Almanaque, 12 fev 2026

by | Feb 12, 2026 | Outras Notícias

 

Lisboa, 12 fev 2026 (Lusa) – Hoje é quinta-feira, 12 de fevereiro, quadragésimo terceiro dia do ano, Dia Internacional contra o Uso de Crianças-Soldado, Dia Internacional para a Prevenção do Extremismo Violento que possa conduzir ao Terrorismo e Dia Internacional de Darwin. Faltam 322 dias para o final de 2026.

Este dia é dedicado a Santa Eulália de Barcelona, mártir, e a Santo António Cauleas, patriarca.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a fase nova. Lua nova, dia 17, às 12:01.

O Sol nasce às 07:31 e o ocaso regista-se às 18:11.

No porto de Lisboa, a baixa-mar verifica-se às 05:22 e às 17:45, a preia-mar às 11:50.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Aquário, destacando-se o 16.º Presidente norte-americano, Abraham Lincoln, o naturalista britânico Charles Darwin (ambos em 1809) e o ator norte-americano Lorne Greene (1915).

 

Nesta data, em 1804, morria o filósofo Immanuel Kant.

Em 1818, era proclamada a independência do Chile.

Em 1877, Alexander Graham Bell fazia a primeira apresentação pública do seu mais recente invento, o telefone.

Em 1953, a URSS rompia relações com Israel.

Em 1974, o escritor Alexander Soljenitsine era preso em Moscovo.

Em 1981, Portugal era aceite, por unanimidade, membro de pleno direito do Eurocontrol, Organização Europeia para a Segurança na Navegação.

Começava a publicar-se o trissemanário desportivo Gazeta dos Desportos.

Em 1984 morria, aos 69 anos, o escritor Julio Cortázar, nascido na Bélgica, com nacionalidade argentina, mas naturalizado francês.

Em 1986, o Reino Unido e a França assinavam, em Cantuária, o tratado que previa a construção do túnel sob a Mancha.

Em 1988, morria, aos 59 anos, o fadista Fernando Farinha.

Morria, aos 79 anos, o Conde de Aguilar, nome artístico do ilusionista Saul Fernandes de Aguilar.

Em 1990, cientistas da Universidade de Yale, EUA, identificavam um fóssil com 120 milhões de anos, a flor mais antiga do mundo.

Em 1995, o XIII Congresso do CDS-PP reforçava a liderança de Manuel Monteiro.

Em 2000, 0 Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, iniciava uma visita de dois dias a Timor.

Em 2001, cientistas divulgavam, em Washington, Paris, Londres, Berlim e Tóquio, uma sequência de 95 por cento do genoma humano.

Em 2002, morria, aos 76 anos, o antigo futebolista português José Travassos, um dos cinco violinos do Sporting.

Começava a ser julgado, Slobodan Milosevic, ex-Presidente jugoslavo.

Em 2003, mais de seis mil elementos das polícias portuguesas manifestavam-se em Lisboa, “em defesa das reivindicações da classe”.

Em 2004, cientistas sul-coreanos apresentavam os ensaios sobre a obtenção, pela primeira vez, de células estaminais de um embrião humano, por clonagem. A investigação viria a verificar-se falsa, cerca de dois anos mais tarde.

Em 2005, os prémios da British Academy of Film and Television Arts (BAFTA) distinguiam os filmes “O Aviador”, do norte-americano Martin Scorsese, e “Vera Drake”, do britânico Mike Leigh.

Em 2006, Pedro Pires era reeleito Presidente de Cabo Verde, com 50,84 por cento dos votos.

O líder iraquiano Ibrahim Jafari era nomeado chefe do governo pelos xiitas conservadores, maioritários no parlamento saído das eleições de dezembro.

Em 2007, Portugal continental era abalado por um sismo de magnitude 5,8 na escala de Richter, sem provocar danos pessoais ou materiais.

O ex-vice-presidente iraquiano Taha Yassine Ramadan era condenado à morte pelo Alto Tribunal Penal iraquiano, por crimes contra a humanidade.

Morria, aos 102 anos, Peggy Gilbert, saxofonista de jazz norte-americana.

Morria, aos 82 anos, o Monsenhor Ferreira de Melo, antigo diretor do Secretariado-Geral do Episcopado Português.

Em 2008, a antiga presidente do Instituto de Reinserção Social Maria Clara Albino tomava posse como diretora geral dos Serviços Prisionais.

A primeira base de dados de perfis de ADN para fins de identificação civil e de investigação criminal passa a poder ser criada em Portugal a partir do mês de março, conforme o diploma publicado em Diário da República.

O cineasta norte-americano Steven Spielberg renunciava à participação artística nos Jogos Olímpicos de Pequim, acusando a China de não fazer pressão suficiente sobre o aliado Sudão para que termine a violência no Darfour.

Uma Bota de Ouro de Eusébio e uma camisola, bola e botas de Cosme Damião, fundador e futebolista do Benfica, integravam a exposição sobre o clube, inaugurada no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Em 2010, entrava em funcionamento a Base de Dados de Perfis de ADN para fins de investigação criminal e identificação civil.

Em 2011, morria, aos 91 anos, a atriz norte-americana Betty Garrett, estrela da Broadway que contracenou com Frank Sinatra em dois musicais.

Em 2012, a Zâmbia conquistava pela primeira vez na sua história a Taça das Nações Africanas de futebol (CAN), ao vencer na final a Costa do Marfim por 8-7, no desempate por grandes penalidades, em Libreville.

Morria, aos 82 anos, David Kelly, ator irlandês, conhecido pelo seu papel no filme de Tim Burton “Charlie e a Fábrica de Chocolate”.

Em 2015, morria, aos 101 anos, Tomie Ohtake, artista plástica brasileira, de origem japonesa.

Em 2017, o produtor André Allen Anjos vencia o Grammy de Melhor Gravação Remisturada e era o primeiro português a ser distinguido com um destes prémios norte-americanos de música.

Morria, aos 76 anos, Al Jarreau, cantor de jazz norte-americano e vencedor de sete prémios Grammy, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Morria, aos 71 anos, Sam Arday, em Acra, Gana, treinador de futebol ganês e primeiro selecionador africano a conquistar uma medalha olímpica no futebol.

Em 2019, o Parlamento Europeu aprovava o novo Mecanismo Europeu de Proteção Civil, que reforça a capacidade da União Europeia em matéria de prevenção e resposta a catástrofes, como incêndios florestais e inundações.

Morria, aos 81 anos, Gordon Banks, guarda-redes de Inglaterra e campeão mundial em 1966.

Em 2022, o Chelsea conquistava pela primeira vez o Mundial de clubes de futebol, ao vencer o Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, por 2-1, após prolongamento, na final da edição de 2021, em Abu Dhabi.

Em 2023, morria, aos 75 anos, Manuel Rocha, jornalista e ex-diretor de Informação da RTP, entre 1994 e 1996. Casado com a jornalista da RTP Fátima Campos Ferreira.

Morria, aos 54 anos, David Jude Jolicoeur, conhecido como Trugoy The Dove, ‘rapper’ norte-americano e um dos membros fundadores do trio de hip-hop De La Soul. Em 2010 entrava no Registo Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso norte-americano pela sua relevância histórica.

Em 2024, o nadador Diogo Ribeiro sagrava-se campeão do mundo dos 50 metros mariposa dos Mundiais aquáticos, em Doha, Qatar.

(Fonte: Informação de dados astronómicos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e do Instituto Hidrográfico)

0 Comments

Related Articles