Benfica – Real Madrid, declarações 2

by | Jan 28, 2026 | Desporto

 

Lisboa, 28 jan 2026 (Lusa) – Declarações em conferência de imprensa após o Benfica–Real Madrid (4-2), da oitava jornada da fase de liga da Liga dos Campeões de futebol, disputado hoje, no Estádio da Luz, em Lisboa.

– José Mourinho (treinador do Benfica): “Eu já ganhei e perdi jogos e eliminatórias no último minuto. mas nunca com o guarda-redes a fazer um fantástico golo, portanto a emoção é grande. Pensava que já tinha passado por tudo.

Mas, a situação dolorosa. É quando faço a substituição para fechar a porta, porque achava que ganhar chegava, mas depois houve um golo em qualquer lado e ganhar já não chega. Até os jogadores não perceberam.

Depois, quando ganhámos aquela falta lateral, há que ir com tudo. Não quis ir com tudo e disse ao Dahl para ficar porque ou ‘matávamos’ ou ‘morríamos’ de pé. Agora o ‘grandão’ (Trubin) faz um golo fantástico. E para o Benfica é uma noite fantástica, independentemente do que aconteça no futuro.

Já sei que tivemos sorte no sorteio e que jogamos ou com o Inter de Milão ou com o Real Madrid. Estou super feliz pelos jogadores, eles mereciam. Fizeram um jogo absolutamente extraordinário. Se amanhã não houver respeito para com eles, é porque as coisas passaram uma barreira indescritível. Estou super contente pelos jogadores.

A equipa é a mesma desde que comecei a trabalhar com eles. É unida, é boa gente, que quer trabalhar, que sofre com os resultados negativos e que trabalha muito. Que não desiste e vai até ao fim.

Quando iniciámos a quinta jornada tínhamos zero pontos e faltava jogar com Nápoles, Real e Juventus. Eles foram até ao fim. Fizeram o que lhes pedi hoje, que foi ou ‘matamos’ ou ‘morremos’ de pé. Se hoje tivesse ganho 3-2 e tivesse sido eliminado, ‘morria’ de pé.

Hoje ganhámos, foi uma noite importante na Luz, contra um gigante europeu. Economicamente é mais uma receita e ao nível do prestigio é imenso. Eventualmente, com muita dúvida, gostaria que os jogadores tivessem ganhado um bocadinho de respeito, que eles merecem.

Eu não sou importante, até porque há coisas que por muito que tentes não se apagam, não tem solução. A minha carreira não tem solução por muito que a queiram apagar. Não falo de mim, falo do Benfica, como clube, como equipa, dos jogadores que não são os melhores do mundo mas também não são os piores”.

– Álvaro Arbeloa (treinador do Real Madrid): “Hoje estivemos longe do que queríamos fazer. Sabíamos da dificuldade do jogo, da exigência do rival e do ambiente, do que tínhamos de fazer e de estar a altura.

Antes de vir aqui, sabíamos que tínhamos de trabalhar muito. Somos conscientes de que falta muito para fazer e temos de olhar em frente. Para ganhar este tipo de jogos temos de fazer muitas coisas bem.

Não é a primeira vez que acontece um golo do guarda-redes. Eles tinham de correr riscos, estávamos com jogadores a menos e tínhamos de marcar para estar no top 8, eles também tinham de marcar e acabaram por conseguir.

Não me surpreendeu nada. A exigência do jogo ia ser alta, sabíamos o nível do Benfica, o ambiente que ia haver e disse isso aos jogadores. Mas não soube transmitir-lhes o que devíamos fazer em campo. Quando as coisas não saem e quando a equipa esta longe do nível que deve ter, a responsabilidade é minha.

Sou o responsável desta derrota, tal como contra o Albacete [para a taça do Rei de Espanha] e repito, sinto-me totalmente responsável quando as coisas não saem bem como hoje e quando não se cumpre o objetivo, mas não estamos fora da Liga dos Campeões e queremos passar a próxima ronda de play-off.

Faltaram-nos muitas coisas mesmo. Foi um jogo de ‘champions’ contra uma equipa que ia dar a vida, que precisava de ganhar, diante do seu público, e eles puseram muita intensidade, defenderam bem e atacaram bem. Não conseguimos ser superiores ao Benfica”.

 

 

0 Comments

Related Articles