Notícias, comunidades

by | Oct 22, 2025 | Notícias das comunidades

Will Flanagan, ex-mayor de Fall River esfaqueado na noite de segunda-feira

O ex-mayor da Câmara de Fall River, Will Flanagan, está em “estado grave, mas estável” no hospital, depois de ter sido esfaqueado na noite de segunda-feira, segundo a polícia.

Numa publicação nas redes sociais, o Departamento de Polícia de Fall River partilhou que recebeu várias chamadas por volta das 17h00 a reportar um esfaqueamento na Hartwell Street. Quando os socorristas chegaram ao local, identificaram a vítima como sendo Will Flanagan, que foi presidente da Câmara da cidade de 2010 até uma eleição de revogação em 2014.

A polícia disse que Flanagan ficou gravemente ferido no esfaqueamento e foi levado para um hospital da região para tratamento. Entretanto o Departamento da Polícia de Fall River informou, na manhã de ontem, terça-feira, que foi detido um suspeito.

Numa declaração conjunta com a polícia de Fall River, o atual mayor, Paul Coogan, disse:

“Os meus pensamentos e orações estão com o ex-presidente da Câmara Will Flanagan, a sua família e amigos. O Gabinete do Presidente da Câmara está com o Departamento de Polícia de Fall River, enquanto trabalham incansavelmente para trazer justiça a este caso”.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Roberto Alves sofre de cancro, mas diz que é tratável e é candidato a novo mandato como mayor de Danbury

Roberto L. Alves, mayor português da cidade de Danbury, no estado de Connecticut, e presidente estadual do Partido Democrático, anunciou dia 23 de setembro que tem um tipo de cancro no sangue.

“Após uma série de exames médicos recentes, foi-me diagnosticado um linfoma de grandes células B, um tipo de cancro grave, mas tratável. Iniciei o tratamento e estou em boas mãos com a minha equipa médica”, disse Alves em comunicado.

O diagnóstico surge em plena campanha de Alves pela reeleição para um segundo mandato de dois anos como mayor de Danbury, uma cidade racialmente diversificada e onde um terço dos 88 mil habitantes são imigrantes.

Alves nasceu em Portugal há 42 anos, filho de um português e uma brasileira, mas foi criança para o Brasil e veio aos cinco anos para Danbury, onde foi criado. Tornou-se cidadão americano em 2017 e em 2019 foi eleito para o Conselho Municipal.

Em 2021 candidatou-se pela primeira vez a mayor sem sucesso, mas foi eleito em 2023 derrotando o republicano Dean Esposito por 272 votos.

Em 2024, o governador Ned Lamont nomeou Alves presidente estadual do Partido Democrático.

Os republicanos querem voltar a ter o mayor de Danbury e apostaram num candidato conhecido, o conselheiro municipal e empresário Emile Buzaid.

A questão será decidida a 4 de novembro e Alves mantém-se firme no seu desejo de um segundo mandato, mesmo a contas com um diagnóstico de cancro e afirma que o cancro é tratável e não afetará a sua capacidade de continuar a ser mayor.

“O meu prognóstico é forte e continuarei a servir Danbury como mayor, o nosso estado como presidente do Partido Democrata de Connecticut e em todas as minhas responsabilidades, que levo muito a sério”, disse no comunicado.

A declaração de Roberto Alves não revelou onde ou como está a ser tratado, nem em que fase foi feito o diagnóstico. Contudo, a sua porta-voz afirmou que será tratado com quimioterapia.

Entretanto, o mayor Roberto Alves arrecadou quase seis vezes mais donativos para fundos de campanha do que o seu oponente republicano, segundo revelam os relatórios financeiros dos partidos.

Roberto Alves arrecadou $63.000 no último trimestre, elevando o seu total para $315.512, enquanto Emile Buzaid acumula $55.983.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Morre mulher vítima de incêndio em New Bedford

Maureen “Penny” Pena, 73 anos, a mulher resgatada pelos bombeiros de New Bedford dia 9 de outubro do terceiro andar de uma casa em chamas na Elm Street, morreu no Mass General Hospital, de Boston.

