Almanaque, 19 jan 2026

by | Jan 19, 2026 | Outras Notícias

 

Lisboa, 19 jan 2026 (Lusa) – Hoje é segunda-feira, 19 de janeiro, décimo nono dia do ano. Faltam 347 dias para o final de 2026.

Este dia é dedicado ao Beato Marcelo Spínola Maestre e a São Germânico, mártir.

Nos céus, a Lua encontra-se na fase crescente. Quarto crescente, dia 26, às 04:48.

O Sol nasce às 07:52 e o ocaso regista-se às 17:43.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 03:23 e às 15:45, a baixa-mar, às 09:24 e às 21:30.

 

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Capricórnio, destacando-se o inventor escocês James Watt (1736), o filósofo francês Auguste Comte (1798), o escritor norte-americano Edgar Allan Poe (1809), o pintor francês pós-impressionista Paul Cézanne (1839), o compositor alemão Boris Blacher (1903), o barítono Hans Hotter (1909), o ator norte-americano Victor Mature (1916), a cantora “country” Dolly Parton (1947) e o maestro britânico Simon Rattle (1955), atual titular da Filarmónica de Berlim.

 

Nesta data, em 1493, a França e a Espanha assinavam o Tratado de Barcelona.

Em 1812, forças britânicas, comandadas pelo Duque de Wellington, tomavam Ciudad Rodrigo, em Espanha.

Em 1918, o partido bolchevique dissolvia a Assembleia Constitucional Russa em Petrogrado.

Em 1919, Paiva Couceiro proclamava no Porto a chamada Monarquia do Norte.

Em 1938, na Guerra Civil de Espanha, a força aérea nacionalista, apoiada pelas forças nazis de Adolf Hitler, bombardeava Barcelona e Valência.

Em 1964 num jogo de futebol da Taça do Brasil, entre o Santos e o Grémio, o futebolista Pelé iria para a baliza não sofrendo nenhum golo.

Em 1969, manifestações antissoviéticas regressavam à Checoslováquia.

Em 1978, o PS e o CDS assinavam o acordo que conduziria à formação do II Governo Constitucional.

Em 1981, os EUA e o Irão assinavam, separadamente, o acordo que previa a libertação, em 24 horas, dos 52 reféns norte-americanos detidos há mais de 13 meses em Teerão.

Em 1982 morria, em São Paulo, a cantora brasileira Elis Regina. Tinha 36 anos.

Em 1986, morria o professor Tierno Galvan, presidente do município de Madrid, impulsionador da “Movida”, fundador do Partido Socialista Popular Espanhol, mais tarde PSOE.

No Iémen do Sul, era derrubado o Presidente Nasser Mohammed.

Em 1988, um casal norte-americano, natural da Pensilvânia, conseguia autorização para fixar residência na URSS com o estatuto de asilo político.

Em 1990, era criada a região de Turismo de Évora.

O exército soviético disparava sobre manifestantes na capital do Azerbaijão, Baku, matando e ferindo dezenas de pessoas.

Em 1993, a Academia de Artes e Ciências de Hollywood anunciava a atribuição de um Óscar honorário ao cineasta italiano Frederico Fellini pelo conjunto da sua obra.

Em 1995, o escritor espanhol Camilo José Cela, Prémio Nobel da Literatura, recebia a Grã-Cruz da Ordem Militar de Santiago de Espada da República Portuguesa.

Em 2000, ficavam gravemente feridos os portugueses Carlos Sousa e o seu navegador, João Luz, na 13.ª etapa do Rali Paris-Dakar-Cairo, perdendo a 7.ª posição da geral.

Morria, na Tunísia, o antigo primeiro-ministro italiano Bettino Craxi.

Em 2001, a EDP rompia a parceria com os espanhóis da Iberdrola, estabelecida dois meses antes.

Em 2002, morria o futebolista brasileiro Vavá, Edvaldo Izidio Neto, bicampeão mundial em 1958 e 1962. Tinha 67 anos.

Em 2003, o piloto português Carlos Sousa conquistava a melhor posição portuguesa de sempre no Rali Paris Dakar, terminando a prova no 4.º lugar da geral.

O arquiteto norte-americano Frank Gehry chegava a Lisboa, a convite do Município, no âmbito do projeto de recuperação urbana do Parque Mayer.

Em 2004, a fadista Mísia era condecorada com a Ordem das Artes e das Letras de França.

A Agência Espacial Europeia divulgava a primeira imagem da superfície de Marte obtida pela sonda Mars Express.

Em 2005, a presidente da Câmara de Leiria, Isabel Damasceno, era constituída arguida no âmbito das investigações do processo Apito Dourado.

