Notícias, Comunidades

by | Sep 3, 2025 | Notícias das comunidades

As exportações portuguesas para os EUA diminuiram e o investimento americano em Portugal aumentou

As exportações portuguesas para os Estados Unidos caíram 39,4% em junho, um mês antes da entrada em vigor da tarifa comercial de 15% imposta à União Europeia, mas por outro lado o investimento americano em Portugal atingiu o seu nível mais elevado em décadas.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE) de Portugal, as tarifas norte-americanas de 15% entraram em vigor a 7 de agosto e eliminaram 219 milhões de euros em exportações portuguesas nesse mês.

Em junho, Portugal registou uma deterioração da balança comercial de 2,348 milhões de euros, com as exportações a caírem 0,1%.

As exportações portuguesas para os Estados Unidos aumentaram nos últimos anos e Portugal é agora o quarto cliente de exportação, mas poderá sofrer com as tarifas.

De acordo com os dados do INE, as exportações para os EUA aumentaram de 5% em 2019 para 6,8% em 2023, tornando-se um dos principais destinos das exportações portuguesas, depois de Espanha, Alemanha e França. Mas nem tudo foram notícias negras para as relações económicas entre os EUA e Portugal, o investimento americano em Portugal atingiu o recorde da década.

Segundo a Pitchbook, empresa norte-americana especializada na análise de dados em mercados privados, as empresas portuguesas captaram 647 milhões de dólares (cerca de 557,5 milhões de euros) em capital de risco desde o início de 2025, ultrapassando o total captado em 2024; 78,5% deste valor foi proveniente de fundos americanos, totalizando 508 milhões de dólares (437,8 milhões de euros), a maior fatia registada nos últimos 10 anos.

Estes números realçam a força das relações económicas transatlânticas e o papel estratégico dos EUA no ecossistema de inovação e tecnologia de Portugal.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

John Arrigo é o novo embaixador dos EUA em Portugal

O Senado dos EUA confirmou dia 2 de agosto (com 52 votos a favor e 42 contra), John Arrigo como novo embaixador extraordinário e plenipotenciário dos EUA em Portugal.

Todas as nomeações para embaixadores dos EUA devem passar por processos de aprovação do Senado, antes de serem finalizadas.

O cargo de embaixador dos EUA em Portugal mantinha-se vago desde a resignação da ex-embaixadora Randi Charno Levine no início de 2025, depois de Donald Trump ter tomado posse, e as operações diplomáticas na embaixada vinham sendo chefiadas pelo encarregado de negócios Douglas Koneff.

Trump nomeou Arrigo a 10 de março de 2025 e a confirmação surge após uma audição realizada em 15 de julho perante a Comissão de Relações Exteriores do Senado, que aprovou a nomeação e a encaminhou para o plenário do Senado a 23 de julho.

Nascido a 12 de maio de 1964 em Jupiter, Flórida, John Joseph Arrigo, 61 anos, é membro do Partido Republicano da Flórida e um bem sucedido empresário, sendo proprietário do Arrigo Automotive Group, um dos maiores grupos automóveis dos EUA.

Arrigo é amigo pessoal de Trump e o Arrigo Automotive Group opera em West Palm Beach, onde se localiza o resort Mar-a-Lago, a residência do presidente.

Como nomeado político com laços estreitos com a administração Trump, a abordagem diplomática de Arrigo poderá refletir as novas prioridades estratégicas na política externa dos EUA, particularmente no âmbito da NATO e nomeadamente incentivar Portugal a cumprir a meta de 5% de gastos com a defesa estabelecida na última cimeira de Haia, no reforço dos laços comerciais e de segurança entre os EUA e Portugal e no diálogo com a comunidade luso-americana.

Na audição no Senado, Arrigo destacou a hospitalidade e o apego à família dos portugueses, que experimentou numa visita aos Açores, e destacou a importância de 1,5 milhões de portugueses que vivem nos EUA “para desenvolver laços de amizade”.

Recordando a tal visita aos Açores, “para um casamento há uns anos”, o empresário da Florida destacou “a beleza natural, as tradições culinárias ricas e diversas e a hospitalidade do povo português”.

E como falar dos Açores e dos EUA, é falar da Base das Lajes, Arrigo destacou o papel da base açoriana como “hub logístico no meio do Atlântico”, “fornecendo simultaneamente apoio de missão crítica a aeronaves e tripulações, bem como serviços de comunicação aos aliados dos EUA e da NATO”.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Pawtucket readmitiu Joseph Morais

A cidade de Pawtucket, Rhode Island, anunciou a readmissão de um funcionário despedido por alegados comentários racistas.

