Lisboa, 25 fev 2026 (Lusa) – Hoje é quarta-feira, 25 de fevereiro, quinquagésimo sexto dia do ano, Dia Internacional da Commedia Dell’Arte e Dia Internacional do Implante Coclear. Faltam 309 dias para o final de 2026.
Este dia é dedicado aos Beatos Mártires Luís Versiglia e Calisto Caravário, salesianos.
Nos céus, a Lua encaminha-se para a fase plena. Lua cheia, dia 03 de março, às 11:38.
O Sol nasce às 07:15 e o ocaso regista-se às 18:25.
No porto de Lisboa, a baixa-mar verifica-se às 02:24 e às 15:01, a preia-mar às 09:03 e às 21:46.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se o pintor francês Pierre Renoir (1841), o poeta português Cesário Verde (1855), o tenor italiano Enrico Caruso (1873), o estadista norte-americano John Forster Dulles (1888) e o ex-Beatle George Harrison (1943).
Nesta data, em 1570, a Isabel I de Inglaterra, era excomungada pelo Papa Pio V.
Em 1819, morria, aos 84 anos, em Paris, o poeta português Filinto Elisio.
Em 1948, através do chamado golpe de Praga, o Partido Comunista checo derrubava o governo de coligação.
Em 1954, o coronel Gamal Abdel Nasser tomava o poder no Egito.
Em 1955, era fundada, em Lisboa, o Centro Hellen Keller.
Em 1956, o primeiro-ministro soviético, Nikita Krutschev, denunciava, perante o congresso do Partido Comunista da URSS, a política de Estaline.
Em 1977, o Governo português desvalorizava o escudo em 15 por cento.
Em 1983, morria, aos 71 anos, o escritor norte-americano Tennessee Williams.
Em 1986, nascia no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o primeiro bebé proveta português, um rapaz com 3,330 quilos.
O ex-Presidente filipino, Ferdinando Marcos, refugiava-se na ilha norte-americana de Guam, após a líder da oposição, Corazón Aquino, ter tomado posse da Presidência das Filipinas e formado governo.
Em 1987, a Associação de Escritores da URSS anulava a expulsão do romancista Boris Pasternak, Nobel da Literatura.
Em 1991, Saddam Hussein aceitava a resolução 660 do Conselho de Segurança da ONU (a retirada das tropas iraquianas do Kuwait), mas os combates prosseguiam.
Os países do Pacto de Varsóvia aprovavam a dissolução da organização militar, criada em 1955.
Em 1993, morria, aos 65 anos, o ator e encenador português Rogério Paulo.
Em 2001, Pedro Pires vencia as presidenciais de Cabo Verde, por 12 votos.
Em 2003, morria, aos 76 anos, o antigo presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Joaquim Carvalho.
Em 2004, o Prémio Carlos V para a concórdia era atribuído a Jorge Sampaio, Presidente da República Portuguesa.
Morria, aos 51 anos, o autarca José António Canelas, militar do 25 de Abril de 1974 e vereador da CDU da Câmara Municipal de Mora.
Em 2005, morria, aos 83 anos, Peter Benenson, advogado britânico, fundador da Amnistia Internacional.
A PT anunciava o início de fase final de negociações com a Olivedesportos, a Cofina e a Prisa, para a venda da Lusomundo Serviços.
Em 2006, era assinado o acordo de colaboração entre Portugal e o Massachusetts Institute of Technology.
A presença do vírus H5N1 era confirmada num aviário francês, constituindo o primeiro caso de contaminação de aves domésticas na União Europeia.
Morria, aos 69 anos, Tsegaye Gabre-Medhin, poeta etíope.
Em 2007, Martin Scorsese, com “Entre Inimigos”, recebia os Óscares para o melhor filme e o melhor realizador.
Helen Mirren, em “A Rainha”, recebia o Óscar de melhor atriz principal, enquanto o de melhor ator ia para Forest Whitaker, em “O Último Rei da Escócia”. “Uma Verdade Inconveniente”, de Al Gore, recebia o prémio para o melhor documentário e o compositor italiano Ennio Morricone era distinguido com o Óscar honorário da Academia de Hollywood.
Em 2008, o primeiro-ministro e a ministra da Saúde assistiam à colocação da primeira pedra do novo Hospital de Cascais, instituição que servirá 285 mil habitantes e que avança sem unidade de oncologia, apesar dos protestos dos utentes desta especialidade.
Em 2009, morria, aos 91 anos, Philip José Farmer, escritor norte-americano de ficção científica.
Morria, aos 77 anos, Sérgio Alves Moreira, livreiro, antifascista que integrou o assalto ao paquete Santa Maria, com o capitão Henrique Galvão.
Em 2011, morria, aos 65 anos, o fadista José Freire.
Em 2012, o Tribunal de Milão declarava prescrita a acusação de corrupção de testemunhas contra o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi no caso “Mills”, um dos quatro processos que o político tinha na justiça italiana.
Em 2014, morria, aos 78 anos, Mário Coluna, antigo futebolista do Benfica.
Em 2017, morria, aos 61 anos, na Califórnia, EUA, Bill Paxton, ator norte-americano conhecido pela participação em filmes como “Aliens” e “Titanic”.
Em 2019, morria, aos 64 anos, Mark Hollis, antigo vocalista da banda de rock britânica Talk Talk.
Em 2020, morria, aos 54 anos, Laura Ferreira, fisioterapeuta, mulher do ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.
Morria, aos 91 anos, Hosni Mubarak, ex-Presidente do Egito que esteve no poder durante 30 anos até à revolta popular Primavera Árabe, de 2011.
Em 2022, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinava um memorando a autorizar o envio de até 350 milhões de dólares (310,5 milhões de euros) em apoio militar de emergência a Kiev.
Os chefes de Governo e de Estado da União Europeia chegavam a acordo sobre “sanções em massa” que serão “dolorosas para o regime russo”.
Em 2023, o filme “Mal Viver”, de João Canijo, vencia o Urso de Prata para prémio do júri do 73.º Festival de Cinema de Berlim, Alemanha.
Em 2024, morria, aos 87 anos, Armando Moreira, fotojornalista e pintor, usava o nome artístico Marco. Distinguido com vários prémios de fotografia, trabalhou no Jornal de Notícias.
Em 2025, o Tirsense tornava-se a primeira equipa do quarto escalão do futebol português a chegar às meias-finais da Taça de Portugal, ao vencer o Elvas por 2-0, em encontro entre duas equipas do Campeonato de Portugal.
Morria, aos 79 anos, Bernardo Leite Rodrigues, cavaleiro olímpico nos Jogos de Barcelona1992, Espanha.
(Fonte: Informação de dados astronómicos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e do Instituto Hidrográfico)






0 Comments