Bartolomeu Português: pirata das Caraíbas

by | Jan 7, 2026 | A Descoberta

 

Terá nascido em Portugal por volta de 1623 e morrido na Jamaica em 1670. Mas nenhuma das datas é certa, pois este Bartolomeu Português, que ganhou fama nas Caraíbas durante a segunda metade do século XVII, deixou pouco rasto, tirando ser autor do primeiro ‘Código dos Piratas’, o que lhe garantiu ser uma celebridade até hoje. 

Sabe-se que se apoderou de um barco espanhol e a partir daí fez vida atacando outros barcos espanhóis. Numa ocasião conseguiu mesmo apoderar-se de um navio com avultada carga de cacau e de moedas de prata, mas foi depois atacado e preso. A forca já estava à sua espera, quando fugiu. Como não sabia nadar, diz a lenda que flutuou graças a garrafas vazias de vinho amarradas à cintura.

Atacou um pouco por todo o mar das Caraíbas, entre a Jamaica, Campeche, no México, e Cuba. A dada altura recebeu carta de corso do governador britânico da Jamaica, o que o transformou de pirata em corsário, mas sempre com os navios espanhóis como alvo.

O seu ‘Código dos Piratas’ tratava de questões como a partilha do saque, as regras de convivência a bordo e até as compensações em caso de feridas graves, como membros mutilados. 

Um relato sobre Bartolomeu Português diz que quando morreu vivia na miséria, e foi escrito por Alexandre Olivier Exquemelin, francês que no final do século XVII publicou uma história dos piratas das Caraíbas. A morte tanto pode ter sido em 1669-1670, como no grande sismo que destruiu em 1692 Port Royal, então a grande cidade da Jamaica, refúgio do português.

 

* Jornalista do DN. É doutorado em História e autor do livro ‘Encontros e Encontrões de Portugal no mundo’. 

 

0 Comments

Related Articles