Os bombeiros foram chamados pouco depois das 20h30 e foram informados de que havia moradores retidos no segundo e terceiro andares da casa. Os bombeiros conseguiram resgatar os ocupantes, incluindo Maureen Pena, que estava em estado crítico e por isso foi transferida para Boston, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu dias depois.

O funeral de Maureen Pena realiza-se hoje, 22 de outubro, saindo da Perry Funeral Home, 111 Dartmouth Street, New Bedford.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Operação Natal Feliz acontece dia 06 de dezembro em Fall River

Promovido por DeCáPraLá Productions, de Floriano Cabral e Ricardo Farias, realiza-se dia 06 de dezembro, a partir das 18h00, no salão da Banda de Nossa Senhora da Luz, em Fall River, 664 Quarry Street, um espetáculo denominado “Operação Natal Feliz”.

O evento consta de jantar e espetáculo com vários artistas da comunidade, a saber: Nélia, Catarina Avelar, Maurício Morais, David Melo, Doris Arruda, Josh Pereira, Sandy Pereira, Concetta, padre Christopher Peschel, da paróquia de Nossa Senhora do Monte Carmo em New Bedford, que serão acompanhados pela banda Casa do Galo e interpretando temas natalícios.

Trata-se da quarta edição desta campanha de angariação de fundos e de brinquedos para crianças e famílias mais necessitadas desta região, em cooperação com instituições de serviços sociais e humanos que estão perfeitamente identificadas com essas famílias e pessoas carenciadas.

A primeira edição ocorreu há vários anos sendo reatada em 2022 com continuidade em 2023, esperando-se este ano uma resposta positiva por parte da comunidade que já tem demonstrado espírito solidário para com os mais carenciados e particularmente por altura da época natalícia. Aconselha-se as pessoas a serem portadoras de um brinquedo não embrulhado. “Os bilhetes estão a vender-se rapidamente, pelo que esperamos casa cheia, como tem acontecido nas últimas edições, bem demonstrativo da resposta por parte da comunidade ao nosso apelo”, disse fonte da organização.

Os bilhetes, ao preço de $65 por pessoa, estarão à venda brevemente na Portugalia Marketplace (508-617-9820) e Banda Nossa Senhora da Luz em Fall River (508-672-1900) ou ainda pelos telefones 774-526-0852 e 774-991-1423.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Funcionária escolar de Swansea morre depois de pontapeada no peito por uma adolescente

Amy Morrel, 53 anos, de Riverside, RI, funcionária da Meadowridge Academy, em Swansea, MA, morreu depois de ter sido pontapeada no peito por uma aluna de 14 anos.

A Meadowridge Academy, localizada em 664 Stevens Road, Swansea, é uma escola residencial terapêutica para jovens e adultos.

Segundo declaração do gabinete do Procurador do Condado de Bristol, Thomas M. Quinn, dia 15 de outubro de 2025, às 18h55, uma aluna de 14 anos residente na escola tentou sair de um dormitório sem permissão e Amy Morrell foi pontapeada no peito pela menor quando tentou impedir que saísse.

Pouco depois da agressão, a vítima desmaiou. Funcionários da escola telefonaram para o Serviço de Emergência Médica de Swansea que transportou a vítima para um hospital local, onde faleceu horas depois.

Com base na investigação policial, a adolescente foi acusada de agressão física e ofensas corporais graves e foi apresentada no Tribunal de Menores de Fall River.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

O festival de luzes no Santuário de La Salette começa a 22 de novembro

O Santuário Nacional de La Salette dará este ano continuidade à sua popular tradição do Festival das Luzes, que terá início a 22 de novembro e durará até 4 de janeiro de 2026.

