A igreja de Nossa Senhora do Rosário de Providence, a mais antiga em atividade nos EUA, esteve em festa no passado fim de semana, em homenagem à sua padroeira Nossa Senhora do Rosário e ao Senhor Santo Cristo dos Milagres.
Presidiu às celebrações o Bispo de Providence, Bruce Lewandowski, que perante uma igreja cheia, procedeu à homilia em português, com VIVAS a Nossa Senhora.
Mas uma festa recheada de tipicismo num bairro só por si cheio de recordações bem portuguesas onde a sua igreja é a imponente presença de uma comunidade ativa, participativa e integrada.
Foi esta comunidade que ergueu hoje a mais antiga igreja portuguesa nos EUA e que mantém em excelentes condições de manutenção aquele local de apoio espiritual, autêntico baluarte da presença lusa nos EUA.
Uma igreja que vive graças ao poderio dos seus paroquianos.
Celebraram-se 139 anos de assistência espiritual e 60 das festas em honra de Nossa Senhora do Rosário e Senhor Santo Cristo do Milagres, ao que este ano se juntou a componente desportiva com a presença do futebolista português e com carreira internacional, Ricardo Quaresma, para uma sessão de autógrafos. O mestre de cerimónias foi Jorge Morais.
As solenidades eram acompanhadas por um coro de vozes erguidas ao céu, arrancando das palavras e das notas musicais a beleza de uma “Miraculosa Rainha do Céu”, mundo este que se esquece que acima dele existe alguém a quem se vão apresentar contas.
Era este envolvimento que se preparava para a procissão de velas, que pelas 8:00 da noite trazia à rua a imagem da Senhora do Rosário que no seu andor se recortava no crepúsculo da noite, em mais uma imagem de grande beleza. Acompanhada pelo Bispo Bruce Lewandowski ladeado pelo padre Joseph Escobar, que não escondia a satisfação da honrosa presença.
Ramiro Mendes o último organizador da primeira procissão
Estamos a falar de Ramiro Mendes, paroquiano de Nossa Senhora do Rosário desde 1957. Secretário das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, é o último sobrevivente da organização da primeira procissão em 1965.
José Medeiros, já falecido, foi outro veterano com uma vida ao serviço da paróquia de Nossa Senhora do Rosário desde 1956. E fez parte da organização da primeira procissão em 1965.
Foi ele de viva voz que nos deu estas informações na passagem dos 50 anos.
E para finalizar recordamos o padre Joseph Escobar nas celebrações dos 50 anos da procissão.
“A vida traz um conjunto de surpresas, que inexplicavelmente acontecem, como esta dos 50 anos da festa da igreja de Nossa Senhora do Rosário. Recordo, quando criança vinha com os meus avós, paroquianos desta igreja, aqui às festas. No decorrer das eucaristias relembrei o padre Louis Diogo, quando aqui pároco e recentemente falecido. Relembrei a sua presença, posição que hoje assumo em seu lugar. Adorei os 50 anos destas festas, pela celebração da fé e cultura portuguesa.
É uma bonita realidade da nossa comunidade paroquial.
Somos um testemunho da presença de Jesus no meio da nossa vizinhança”, disse o padre Joseph Escobar.
Mais fotos de Augusto Pessoa:
Nossa Senhora do Rosário 2025




0 Comments