Antónia de Bragança: infanta portuguesa, princesa alemã e mãe de um rei romeno

by | Dec 31, 2025 | A Descoberta

 

Antónia de Bragança nasceu em Lisboa, em 1845, no Palácio de Belém, que hoje é a residência oficial dos presidentes da república. Era filha da rainha D. Maria II e do seu marido alemão, D. Fernando II, o rei consorte a quem se deve o Palácio da Pena. 

Aos oito anos ficou orfã de mãe e viu o seu irmão Pedro tornar-se rei como D. Pedro V de Portugal. Por causa do casamento do irmão com D. Estefânia, uma princesa alemã, conheceu Leopoldo de Hohenzollern-Sigmaringen, que se viria a tornar o seu marido. A infanta portuguesa conhecia a língua alemã, pelas conversas com o pai. Antónia e Leopoldo casaram-se em 1861, tinha ela 16 anos e ele dez anos mais.

A viagem até à Alemanha foi a bordo da corveta ‘Bartolomeu Dias’, comandada pelo irmão D. Luís, duque do Porto. A notícia da morte por doença do jovem D. Pedro V em finais de 1861 foi recebida já na Alemanha, na época em vésperas de se unificar como país, mas ainda dividida em vários reinos e principados. Antónia sempre fora especialmente próxima de D. Luís, o novo rei, e por isso há extensa troca de correspondência durante anos entre ambos. A infanta dizia nas cartas ao rei ter “saudades de tudo o que é português”.

Antónia teve três filhos. O marido chegou a ser pensado para rei de Espanha, por causa de uma crise grave no país, mas não se concretizou. Quen viria a ser monarca foi o segundo filho, Fernando, mas da Roménia. Era comum na época as famílias da nobreza alemã serem pensadas para resolver questões dinásticas, e o seu tio Carlos, sem filhos, escolheu-o como herdeiro. Fernando I foi rei da Roménia entre 1914 e 1927. Ficou para a História como o unificador do país.

Antónia visitou Portugal em 1887, num reencontro muito emotivo com D. Luís. Ficou viúva em 1905 e morreu em 1913. Viu ainda a sua neta Augusta Vitória, filha de Guilherme, o seu filho mais velho, casar com D. Manuel II, rei exilado por ter sido deposto em 1910, data da implantação da república em Portugal.

 

* Jornalista do DN. É doutorado em História e autor do livro ‘Encontros e Encontrões de Portugal no mundo’.

 

0 Comments

Related Articles