O evento anual é uma bela exibição religiosa de luzes que contará com mais de 1.000.000 de luzes que cobrem mais de 4 hectares de terreno. As luzes estão geralmente acesas das 17h às 21h.

Entre outras atrações, pode-se trazer a família e os amigos para conhecer o Pai Natal e tirar fotografias memoráveis todas as sextas, sábados e domingos, das 17h às 21h, no Centro de Boas-Vindas.

Haverá ainda carrocel, passeios de carroça e passeios a Belém de sexta-feira a domingo, das 17h às 21h.

O Santuário está localizado em 947 Park Street, em Attleboro, Massachusetts.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Funcionário bancário acusado de roubar mais de 100 mil dólares da conta de um idoso

Um ex-funcionário de uma agência do Santander Bank em Seekonk é acusado de roubar $126.000 da conta de um cliente idoso.

Os procuradores federais apresentaram queixa criminal contra Carlos Brás, de East Providence, sob acusações de fraude bancária, fraude eletrónica e roubo de identidade.

Documentos judiciais apresentados pelo governo federal alegam que Brás tinha acesso às contas bancárias dos clientes quando trabalhava no banco, em 2023.

A alegada vítima foi um homem de 78 anos diagnosticado com demência. Os investigadores alegam que a palavra-passe da vítima foi alterada, foi criada uma nova conta bancária online e um novo cartão de débito e cheques foram solicitados e enviados fraudulentamente para a casa de Brás.

Segundo a polícia federal, de abril a julho de 2023, Brás transferiu dezenas de milhares de dólares da conta da vítima para a conta da sua mulher, usou $16.000 para comprar um veículo Kia, gastou milhares em lojas de retalho da região e transferiu dezenas de milhares de dólares para contas em Portugal.

As autoridades alegam que as transferências eletrónicas para Portugal foram feitas a partir do Seekonk Santander com credenciais de funcionário de Brás.

Documentos judiciais apresentados pela polícia federal referem que Brás disse a um investigador do Santander em julho de 2023 que fez as transferências eletrónicas enquanto o titular da conta estava com ele, mas o vídeo de vigilância mostrou que a alegada vítima não estava no banco.

Um investigador do Santander contatou a polícia de Seekonk em agosto de 2023, de acordo com os autos do processo.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Dois adolescentes detidos em tiroteio no Cape Cod

Dois adolescentes de Hyannis foram detidos no Cape Cod depois de um tiroteio na madrugada de sábado, 18 de outubro, em Barnstable, que deixou uma mulher de 28 anos ferida a tiro no peito.

A mulher, que foi levada de avião para um hospital de Boston para tratamento, deverá sobreviver, informou a polícia de Barnstable.

Evan Araújo, 18 anos, e Jacob Winbush, 19 anos, foram detidos com a ajuda de uma equipa da SWAT e enfrentam acusações de tentativa de homicídio e posse ilegal de arma.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Concerto Coral inaugura a época de Natal

O Sine Nomine, o principal pequeno conjunto coral da Costa Sul, apresenta dias 29 e 30 de novembro, na Igreja Episcopal de St. Michael, em Bristol, RI, e na Igreja Episcopal Grace em New Bedford, respetivamente, o programa intitulado “All is Calm, All is Bright: Songs of Christmas”.

Ambos os concertos terão início às 15h00. Os bilhetes custam 20 dólares cada, se adquiridos antecipadamente (para o concerto em Bristol, aceda a  https://www.brownpapertickets.com/event/6732372 e para New Bedford https://www.brownpapertickets.com/event/6732373) ou 25 dólares à porta. Os bilhetes antecipados estarão disponíveis a partir de 1 de novembro online em sinenominechoir.org ou junto de um dos cantores. Estudantes e crianças têm entrada gratuita.

Estas apresentações no fim de semana do Dia de Ação de Graças tentarão repetir o aclamado concerto de Natal do ano passado, com lotação esgotada.

