Almanaque, 20 fev 2026

by | Feb 20, 2026 | Uncategorized

 

Lisboa, 20 fev 2026 (Lusa) – Hoje é sexta-feira, 20 de fevereiro, quinquagésimo primeiro dia do ano, Dia Mundial da Justiça Social, Dia do Animal de Estimação e Dia Mundial da Antropologia. Faltam 314 dias para o final de 2026.

Este dia é dedicado a Santo Euquério, bispo, e a São Eleutério, bispo e confessor.

Nos céus, a Lua encontra-se na fase crescente. Quarto crescente, dia 24, às 12:28.

O Sol nasce às 07:21 e o ocaso regista-se às 18:20.

No porto de Lisboa, a baixa-mar verifica-se às 01:05 e às 13:28, a preia-mar às 07:30 e às 20:02.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se o almirante inglês Sir William Cornwallis (1744) e os artistas franceses Lucien Pissarro (1863) e Honoré D’Aumier (1803).

Nesta data, em 1567, morria, aos 47 anos, o fundador do Rio de Janeiro, Estacio de Sá.

Em 1878, o fidalgo português Adriano de Paiva Brandão, cientista e professor da Academia do Porto, apresentava em O Instituto, revista científica de Coimbra, o estudo sobre a telescopia elétrica, cujos princípios constituem a base da transmissão da imagem à distância, a atual televisão.

Em 1909, o diário parisiense Le Fígaro publicava o “Manifesto do Futurismo”, do poeta italiano Emilio Filipo Marinetti.

Em 1965, a nave espacial norte-americana Ranger 8 despenhava-se na superfície lunar.

Em 1978, morria, aos 76 anos, em Lisboa, o escritor açoriano Vitorino Nemésio.

Em 1986, a URSS lançava a estação espacial Paz.

Em 1988, a agência noticiosa norte-americana UPI era vendida ao grupo World News Wire.

Em 1991, no centro de Tirana, cem mil manifestantes derrubavam a estátua do líder comunista Enver Hoxha, fundador do regime albanês.

Em 1993, a TVI – Canal 4, o segundo canal privado de televisão a operar em Portugal, iniciava as emissões regulares.

Em 1994, João Paulo II condenava o Parlamento Europeu por ter aprovado a resolução que permitia o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Em 1995, o realizador francês Bertrand Tavernier conquistava o Urso de Ouro do 45.º Festival Internacional de Cinema de Berlim, com a película “L’Appat”.

Em 1997, o projeto que visava alterar a chamada Lei do Aborto era derrotado por um voto (111 votos a favor, 112 contra), no Parlamento português.

Em 1999, terminava o XXI Congresso do PSD, reconduzindo Marcelo Rebelo de Sousa na liderança.

Em 2000, os reformistas iranianos do Presidente Mohamed Khatami venciam, com maioria absoluta, as eleições parlamentares.

Em 2003, o Parlamento Açoriano aprovava o Plano Regional da Água, instrumento de gestão dos recursos hídricos dos Açores. Morria, aos 95 anos, o romancista e ensaísta francês Maurice Blanchot.

Em 2004, a Casa da Música, no Porto, escolhia Anthony Withworth-Jones para diretor artístico.

Em Lisboa, era de novo decretada a prisão preventiva de João Vale e Azevedo, no âmbito do processo Euroárea.

Em 2005, o PS obtinha 45 por cento dos votos e conseguia, pela primeira vez, a maioria absoluta com a eleição de 120 deputados, nas Legislativas.

Morria, com 67 anos, Hunter S. Thompson, escritor e jornalista norte-americano, autor de “Hells Angels”.

Morria, Raul David, 87 anos, escritor angolano, autor de “Colonizados e Colonizadores”.

Morria a atriz Sandra Dee, 62 anos, protagonista de “The Reluctant Debutante”, de Vincente Minnelli.

Em 2006, o Presidente da República, Jorge Sampaio, começava, em Timor-Leste, a última visita oficial do mandato.

Professores do ensino secundário iniciavam greve de uma semana em protesto pelas aulas de substituição nos 2.º e 3.º ciclos.

O jornal 24 horas requeria a nulidade das buscas e apreensões feitas na redação, no âmbito da polémica do “Envelope 9”, apenso ao Processo Casa Pia.

Em 2007, os Ministros do Ambiente da União Europeia chegavam a acordo para reduzir em 20 por cento as emissões de gases com efeito de estufa até 2020.

O parlamento timorense ratificava o tratado de partilha dos recursos do Mar de Timor com a Austrália.

Morria, com 93 anos, Carl Henning Pedersen, pintor dinamarquês, cofundador do movimento de arte Cobra, dito “Hans Christian Andersen do mundo da pintura”.

Em 2008, a lei dos vínculos, carreiras e remunerações era promulgada pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, depois de retiradas as normas consideradas inconstitucionais.

A atriz Maria de Medeiros era nomeada “Artista UNESCO para a Paz” e é a primeira portuguesa a alcançar tal distinção.

Em 2009, morria Fernando Pinto Ribeiro, autor de várias letras para fado. Tinha 80 anos.

Morria, aos 43 anos, Christopher Nolan, escritor irlandês.

Morria, aos 78 anos, John Paul Abranches, o último filho vivo do cônsul Aristides de Sousa Mendes.

Em 2010, fortes chuvadas na Madeira provocavam a maior tragédia dos últimos 100 anos. O Governo decreta um luto nacional pelas vítimas da Madeira.

Em 2012, os acionistas da EDP aprovavam a entrada dos chineses da Three Gorges no conselho geral e de supervisão e a continuidade de António Mexia à frente da comissão executiva da empresa até 2014.

Em 2015, os grupos parlamentares da maioria PSD/CDS-PP, PS, PCP, BE e “Os Verdes” decidiam por unanimidade conceder honras de Panteão Nacional ao futebolista Eusébio.

Morria, aos 80 anos, José Moaiane, general moçambicano, histórico da Frelimo.

Em 2016, a realizadora Leonor Teles vencia o Urso de Ouro da competição de curtas-metragens, do Festival Internacional de Cinema de Berlim, com o filme “Balada de um Batráquio”.

Em 2017, morria, aos 90 anos, em Cascais, José Fernandes Fafe, primeiro embaixador português em Havana, Cuba, depois do 25 de Abril.

Em 2020, nascia o Vasco da Gama, clube fundado por operários, que levaria o basquetebol a muitos jovens dos bairros do Porto.

Morria, aos 71 anos, Pedro Rocha Baptista, antifascista, escritor e ensaísta, cofundador do jornal de oposição ao Estado Novo O Grito do Povo, deputado à Assembleia Municipal do Porto. Morria, aos 56 anos, Jorge Neto, cantor cabo-verdiano.

Morria, aos 67 anos, Joaquim Pina Moura, economista, membro do Partido Comunista Português (1972-1991), aderiu ao Partido Socialista em 1995, ministro das Finanças e Economia de governos de António Guterres, administrador da GALP e presidente da Iberdrola Portugal.

Em 2021, a judoca portuguesa Rochele Nunes conquistava a medalha de prata no Grand Slam de Telavive.

Em 2022, O ciclista belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinil) conquistava pela segunda vez a Volta ao Algarve.

Em 2025, morria, aos 85 anos, Jerry Butler, cantor, compositor e produtor americano de música ‘soul’, com êxitos como “For Your Precious Love”, “Only the Strong Survive” e “Make It Easy On Yourself”, membro do Rock and Roll Hall of Fame.

(Fonte: Informação de dados astronómicos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e do Instituto Hidrográfico)

0 Comments

Related Articles