O mayor Donald Grebien anunciou que Joseph Morais, funcionário municipal demitido em maio de 2024 após uma investigação interna e uma audiência de rescisão contratual em resultado dos alegados comentários racistas nas redes sociais, tinha regressado ao seu cargo.

Morais, que era gestor sénior de projetos de engenharia da cidade de Pawtucket, contestou a sua demissão perante um árbitro e foi decidido que seria reintegrado, mas o mayor Grebien disse considerar o resultado do caso “dececionante”.

“A minha administração está empenhada em continuar a trabalhar com os nossos funcionários e organizações comunitárias para promover os valores de diversidade e inclusão que fazem de Pawtucket uma comunidade acolhedora e vibrante, e para garantir que os serviços municipais são prestados a todos os nossos residentes de forma equitativa, livre de quaisquer preconceitos. Esperamos que o Sr. Morais honre o seu compromisso e se esforce por refletir os padrões que a nossa comunidade valoriza”, disse Grebien.

“A minha administração defendeu vigorosamente a nossa decisão de demitir Morais e mantenho essa decisão hoje”, disse o mayor de Pawtucket, Don Grebien, em comunicado. “Os nossos advogados informaram que é improvável que a cidade prevaleça se recorrermos desta decisão. Considerando as dezenas de milhares de dólares em custos legais adicionais que um recurso exigiria e a baixa probabilidade de sucesso, determinamos, relutantemente, que a cidade deve cumprir a decisão do árbitro”.

Grebien disse ainda que a cidade provavelmente não iria recorrer da decisão, mas que Morais estava obrigado a fazer um “pedido de desculpas completo e sincero por escrito à cidade de Pawtucket, à Câmara Municipal, aos seus colegas e aos residentes da comunidade”.

Como parte do acordo, Morais emitiu um pedido de desculpas por escrito que, em parte, diz:

“Escrevo para apresentar as minhas mais profundas desculpas por qualquer dor, ofensa e divisão na nossa vibrante e diversificada comunidade, como resultado do comentário que publiquei na página de Facebook de História, Cultura e Artes de Rhode Island no dia 3 de maio de 2024. No futuro, estarei mais consciente das palavras que utilizo. Estou empenhado em garantir que as minhas ações futuras reflitam os valores de respeito, diversidade, unidade e compaixão que definem Pawtucket”.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Petiscos da Festa do Santíssimo Sacramento

 

A edição 2025 da Festa do Santíssimo Sacramento em New Bedford, promovida pela comunidade madeirense, foi mais uma vez um sucesso e atrai cada vez mais americanos que procuram a carne de espeto, a caçoila, as bifanas e outras especialidades portuguesas.

Como curiosidade, anote-se o nome inglês de algumas dessas especialidades portuguesas: pastéis de bacalhau (salt cod fritters), pastéis de nata (custard pastry), milho frito (portuguese cubed fries), bolo do caco (portuguese garlic bread), favas (portuguese beans) e malassadas (portuguese fried dough).

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Português detido pelo ICE

O Serviço de Imigração e Alfândega de Boston (ICE) anunciou a detenção de Tiago Miguel de Oliveira Sousa, 44 anos, cidadão português, no dia 12 de agosto.

Tiago Sousa foi detido por três acusações de agressão com arma perigosa, perturbação da paz e resistência à detenção.

Tiago Sousa está sujeito à deportação dos Estados Unidos.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Bênção da frota de pesca e festa do Espírito Santo em Stonington

 Realizou-se dia 27 de julho a 70ª Bênção da Frota de Pesca de Stonington, o único porto pesqueiro no estado de Connecticut.

A cerimónia foi iniciada pelos pescadores portugueses de Stonington, que começaram a chegar em meados do século XIX, vindos de Portugal continental, bem como dos Açores e da Madeira. Encontraram emprego na indústria têxtil e nos caminhos-de-ferro, mas um bom número dedicou-se à pesca.

Em 1940, já se realizava a cerimónia da bênção dos 40 barcos de pescas e 80% dos tripulantes eram portugueses. Hoje, restam 10 barcos e 24 tripulantes, metade dos quais descendem de portugueses.