Em 2006, era aprovada a nova Lei da Rádio, que estabelece quotas mínimas de 25 a 40 por cento para a emissão de música portuguesa.

O artista Pedro Calapez recebia o Prémio Nacional de Arte Gráfica de Espanha.

Morria, aos 64 anos, Wilson Pickett, cantor de música soul norte-americano, criador de “In the midnight hour”.

Em 2007, entrava em vigor o novo Estatuto da Carreira Docente.

Morria Hrant Dink, 53 anos, jornalista turco de origem arménia, assassinado.

Morria Denny Dohery, 66 anos, músico canadiano, vocalista dos “The Mamas and the Papas”.

Morria, aos 69 anos, Fiama Hasse Pais Brandão, poetisa, escritora, dramaturga, ficcionista, ensaísta e tradutora. Entre as obras de poesia contam-se “O Texto de João Zorro”, “Novas Visões do Passado”, “Homenagem à Literatura”, “Área Branca”, “Três Rostos”, “Epístolas e Memorandos” e “F de Fiama”, enquanto no campo da prosa escreveu “O Retratado”, “Falar sobre o Falado” e “O Movimento Perpétuo”, e para o teatro ”Os Chapéus de Chuva”, “O Testamento”, “Põe ou o Corvo”, “Quem Move as Árvores” e “Noites de Inês Constança”. Prémio de Revelação de Teatro da Sociedade Portuguesa de Escritores, Prémio D. Dinis de Poesia, Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores e Prémio da Associação de Críticos Literários com o seu último livro “Contos da Imagem” (2005).

Morria, aos 74 anos, Ruy Albuquerque, professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa, advogado e administrador de empresas.

Em 2008, o velejador português João Rodrigues sagrava-se, aos 35 anos, vice-campeão mundial de prancha olímpica (classe RS:X), após a Medal Race (última prova, destinada aos dez melhores classificados) da prova que decorreu em Takapuna Beach, Nova Zelândia.

Morria a atriz norte-americana Suzanne Pleshette que se tornou conhecida pelo seu papel como professora no filme “Pássaros” de Alfred Hitchcok, vítima de paragem respiratória. Tinha 70 anos.

Em 2010, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, condecorava Pedro Santana Lopes com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

Em 2011, o árbitro italiano Pierluigi Collina, já retirado da competição, era considerado pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol o melhor árbitro do último quarto de século.

Em 2015, morria Robert Manzon, francês pioneiro da Fórmula 1. Tinha 97 anos.

Em 2016, morria Glenn Frey, fundador e guitarrista da banda de rock norte-americana ‘Eagles’. Tinha 67 anos.

Morria Ettore Scola, o cineasta italiano realizador de filmes como “Um dia inesquecível” ou “Tão amigos que nós éramos”. Tinha 84 anos.

Em 2018, morria, aos 89 anos, John Barton, encenador britânico e cofundador da Royal Shakespeare Company.

Em 2020, morria, aos 88 anos, Henrique Espírito Santo, produtor, cineclubista e ator.

Morria, aos 98 anos, Shin Kyuk-ho, empresário sul-coreano, fundador do grupo económico Lotte.

Em 2021, o Benfica detetava 17 novos casos de covid-19 entre jogadores, equipa técnica, ‘staff’, incluindo o presidente Luís Filipe Vieira, no decurso dos testes realizados desde dia 16, pondo em causa a participação da equipa nas competições de futebol.

O guarda-redes Tom King, do Newport County, da quarta divisão inglesa de futebol, fixava em 96,01 metros o novo recorde do mundo para o do golo marcado de maior distância em uma partida oficial de futebol.

Em 2022 – Portugal ultrapassava os dois milhões de pessoas infetadas pelo coronavírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia de covid-19, o que equivale a cerca de 20% da população.

Em 2024, morria, aos 71 anos, Júlio Pereira, advogado, juiz conselheiro e procurador-geral adjunto do Supremo Tribunal de Justiça, ex-secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa, entre 2005 e 2017, e diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, foi ainda secretário de Estado da Defesa Nacional do primeiro Governo socialista liderado por António Guterres.

Em 2025, entra em vigor uma trégua entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, que previa a libertação em várias fases de dezenas de reféns israelitas mantidos pelo movimento islamita palestiniano, a libertação de centenas de prisioneiros palestinianos em Israel e o regresso a Gaza de centenas de milhares de pessoas.

(Fonte: Informação de dados astronómicos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e do Instituto Hidrográfico)

 

 

0 Comments

Related Articles