O recém-nomeado diretor musical Daniel Reid introduz peças musicais da Europa, começando na Paris de Luís XIV, passando por Espanha, Áustria, Ucrânia, Noruega, Irlanda e Inglaterra. Algumas peças serão inéditas para a maioria, e outras são tradicionais.

O Sine Nomine é um coro de câmara formado por músicos profissionais e entusiastas dedicados do canto coral, sediado na Costa Sul de MA e RI.

Fundado em 1993 por Glenn Giuttari, o grupo interpreta música desde a Idade Média até ao século XXI.

Ao longo da sua história, o grupo cultivou parcerias inovadoras com músicos locais e compositores contemporâneos através de colaborações, encomendas e estreias.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Jovem de New Bedford submetido a transplante renal

Quando Amanda DaSilva recebeu a notícia do diagnóstico do filho, nunca imaginou que seriam agraciados com um milagre menos de um ano depois.

Michael Blechar-Melacon, 19 anos, sofre de insuficiência renal em fase cinco, uma doença que o obriga a passar oito a 11 horas por dia em diálise enquanto  aguardava dador nas listas de transplante renal em Rhode Island e Massachusetts.

O apelo de Michael tocou Stephanie Joly, 39 anos, funcionária do Departamento de Crianças e Famílias de Massachusetts, em New Bedford e residente em Warren. Após inúmeros exames, procedimentos e mais de uma dezena de frascos de sangue doados, Joly descobriu que era compatível, exatamente cinco meses depois de se ter oferecido como dadora.

A cirurgia de transplante está marcada para esta semana no Hospital de Rhode Island, em Providence.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Morreu Bernardette Silva, professora em Fall River

Morreu dia 9 de outubro Bernardette Silva, 75 anos, uma professora de Fall River que educou jovens da cidade durante décadas.

Era natural de Fall River e filha de Dominic e Dolores Arruda DeNardo.

Formada no Bridgewater State College em 1972, desempenhou as funções de professora no sistema escolar de Fall River durante 34 anos e deixou uma marca duradoura em gerações de alunos.

Bernardette deixa um filho, Mark Silva, e uma filha, Milena Leport e vários netos e netas.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Trump libertou ex-congressista George Santos da prisão

O presidente Donald Trump comutou a pena do ex-congressista George Santos, que estava preso por fraude e roubo de identidade. Santos, 37 anos, cumpriu apenas três meses de uma sentença de 87 meses.

Santos foi libertado da Instituição Correcional Federal de Fairton, localizada no estado de New Jersey a cerca de 60 km de Filadélfia, por volta das 23h do dia 17 de outubro e era aguardado fora da prisão pelo marido, o brasileiro Matheus Gerard, com quem casou legalmente em New York em 2021.

Santos, filho de imigrantes brasileiros, tinha sido condenado a mais de sete anos de prisão e começou a cumprir a pena em julho.

Trump afirmou que ele foi “maltratado” e que a punição era “excessiva” e a ordem executiva assinada pelo presidente determinava que ele seria libertado “imediatamente”.

Mas a medida gerou forte repercussão em Washington – apoiantes celebram, enquanto críticos acusam Trump de usar o perdão com fins políticos.

Santos foi eleito em 2022 conquistando para o Partido Republicano um distrito rico que abrange partes do Queens e de Long Island, e tinha sido até então um reduto democrata.

Mas a sua carreira na Câmara dos Representantes foi curta e teve o primeiro escândalo quando o New York Times e outros órgãos de comunicação noticiaram que Santos tinha mentido sobre a sua trajetória, apresentando-se como judeu, empresário bem-sucedido que havia trabalhado em prestigiadas empresas de Wall Street e que possuía um valioso património imobiliário.

Na realidade, Santos enfrentava dificuldades financeiras e até processos de despejo. As revelações levaram a investigações criminais e parlamentares sobre como ele financiara a sua campanha e caiu em desgraça por ter cometido fraude eletrónica e roubado a identidade de pelo menos dez pessoas para financiar a sua eleição para o Congresso.

