Arlindo Andrade & Origens

by | Sep 17, 2025 | Acústico na Radio, Fotos

Arlindo Andrade e o grupo “Origens” foram os convidados de Dino Garcia no programa Paralelo Unplugged, de quarta-feira, 10 de setembro de 2025.  O grupo “Origens” é constituído por Arlindo Andrade (vocalista), Nelson Medeiros (guitarra), Fernando Vitorino (baixo), Dominick (acordeão), Nick (teclados) e Mike (percussão). A banda existe há 8 anos (a segunda geração dos Origens) e com Arlindo são muito solicitados para atuações nos Estados Unidos e Canadá, cujo repertório é constituído por baladas e música romântica encantando um grande número de admiradores e admiradoras, fazendo do romântico Arlindo o “Julio Iglesias” da comunidade portugesa.

Arlindo imigrou para os EUA em 1982, já imerso na música portuguesa desde a tenra idade de catorze anos de idade,  altura em que vivenciou um momento de grande transformação ao assistir a um concerto de Paco Bandeira em Angola. Desde então apaixonou-se pela música alentejana. Cantava “Eu Nasci no Alentejo”, daquele cançonetista, quando se radicou em Lisboa e após ter formado o grupo “Bangladesh.” Em Lisboa, terra do seu pai, completou o serviço militar e frequentou uma academia de música. Em 1982, convidado por Venício e Jorge passa a fazer parte do conjunto “Origens.” Em 1988, incentivado por colegas oriundos do norte de Portugal, grava “Transmontana”, que se torna num verdadeiro sucesso musical e que já conta 39 anos de popularidade. Posteriorimente grava outros grandes exitos como: “Pescador” (inspirado no sofrimento de uma senhora que perdeu no mar um irmão pescador), “O Amor da Minha Vida” (cantado pela primeira vez e dedicado à sua esposa no dia do casamento onde na mesma ocasião foi desafiado a gravar este tema pelos convidados Jorge Ferreira, Marc Dennis e Robert Leonardo, e mais tarde grava o mesmo no estúdio produção de Jorge Ferreira), “Dança” (apresentando sons musicais mais animados) e a “Mulher Portuguesa.” No total já gravou 14 álbuns constituindo 200 canções. Este outono vai trabalhar no seu décimo quinto álbum com o produtor e compositor musical Nelson Moreira, amigo de trabalho de longa data que já mantém uma colaboração eficaz e duradora desde 1999, estando Nelson ciente da identidade sonora preferida por Arlindo. O novo álbum vai constar de algumas canções em formato acústico ou “unplugged.”

Arlindo, a solo, já foi artista de abertura (“opening act”) de concertos de José Cid, Roberto Leal, Marco Paulo e Quim Barreiros. Já foi letrista musical de canções de  Nelson Rego, José Ribeiro e Dionísio Garcia (“São Martinho”).

 O que cantaram:

– Pescador

– Dança

– O Amor da Minha Vida

– Transmontana

Influências musicais: 

– Paco Bandeira

– Julio Iglesias (“Um Canto a Galicia” cantada no Casino do Estoril na decada dos 70 e 80 e mais tarde em Boston)

– Elvis Presley

Pratos favoritos:

– Feijoada à Transmontana

– Cozido à Portuguesa

– Feijoada de dobrada

– Churrasco

 Lugares favoritos e a visitar:

Algarve, Porto e outras partes do Norte de Portugal (Correlha, Boticas e Montalegre), Madeira e Açores.

 

Fotogaleria de WJFDimages:

 

0 Comments

Related Articles