A cerimónia começa com missa na igreja de Santa Maria, sai depois um desfile em direção ao porto e que inclui imagens de São Pedro, padroeiro dos pescadores e do qual foi este ano ‘grand marshal’ Joe Gilbert, proprietário da Empire Fisheries, empresa que opera quatro barcos de pesca baseados em Stonington.

Há vários anos que a bênção é feita por D. Richard Reid, bispo de Norwich, que percorre o cais benzendo todos os barcos de pesca engalanados e as suas tripulações.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

O envio de encomendas postais para os EUA torna-se mais caro

A isenção que permitia o envio de pequenas encomendas postais com um valor inferior a 800 dólares (685 euros) para os Estados Unidos sem necessidade de pagar uma sobretaxa ao entrar no país foi oficialmente encerrada com a entrada em vigor das novas tarifas aduaneiras.

Por decreto executivo publicado a 30 de julho, o presidente Donald Trump decidiu eliminar as isenções, afirmando que queria “encerrar uma falha catastrófica utilizada, entre outras coisas, para evitar taxas alfandegárias e enviar opióides sintéticos e outros produtos perigosos”. Apenas os “presentes de boa-fé” recebidos em privado e avaliados em menos de 100 dólares (85 euros) continuam a beneficiar da isenção.

De acordo com a United States Customs and Border Protection (CBP), as pequenas encomendas representam 98% dos estupefacientes, 97% das falsificações e 70% dos produtos de saúde perigosos apreendidos em 2024. “Fechar esta brecha salvará milhares de vidas, reduzindo o fluxo de narcóticos e produtos perigosos e proibidos”, garantiu uma autoridade norte-americana em conferência de imprensa, citada pela CBP.

O número de encomendas postais disparou nos Estados Unidos, passando, segundo dados oficiais, de 134 milhões de unidades em 2015 para mais de 1,36 mil milhões em 2024. A partir de agora, com exceção dos “presentes” com um valor inferior a 100 dólares, as encomendas estão sujeitas aos mesmos impostos alfandegários que qualquer outra mercadoria importada, ou seja, um mínimo de 10% ou 15% para os provenientes de países da União Europeia, ou até 50% para a Índia e o Brasil.

Importa recordar que, a partir de 26 de agosto, os CTT – Correios de Portugal suspenderam temporariamente o “transporte de remessas postais contendo estas mercadorias para os Estados Unidos para todos os produtos de correio, encomendas de serviço universal e encomendas expresso internacionais” devido à “descontinuação do regime de minimis (isenção de impostos alfandegários para mercadorias importadas)” por parte dos Estados Unidos.

Os detalhes das novas exigências ainda não estão totalmente esclarecidos pelas autoridades aduaneiras dos Estados Unidos e vão exigir adaptações operacionais por parte das empresas postais de todo o mundo.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

 

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Solidariedade com Cheyanne Moniz

 

A história de uma mulher de Fall River está a ser partilhada na esperança de que as pessoas rezem por ela e, se possível, façam donativos para os seus tratamentos.

De acordo com pessoas que a conhecem, Cheyanne Moniz, 28 anos, sofre de epilepsia desde os cinco anos. Aos 14 anos, foi-lhe diagnosticada uma doença cerebral rara chamada encefalite de Rasmussen.

Apenas 500 pessoas têm esta doença no mundo. A encefalite de Rasmussen é uma doença neurológica autoimune progressiva rara que causa convulsões focais frequentes e graves, bem como um declínio neurológico progressivo.

Durante este período, Cheyanne precisa de cuidados a tempo inteiro. Teve alta do hospital a 10 de julho, depois de ter estado em casa apenas quatro meses no ano passado. Os outros oito meses passou-os no hospital.

A mãe de Cheyanne, Kimberly Olivera, precisa de ficar com Cheyanne porque já não consegue falar e estão a ser realizadas campanhas de angariação de fundos para a família, de forma a satisfazer as necessidades médicas de Cheyanne, como fundos para a compra de uma rampa para a sua cadeira de rodas e material médico não coberto.

Estão a ser aceites donativos pelo Venmo @CHAD-OLIVEIRA-2.

Também há uma campanha de angariação de fundos no GoFundMe e por fim será realizado um buffet de beneficência no dia 21 de setembro, das 14h00 às 18h00, no Elks Club, 4500 North Main Street, em Fall River.

O evento incluirá rifas e um DJ. Haverá um bar e produtos de pastelaria à venda. Os bilhetes serão vendidos à porta por 25 dólares ou podem ser comprados através de Kristy Daniels, Chad Olivera ou Tara Souza.

