Lisboa, 30 jan 2026 (Lusa) – Hoje é sexta-feira, 30 de janeiro, trigésimo dia do ano, Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas. Faltam 336 dias para o final de 2026.
Este dia é dedicado a Santa Jacinta de Mariscotti, virgem, e a São Muciano Maria Wiaux.
Nos céus, a Lua encaminha-se para a fase plena. Lua cheia, dia 01 de fevereiro, às 22:09.
O Sol nasce às 07:44 e o ocaso regista-se às 17:56.
No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 00:41 e às 13:17, a baixa-mar, às 06:47 e às 19:08.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Aquário, destacando-se o filósofo inglês F. H. Bradley (1846), o antigo presidente dos EUA Franklin Roosevelt (1882), o músico de jazz Roy Eldridge (1911), o antigo primeiro-ministro sueco, figura essencial na social-democracia europeia Olof Palme (1927), os atores Gene Hackman (1930) e Vanessa Redgrave (1937) e o músico britânico Phil Collins (1951).
Nesta data, em 1875, era aprovada a Constituição da França.
Em 1943, forças soviéticas repeliam o exército de Hitler a sudoeste de Estalinegrado.
Em 1948, morria, aos 77 anos, Mahatma Gandhi, em Nova Deli, Índia.
Em 1962, o Navio-Escola Sagres era acrescentado ao efetivo dos navios da Marinha Portuguesa. A cerimónia oficial só teria lugar no Rio de Janeiro, a 08 de fevereiro.
Em 1968, tropas vietcongues atacavam Saigão, capital do Vietname do Sul.
Em 1975, tomava posse o Governo de Transição de Angola, constituído por representantes de Portugal e dos três movimentos de libertação nacional, MPLA, UNITA e FNLA.
Em 1978, Mário Soares assumia a liderança do II Governo Constitucional.
Em 1979, a minoria branca aprovava a nova constituição da Rodésia que entregou, virtualmente, o controle do país à maioria negra.
Em 1980, o major Otelo Saraiva de Carvalho anunciava o lançamento da Força de Unidade Popular.
Em 1981, um comando sul-africano atacava uma residência do Congresso Nacional Africano na Matola, Moçambique, matando sete pessoas.
Em 1985, no termo da visita a Portugal, o Presidente eleito do Brasil, Tancredo Neves, era distinguido com a Grã-Cruz da Ordem de Torre e Espada.
Em 1993, a TVI iniciava as emissões experimentais.
Em 1995, começava o julgamento do processo conhecido por “Timor Gap” (exploração de petróleo pela Austrália no mar de Timor, segundo o acordo com a Indonésia) no Tribunal Internacional da Haia.
Em 2002, nascia a Euronext Lisboa após a assinatura do acordo de fusão da Bolsa de Valores de Lisboa e Porto (BVLP) e a Euronext, plataforma bolsista pan-europeia das praças de Paris, Amesterdão e Bruxelas.
Morria, aos 57 anos, o antigo jornalista João Carreira Bom, membro das equipas de O Século, da agência ANOP, do Expresso e da revista Sábado.
Em 2003, era lançado no Brasil o programa Fome Zero.
Em 2004, morria, aos 59 anos, o cineasta português José Álvaro Morais, realizador e argumentista, autor de “Quaresma” e “Peixe-Lua”.
Morria, aos 74 anos, o arquiteto Vítor Manuel Figueiredo, vencedor do Prémio Secil em 1998.
Em 2005, realizavam-se as primeiras eleições multipartidárias no Iraque, em mais de 50 anos.
O filme “O Herói”, primeira longa-metragem do cineasta angolano Zezé Gamboa, vencia o Grande Prémio do Júri para a Melhor Ficção do Festival de Sundance.
Em 2006, o ex-vereador da Câmara de Gondomar Leonel Viana era constituído arguido no âmbito do processo Apito Dourado.
O filme “Crash”, de Paul Haggis, recebia o prémio de melhor filme do Sindicato dos Atores dos EUA.
Em 2007, o primeiro-ministro, José Sócrates, iniciava uma visita oficial de cinco dias à China.