Em maio de 2023, acusado de acusações federais, incluindo branqueamento de capitais e fraude eletrónica, Santos declarou-se inocente e recusou-se a renunciar ao cargo no Congresso, mas depois de um relatório contundente do Comité de Ética da Câmara dos Representantes, foi expulso da Câmara em dezembro de 2023, após pouco mais de um ano de mandato.

Num acordo judicial, Santos aceitou pagar cerca de $580.000 em multas, além da pena de prisão, tendo-se apresentado na prisão em 25 de julho, mas foi agora libertado por decisão presidencial.

Donald Trump afirmou dia 17 de outubro na rede social Truth Social que “George Santos era, de certa forma, um fora da lei, mas há muitos fora da lei no nosso país que não são obrigados a cumprir sete anos de prisão (…) George passou longos períodos em confinamento solitário e, segundo todos os relatos, foi terrivelmente maltratado. Portanto, acabo de assinar uma comutação de pena, libertando George Santos da prisão IMEDIATAMENTE. Boa sorte, George, e tenha uma ótima vida!” Um funcionário da Casa Branca disse que Trump tomou a decisão de ajudar Santos depois de várias pessoas lhe terem pedido e uma delas foi a congressista Marjorie Taylor Greene, republicana da Geórgia, que fez campanha pública pelo perdão de Santos.

Mas Trump tem usado o seu poder de clemência no seu segundo mandato. No seu primeiro dia de mandato, perdoou cerca de 1.500 arguidos criminais acusados no ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio. Também concedeu clemência a vários políticos, incluindo o ex-governador democrata do Illinois, Rod Blagojevich, o ex-membro democrata do Conselho Municipal de Cincinnati P.G. Sittenfeld, o ex-deputado republicano de New York, Michael Grimm e o ex-governador republicano de Connecticut, John Rowland.

Na sua publicação que anunciava a comutação da pena de Santos, Trump desvalorizou as invenções de Santos, dizendo que, embora Santos fosse um “desonesto”, não era tão mau como o senador Richard Blumenthal, democrata de Connecticut. Em 2010, Blumenthal, que então se candidatava ao Senado, pediu desculpa por ter “falado mal” em diversas ocasiões ao afirmar que tinha servido “no Vietname” em vez de “durante o Vietname”. Blumenthal serviu na Reserva da Marinha durante a guerra, mas não foi destacado para o Vietname.

“Esse argumento é um disparate inventado”, disse Blumenthal à NBC News. “Não há desculpa para comutar a pena de George Santos”.

Pelo menos dois congressistas republicanos que votaram pela expulsão de Santos da Câmara (Andrew Garbarino e Nick LaLota, ambos por New York) também criticaram a decisão de Trump.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Universidade Brown recusa proposta do governo

A batalha pela liberdade académica e pela soberania institucional no ensino superior continua, com mais uma universidade a rejeitar uma oferta da Casa Branca para alargar o acesso ao financiamento federal a troco de uma série de exigências.

A Universidade Brown de Providence, RI, recusou uma oferta da administração Trump para aderir a um acordo que potencialmente concederia financiamento preferencial em troca de uma série de mudanças na política escolar, incluindo a não consideração do sexo e da etnia nas admissões e a limitação das matrículas internacionais.

A mesma proposta foi feita a nove universidades no início do mês e a Universidade Brown e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), de Boston rejeitaram a proposta, enquanto as outras instituições disseram que estão a rever o acordo ou não se manifestaram publicamente. O MIT anunciou a sua recusa a 10 de outubro, quando a presidente da universidade, Sally Kornbluth, disse reconhecer “a importância vital destas questões”, mas que o pacto incluía princípios que, em última análise, “restringiriam a liberdade de expressão e a nossa independência enquanto instituição”.

0 Comments

Related Articles