O Clube Juventude Lusitana, que realiza as maiores e mais antigas festas do São João em terras americanas, vem de uma expressão, já habitual significativa e notória nas celebrações do Dia de Portugal em Rhode Island que estendeu nas Sanjoaninas 2025.
Lá estava o Canal 10 de Providence a reconher a nossa presença integrada. Lá estava o governador de Rhode Island, Daniel McKee e o mais curioso, sem se intimidar a realçar a presença da banda Filarmónica do Clube Juventude Lusitana à sua frente na State House.
“Recordarei para toda a minha vida, quando ainda mayor de Cumberland, acompanhei a filarmónica do Clube Juventude Lusitana numa memorável digressão a Portugal, com uma prolongada estadia em Penalva do Castelo. Saúdo na pessoa do presidente Ângelo Correia todos os músicos pela receção que me foi proporcionada”. Foram palavras do governador McKee a uma banda que deu mais um memorável concerto no passado sábado, 21 de junho, integrado nas Festas Sanjoaninas do Clube Juventude Lusitana. São casos, raros, diremos únicos, que ultrapassam o nosso espaço físico com acontecimentos relevantes e integrados.
Mas a tarde de sábado estava maravilhosa. As Marchas Populares da escola portuguesa vieram a palco. As mesmas que sairam vencedoras na parada do Dia de Portugal em Providence. E aqui temos pormenor: com os jovens vêm os pais, os avós e os tios.
São estes os quadros que gostamos de fotografar.
Mas havia mais um aditivo à tarde nas festas do São João: Os Cavaquinhos. Mais um grupo de bons executantes. Prata da casa. O mais experiente, José Peixoto, veio do Rancho de Mangualde, que Deus lá tenha em paz. Embelezaram a representação do Clube Juventude. O maestro era Manuel Costa, que veio do Faial. João Martins já se reparte com o seu cavaquinho pelo rancho. Não era por acaso que o governador de Rhode Island realçava com exemplos concretos a sua aproximação à comunidade portuguesa, mais especificamente junto do Clube Juventude Lusitana.
Entre um caldo verde, um frango de churrasco, uma sardinha assada, uma carne de espeto, uma filhós da Beira Alta. Joshua Lima e Sara Borges preparam a ementa e João Marques aprovou. Num êxito em que São Pedro deu o seu apoio com o Deus Sol a brilhar sobre o recinto das festas.
E depois do tradicional vieram os nomes sonantes num contributo ao êxito das festas de São João do Clube Juventude Lusitana.
Joey Medeiros veio da Califórnia. Moda Nova. Como dizem são novos, são locais mas agradaram. O Starlight veio do Canadá. O folclore foi mais uma achega ao êxito. E até veio de New Jersey. Mas cuidado, os locais não se intimidaram e brilharam. Danças e Cantares em recuperação e Senhora de Fátima, já recuperado.
Foi a estreia do Joshua e da Sara na presidência.
Podemos informar que são uma mistura na origem. E cujo resultado foi extremamente positivo. Ele (Joshua) é executante da banda Nova Aliança de Santo António de Pawtucket. Entre uma série de atividades que dignificam a sua atividade profissional.
Ela (Sara) é dançarina do Danças e Cantares do Clube Juventude Lusitana. Enfermeira (NP). Dividida entre o Clube Juventude Lusitana e a igreja de Santo António em Pawtucket.






0 Comments