Uma vaga de atentados no Iraque contra peregrinos xiitas fazia pelo menos 53 mortos e 72 feridos, no feriado religioso da Achura, o dia mais sagrado do calendário do Islão xiita.
Era posto à venda em Portugal o novo sistema operativo da Microsoft, o Windows Vista e o Office 2007.
O escritor Juan Manuel de Prada ganhava o Prémio Biblioteca Breve, instituído pela editora Seix Barral, com “El séptimo velo”.
O antigo secretário-geral da ONU Kofi Annan e o jurista sudanês Mossaad Mohamed Ali eram distinguidos com o Prémio Olof Palme.
Morria, aos 89 anos, Sidney Sheldon, escritor e dramaturgo norte-americano, vencedor de um Óscar.
Em 2008, o primeiro-ministro José Sócrates anunciava novas medidas de combate à pobreza e estímulo à natalidade, como o aumento para 400 euros do complemento solidário para idosos e a criação do subsídio social de maternidade, destinado “às mães que não tiveram carreira contributiva”.
O Presidente interino e irmão do líder histórico cubano, Raúl Castro, obtinha mais votos que Fidel Castro nas eleições gerais, ao ser eleito deputado com 99,4 por cento dos votos.
Os californianos passavam a poder adquirir marijuana, para fins terapêuticos, em máquinas de venda ao público, apesar de o consumo da erva ser proibido por lei nos Estados Unidos.
O escritor José Luís Peixoto vencia por unanimidade o Prémio de poesia Daniel Faria 2008 com a obra “Gaveta de papéis”.
Morria, aos 73 anos, a historiadora Sacuntala de Miranda, uma das principais impulsionadoras do ensino da História contemporânea em Portugal.
Morria, aos 79 anos, Hans Beck, desenhador alemão, criador das personagens Playmobil.
Em 2011, morria, aos 77 anos, o compositor John Barry, cinco vezes vencedor de um Óscar, que escreveu músicas para uma dúzia de filmes do James Bond, entre eles “Só se vive duas vezes” e “007 contra Goldfinger”.
Em 2018, a Escócia tornava-se a primeira região do Reino Unido a legislar sobre a proporção de mulheres em funções de chefia nas entidades públicas.
Em 2019, o fotógrafo Nuno André Ferreira, da agência Lusa, vencia por unanimidade o Prémio Rei de Espanha de Jornalismo, com a fotografia “O Nosso Presidente Marcelo”.
Em 2021, morria, aos 61 anos, António Cordeiro, ator do teatro, cinema e televisão.
Morria, aos 67 anos, Licínio França, ator, cantor e compositor, formava, com Noémia Costa, o Duo Big Bem, que em 1988, vencia o Festival da Canção de Lisboa, com o tema “Lisboa Nunca Esquece”.
Em 2022, o português Jorge Fonseca conquistava a medalha de ouro na categoria -100 kg do Grande Prémio de Portugal da Federação Internacional de Judo, em Almada, ao derrotar na final o suíço Daniel Eich.
O espanhol Rafael Nadal tornava-se o primeiro tenista masculino a vencer 21 torneios do ‘Grand Slam’, ao derrotar o russo Daniil Medvedev, no Melbourne Park, num encontro em que esteve a perder por dois ‘sets’ a zero.
Em 2023 – O Tribunal Constitucional declarava inconstitucionais algumas das normas do decreto que regula a morte medicamente assistida, em resposta ao pedido de fiscalização preventiva do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Em 2024, a aprovação da lei de amnistia dos independentistas catalães era travada no plenário dos deputados de Espanha pelo partido separatista do ex-presidente do governo regional catalão, Carles Puigdemont, que seria um dos principais beneficiários da medida.
Em 2025, morria, aos 78 anos, Marianne Faithfull, cantora e atriz britânica. Criadora de canções como “Broken English”, “Falling From Grace”, “This Little Bird”, “Summer Nights” e “Sister Morphine”. Trabalhou com realizadores como Sam Garbaski, Glenio Bonder, Julien Magnat, em “Rostos na Multidão” (2011), Sofia Coppola, em “Marie Antoinette” (2006), Patrice Chéveau, em “Intimidade” (2001).
(Fonte: Informação de dados astronómicos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e do Instituto Hidrográfico)






0 Comments