 

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Homem de Falmouth acusado de conduta desordeira

Barry Lopes, 44 anos, de Falmouth, enfrenta acusações de “invasão de domicílio, agressão com arma perigosa e destruição maliciosa de propriedade”.

A Polícia foi chamada por volta das 5h12 da madrugada depois de Lopes, armado com um taco, ter invadido uma residência nos Apartamentos Rose Morin, onde partiu uma mesa, atirou com uma televisão a alguém e agrediu outras duas pessoas, segundo o comunicado da Polícia.

O primeiro polícia a chegar deparou com Lopes, apontou-lhe a arma e ordenou-lhe que largasse o taco. Lopes obedeceu e foi detido.

O comunicado da Polícia concluiu dizendo que “não se tratou de um ato aleatório, uma vez que todas as partes envolvidas eram conhecidas umas das outras”.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Semana Nacional de Vida Assistida na Whaler’s Cove Assisted Living em New Bedford

A Whaler’s Cove Assisted Living vai celebrar a Semana Nacional da Vida Assistida (7 a 13 de setembro de 2025), com o tema deste ano, “Aventura Eterna”.

Os residentes e funcionários vão “embarcar” numa viagem inspirada num cruzeiro à volta do mundo, com dias temáticos, atividades envolventes e eventos especiais que destacam a alegria, a vibração e o espírito comunitário da vida assistida.

Ao longo da semana, os residentes “viajarão” para destinos como Portugal, Mónaco, Grécia, Itália e Londres, disfrutando de experiências culturais como entretenimento ao vivo, refeições temáticas, artesanato, curiosidades e muito mais.

“A nossa semana de cruzeiro é uma celebração das vidas significativas que os nossos residentes continuam a levar”, disse Amanda Costa, diretora de Relações com a Comunidade. “Estamos entusiasmados por trazer o espírito de viagem, cultura e conexão para Whaler’s Cove.”

Os residentes receberão os “Passaportes Whaler’s Cove”, colecionando carimbos nas atividades de cada dia para poderem ganhar um prémio de rifa no final da semana. Cada paragem ao longo do caminho contará com “controlos alfandegários” e atividades interativas para incentivar a participação e a socialização.

Para mais informações aceder ao site: www.whalerscove-assistedliving.com

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Restaurante O Gil dá lugar ao Sosabi

O restaurante português O Gil, 915 County Street, em Fall River (famoso pelos bifes à micaelense), torna-se cabo-verdiano e passa a chamar-se Sosabi.

O Gil popularizou-se com os bifes de Gil Fagundo, que faleceu em 1991. O filho de Gil, Vitor Fagundo, e o genro, Felizberto Sousa, deram continuidade ao negócio, mas Sousa faleceu em 2024 e Vitor Fagundo e a irmã decidiram trespassar o negócio.

Em fevereiro, a Squeegee2 Inc., representada por Kristen Teves, recorreu ao Conselho de Licenciamento e obteve a transferência da licença de Comerciante de Alimentos Comuns do O Gil, dado que os proprietários se estavam a reformar.

Adilson Teixeira recorreu ao Conselho de Licenciamento no mês passado para se tornar o novo diretor da Squeegee2 Inc., substituindo Teves.

Teixeira revelou que o formato será o mesmo do O Gil, no entanto estão em curso remodelações internas. Haverá dois chefs na cozinha. Um irá preparar pratos espanhóis e cabo-verdianos e o outro pratos portugueses e americanos.

A maior parte da equipa do O Gil, incluindo cozinheiros, empregados de mesa e empregados de bar, regressará no Sosabi.

Teixeira tem mais de 1 década de experiência em restaurantes e já geriu um restaurante com a mãe.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Conferência carismática católica em Fall River

Realiza-se dias 12 e 13 de setembro a Conferência Anual do Renovamento Carismático Católico Português da Diocese de Fall River. Os temas de reflexão serão baseados na Encíclica do Papa Francisco intitulada Dilexit Nos (Amou-nos). E a conferência por sua vez terá o título seguinte: Não nos ardia o coração? e terá lugar no salão paroquial da igreja do Espírito Santo em Fall River, com o horário seguinte: Dia 12, sexta feira, abertura da porta pelas 6 horas da tarde, com início das actividades às 6:30 horas. Dia 13, sábado, abertura da porta às 8 horas da manhã, começando as actividades pelas 8:30, e terminando à tarde com a celebração da Eucaristia.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

0 Comments

Related Articles