Redação, 17 dez 2025 (Lusa) – Benfica e AVS, ambos do escalão principal, e Torreense e União de Leiria, da II Liga, rumaram hoje aos quartos de final da Taça de Portugal, na estreia no futebol nacional de câmaras corporais integradas no equipamento dos árbitros.
No arranque dos ‘oitavos’, que terminarão em 27 de dezembro, Benfica e União de Leiria atestaram o seu favoritismo nas visitas a Farense (2-0) e Vila Meã (1-0), respetivamente, ao passo que Vitória de Guimarães e Casa Pia foram surpreendidos nas receções a AVS (1-0) e Torreense (2-1), reduzindo para sete o número de clubes da I Liga em competição.
Em Faro, numa reedição do duelo disputado na época passada entre as duas equipas na mesma ronda da Taça, os ‘encarnados’ venceram fora os algarvios, da II Liga, com golos do colombiano Richard Ríos (11 minutos) e do croata Franjo Ivanovic (56), sendo que, na primeira parte, o capitão argentino Nicolás Otamendi falhou uma grande penalidade (28), à semelhança do que tina sucedido a eliminatória anterior, com o Atlético.
José Mourinho atingiu a 750.ª vitória em 1.214 jogos nas diversas provas como treinador principal, tendo ajudado o Benfica, recordista de troféus, com 26, e finalista derrotado na época passada, a eliminar o Farense pela terceira vez nos ‘oitavos’ da Taça de Portugal, após 1995/96 e 2024/25, e a marcar presença nos ‘quartos’ pela quarta vez consecutiva.
A equipa da Luz, que não perde há oito duelos em 2025/26, vai visitar na próxima fase o vencedor do encontro entre os primodivisionários FC Porto, segundo clube mais titulado, com 20 cetros, e Famalicão, que se enfrentam na quinta-feira, no estádio ‘azul e branco’.
No mesmo dia, o bicampeão nacional Sporting, 18 vezes vencedor da Taça de Portugal, continua a defesa do troféu no terreno do Santa Clara, também da I Liga, sendo que, em caso de passagem, será anfitrião do AVS, 18.º e último classificado do escalão principal.
Um dia depois da saída do treinador João Pedro Sousa, os avenses foram orientados de forma interina pelo adjunto Armando Roriz e capitalizaram um golo decisivo do nigeriano Babatunde Akinsola (41 minutos) na visita ao Vitória de Guimarães, quebrando a melhor sequência de resultados da equipa vimaranense em 2025/26, com seis partidas invictas.
Se o AVS está pela primeira vez entre os oito finalistas da Taça de Portugal, o Vitória de Guimarães, vencedor em 2012/13, não superou os ‘oitavos’ pela terceira vez nas últimas quatro temporadas, num jogo em que o francês Oumar Camara ainda desperdiçou uma grande penalidade e viu a recarga certeira ser invalidada por braço na bola (57 minutos).
A outra surpresa do dia aconteceu em Rio Maior, onde o Torreense conseguiu regressar aos ‘quartos’ pela primeira vez desde 1998/99, ao vencer o Casa Pia, antepenúltimo da I Liga, fruto dos golos do haitiano Dany Jean (25 minutos) e de Costinha (64) – o suplente francês Jérémy Livolant atenuou distâncias (81), de penálti, sem evitar a derrota lisboeta.
Na próxima ronda, o Torreense será anfitrião da União de Leiria, que venceu na visita ao Vila Meã (1-0), último ‘resistente’ do Campeonato de Portugal, quarto patamar nacional, com uma grande penalidade convertida pelo capitão espanhol Juan Muñoz (23 minutos).
Os leirienses, que terminaram reduzidos a 10 unidades, face à expulsão do venezuelano Sema Velázquez (90+3 minutos), estão nos ‘quartos’ pela segunda vez nas últimas três épocas, enquanto os nortenhos igualaram a sua melhor campanha, lograda em 2005/06.
Em ação ainda entrarão o Lusitano de Évora e o Fafe, ambos da Liga 3 e opositores em 27 de dezembro, com o vencedor a receber o Caldas, daquele escalão, ou o Sporting de Braga, da I Liga e com três êxitos na competição, que se vão defrontar quatro dias antes.
Os ‘quartos’ da 86.ª edição da Taça de Portugal disputam-se entre 11 e 15 de janeiro de 2026, apesar de existirem datas alternativas previstas, numa prova marcada a partir dos ‘oitavos’ pela estreia experimental no futebol nacional de câmaras corporais nos árbitros.
RTF // MO






0 Comments