 – Os órgãos sociais do Sporting demitem-se em bloco e convocam eleições para 23 de março.

2014 – Dezenas de ferroviários ocupam uma das saídas para a linha do Norte na estação de Santa Apolónia, em Lisboa, em protesto contra os cortes salariais e de direitos e regalias.

2016 – Os Estados Unidos e 11 outros países, Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Singapura e Vietname, assinam, na Nova Zelândia, o Acordo de Associação Transpacífico, para a criação da maior zona livre de comércio do mundo que afeta 40 por cento da economia mundial.

2017 – O Departamento de Estado dos Estados Unidos revoga o cancelamento de vistos para cidadãos de sete países muçulmanos, depois de um juiz federal ter bloqueado o decreto anti-imigração do Presidente Donald Trump. Cerca de 60.000 cidadãos do – Iémen, Irão, Iraque, Líbia, Síria, Somália e Sudão – tiveram os respetivos vistos “provisoriamente revogados” em cumprimento do decreto presidencial.

2019 – Portugal e outros 18 países da União Europeia assinam uma declaração conjunta de reconhecimento e apoio a Juan Guaidó, presidente da Assembleia nacional, como “Presidente interino da Venezuela” com o objetivo de convocar “eleições presidenciais livres, justas e democráticas

2020 – Um residente de Hong Kong, na China, de 39 anos, morre vítima de pneumonia viral causada pelo novo coronavírus, a primeira morte registada na região administrativa especial chinesa e a segunda fora da China continental.

– Morre, com 97 anos, Manuel Machado Sá Marques, médico e antifascista, antigo presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal. 

2023 – O primeiro-ministro António Costa, assegura, no final de uma visita à missão militar portuguesa na República Centro Africana, que Portugal vai ceder às Forças Armadas ucranianas tanques Leopard 2 até final de março.

 

0 Comments

Related Articles