Breves, Cultura

by | Nov 5, 2025 | Cultura outros

Nelly Furtado retira-se dos palcos

Nelly Furtado, a ícone da música pop dos anos 2000, conhecida pelos êxitos “I’m Like a Bird” e “Maneater”, anunciou oficialmente a sua retirada dos palcos.

Apesar de se afastar dos palcos, a estrela pop luso-canadiana vencedora de um Grammy explicou que a sua decisão se deve à vontade de se focar em novos objetivos de vida que estejam mais alinhados com esta fase da sua vida e que continuará a compôr música.

Nelly nasceu em 1978 em Victoria, Columbia Britânica, Canadá e está com 47 anos. É filha de José e Maria Furtado naturais da ilha açoriana de São Miguel. Começou a cantar aos quatro anos na igreja portuguesa de Victoria e aos 12 começou a escrever canções.

Ao longo da sua carreira multiplatinada, Furtado já vendeu 55 milhões de discos e dos quais 35 milhões de álbuns, continuando a ser uma das figuras mais influentes da música pop e R&B de maior sucesso do início dos anos 2000.

Os seus álbuns “Whoa, Nelly!” (2000) e “Loose” (2006) trouxeram-lhe fama internacional e canções como “I’m Like a Bird”, “Say It Right” e “Promiscuous” tornaram-se êxitos globais.

Em 2017, Nelly lançou a sua própria marca de discos, Nelstar Entertainment e em 2023 vendeu 50% do seu catálogo por 50 milhões de dólares.

A imprensa canadiana estima a fortuna de Nelly Furtado em 70 milhões de dólares e, além da música, está envolvida na indústria da moda (Apple Boltoms e Vokal) e tem uma marca de aguardente intitulada MoShine e lançada em 2023.

Nelly casou (2006) com o técnico de som cubano Damacio Cartellón, com quem trabalhou na gravação do seu terceiro álbum, mas separaram-se em 2016. Teve depois um namoro com o compositor canadiano Jasper Gahunia, de quem teve uma filha, Nevis Gahunia, agora com 21 anos. Seguiu-se o americano Gerard Damien Long, rapper e produtor de discos mais conhecido pelo nome de Jerry e de quem teve dois filhos com cinco e quatro anos, mas presentemente está solteira.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Camané e Janeiro nomeados para os Grammy Latinos

Os portugueses Camané e Janeiro estão nomeados para os prémios de música Grammy Latinos, que serão entregues a 13 de novembro no MGM Grand Garden Arena em Las Vegas.

Para Janeiro é uma estreia nas nomeações nos Grammy Latinos, às quais chega com o álbum “Fugacidade”, editado em setembro do ano passado.

Camané já tinha estado nomeado para os Grammy Latinos em 2020, juntamente com o pianista Mário Laginha, com o álbum “Aqui está-se sossegado”, e desta vez está nomeado com o álbum “Ao vivo no CCB – Homenagem a José Mário Branco”, na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Conferência de ensino de língua portuguesa na UMass Dartmouth

Com o apoio do Centro de Estudos e Cultura Portuguesa / Editora Tagus (CPSC/TP), do Camões, I.P. e do Lidel, FLAD, Porto Editora, realiza-se sexta-feira, 7 de novembrono Woodland Commons, uma conferência de ensino da língua portuguesa, organizada pela professora Gláucia V. Silva.

A conferência, centrada nas “competências e ferramentas digitais no ensino do Português Língua Estrangeira”, inclui um workshop de formação conduzido pela professora Adelina Moura, uma das principais especialistas em tecnologia educativa e aprendizagem móvel.

O evento conta ainda com apresentações da Lidel e da Porto Editora, que apresentarão recursos pedagógicos para o ensino da língua portuguesa.

A conferência é gratuita e aberta ao público.

Para garantir mais informações contactar Gláucia Silva pelo e-mail: gsilva@umassd.edu

A sessão de formação tem como objetivos favorecer a utilização de tecnologias digitais como ferramentas transversais ao currículo, utilizar ferramentas digitais para criar ambientes de aprendizagem motivacionais e desenvolver uma variedade de competências digitais, adequadas ao contexto de ensino-aprendizagem de PLNM. Serão exploradas ferramentas digitais para as práticas educativas de PLNM, ao mesmo tempo que se consolidarão competências digitais e promover-se-á a construção de conteúdos pedagógico-didáticos digitais em formatos variados.

Licenciada em Ensino do Português e Francês, DESE em Administração Escolar, a professora Adelina Moura é Mestre em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e Doutora em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho. Vem desenvolvendo investigação na área do mobile learning, com várias publicações em Portugal e no estrangeiro. É docente do ensino básico e secundário, tutora de cursos de formação a distância do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e formadora da formação contínua de professores, em didáticas específicas (Português e Francês) e tecnologia educativa. É investigadora integrada do grupo de I&D – GILT (Games Interaction and Learning Technology), sediado no Instituto Superior de Engenharia do Porto, e membro do grupo LabTE (Laboratório de Tecnologia Educativa), da Universidade de Coimbra. Foi colaboradora da Porto Editora e do Plano Nacional de Leitura 2027.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Saramago publicado nos EUA

“The First Boat” é o título do livro de José Saramago agora publicado nos EUA em inglês com tradução de Margaret Jull Costa e ilustrado por Amanda Mijangos. Trata-se de um livro ilustrado para crianças dos quatro aos oito sobre a importância da natureza.

José de Sousa Saramago, falecido em 2020 aos 87 anos, foi vencedor do Prémio Nobel da Literatura de 1998 e está traduzido em 25 línguas.

Margaret Jull Costa é tradutora de ficção e poesia portuguesa e espanhola, e vive em Inglaterra.

Amanda Mijangos nasceu na Cidade do México e tem ilustrado livros para editoras de diversos países.

Publicado pela Triangle Square, o livro está disponível na Amazon.

0 Comments

Related Articles