Na noite de 13 de dezembro de 2025, os membros do Posto nº 1 da Associação de Veteranos de Guerra Luso-Americanos (PAWV), juntamente com as comunidades de veteranos e portuguesas de Peabody, Massachusetts, realizaram a celebração do seu 80º aniversário no Salão Memorial Joseph e Dolores Silva.
A 13 de dezembro de 1945, um grupo de veteranos da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, liderado pelo seu primeiro comandante, Henry Leal, fundou uma associação de apoio a veteranos numa antiga escola primária na Rua Tremont, no coração da comunidade portuguesa de Peabody.
Foi originalmente fundado como um clube social para o grande número de veteranos luso-americanos que regressavam a casa após a guerra. O posto atraiu um grupo leal de membros veteranos, associados e auxiliares e evoluiu ao longo dos anos para se tornar uma das principais organizações de serviço à comunidade e aos veteranos na região de North Shore, bem como a sede de várias outras organizações e iniciativas de veteranos e da comunidade.
Os primeiros membros concordaram em organizar-se “para defender a Constituição dos Estados Unidos da América, para encorajar o espírito de camaradagem, para preservar a memória das nossas associações nas Grandes Guerras, para promover a boa vontade e a paz na Terra e para dedicar a nossa camaradagem à ajuda mútua aos veteranos e às suas famílias”.
A celebração do aniversário iniciou-se com a apresentação da mesa de honra, que incluiu o comandante do Posto, coronel aposentado da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), Robert Sousa e a sua esposa, a capitã aposentada da USAF Lydia Todd; o vice-comandante sénior, sargento de primeira classe aposentado do Exército dos Estados Unidos (EUA) John Silva e a sua esposa Hélia; o cônsul-geral de Portugal em Boston, Tiago Araujo e sua esposa Joana; a senadora estadual de MA, Joan Lovely; o mayor de Peabody, Ted Bettencourt; o deputado estadual de MA, Thomas Walsh, e a vereadora do Distrito 3 de Peabody, Stephanie Peach.
A Guarda de Honra, composta por cadetes do Corpo de Formação de Oficiais da Reserva da Força Aérea Júnior (AFJROTC) da Escola Secundária Peabody Veterans Memorial, abriu a cerimónia com a apresentação das bandeiras portuguesa e americana, enquanto a assistência saudava e cantava os hinos nacionais de ambos os países. De seguida, procedeu-se ao o hastear das bandeiras e a invocação feita pelo Capelão do Posto, Walter Blazewicz. Os cadetes realizaram, de seguida, uma emocionante cerimónia em homenagem aos desaparecidos em combate (MIA), seguida da execução da melodia “Taps” em memória dos membros falecidos.
As apresentações dos convidados de honra incluíram citações do deputado estadual Walsh, do mayor Ted Bettencourt e da senadora Lovely, reconhecendo a conquista e a vitalidade do Posto no seu 80º aniversário, bem como o seu papel no apoio às comunidades portuguesa e de veteranos na região de North Shore e arredores.
Tiago Araujo refletiu com entusiasmo sobre os seus três anos e meio como cônsul-geral de Portugal em Boston tendo referido: “Aprendi durante o meu tempo na América que é possível ser 100% português e também 100% americano. Sei que a matemática não bate certo, mas é verdade.” A assistência aplaudiu calorosamente em sinal de concordância.
Um dos momentos mais emocionantes da noite aconteceu após o jantar, quando o coronel Sousa convidou o membro mais novo das Forças Armadas, o cadete Lucas Fracopinto, de dezassete anos, e o veterano mais velho da Segunda Guerra Mundial, o Soldado de Primeira Classe Américo “Marco” Martin, de 101 anos, para participarem na cerimónia de corte do bolo, juntamente com John Silva.
A celebração terminou com a execução do hino das Forças Armadas em homenagem aos membros dos vários ramos das Forças Armadas, as considerações finais do comandante Sousa e a interpretação da canção “God Bless America”.






0 Comments