Lisboa, 09 mai 2026 (Lusa) – Hoje é sábado, 09 de maio, centésimo vigésimo nono dia do ano, Dia Mundial das Aves Migratórias e Dia da Europa. Faltam 236 dias para o final de 2026.
Este dia é dedicado a Santa Catarina de Bolonha e à Beata Maria Teresa de Jesus, fundadora das Pobres Irmãs Escolares de Nossa Senhora.
Nos céus, a Lua atinge o quarto minguante, às 22:10.
O Sol nasce às 06:30 e o ocaso regista-se às 20:36.
No porto de Lisboa, a baixa-mar verifica-se às 01:39 e às 13:55, a preia-mar às 08:03 e às 20:27.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Touro, destacando-se o abolicionista norte-americano John Brown (1800), o romancista escocês James Barrie (1860), autor de “Peter Pan”, o egiptólogo Howard Carter (1837), o ator Pedro Armendariz (1912), o jornalista norte-americano Mike Wallace (1918), os atores britânicos Glenda Jackson e Ralph Finney (1936), o cineasta James L.Brooks (1940), a atriz Candice Bergan (1946), o músico Billy Joel (1949) e a atleta francesa Mari-Jose Perec (1968).
Nesta data, em 1502, o navegador Cristóvão Colombo largava do porto de Cádiz, Espanha, na quarta e última viagem que empreendia ao Novo Mundo.
Em 1736, morria, aos 77 anos, o diplomata Diogo de Mendonça Côrte-Real, um dos negociadores do tratado de Utreque e fundadores da Real Academia de História.
Em 1979, os EUA e a URSS chegavam a um acordo básico sobre o tratado de armas nucleares Salt II.
Em 1978, o antigo primeiro-ministro italiano Aldo Moro, raptado há 54 dias pelas Brigadas Vermelhas, era encontrado morto dentro de um automóvel, no centro de Roma.
Em 1985, o Parlamento português recebia o Presidente dos EUA, Ronald Reagan.
Em 1992, era constituída a Plataforma de Esquerda, associação política de natureza não partidária.
Em 1994, a Suécia e a Finlândia, dois países com uma longa tradição de neutralidade, aderiam, em Bruxelas, à parceria para a paz, programa de cooperação militar da NATO.
Em 1995, morria, aos 49 anos, Agostinho Roseta, dirigente da UGT.
Em 1997, o Senado norte-americano aprovava a lei que permite julgar e condenar, como adultos, os menores de 13 anos, autores de crimes violentos.
Em 1998, a EXPO-98 fazia o ensaio geral em Lisboa.
Em 1999, o Governo português concedia asilo político ao ex-Presidente da Guiné-Bissau, Nino Vieira.
Em 2000, o advogado Garcia Pereira apresentava a candidatura às eleições presidenciais.
Um corte total de eletricidade afetava quase metade de Portugal Continental.
Em 2001, a França extraditava para Espanha a etarra Inoia Lopez Riaño, acusada de 23 homicídios.
Em 2003, a fábrica de calçado C&J Clark, em Castelo de Paiva, fechava as portas, com o despedimento dos últimos 51 trabalhadores.
O ensaísta português Eduardo Lourenço era distinguido com o Prémio da Latinidade da União Latina.
Em 2004, um atentado bombista na Tchechénia causava a morte do Presidente Akhmad Kasdyrov.
O Benfica garantia o segundo lugar na Liga Nacional de Futebol e a presença na Liga de Campeões Europeus.
Em 2005, o “Libro delle Cadute”, de Casimiro de Brito, recebia o Prémio de Poesia Aleramo – Mário Luzi para a melhor obra estrangeira editada em Itália em 2004.
Em 2006, o Tribunal Constitucional multava, pela primeira vez, dirigentes partidários por irregularidades nas contas anuais dos partidos referentes ao ano de 2001.
A polícia espanhola lançava uma operação contra uma rede de corrupção, estimada em 2.500 milhões de euros, envolvendo a Fundação Afinsa e o Fórum Filatélico, dirigidos pelos portugueses Albertino de Figueiredo e Carlos de Figueiredo Escriba.
O Parlamento da Estónia ratificava o Tratado da Constituição Europeia.
O primeiro-ministro timorense Mari Alkatiri afirmava que o objetivo da vaga de violência residia numa “tentativa de golpe constitucional”.
O Irão nomeava um embaixador para o Iraque, pela primeira vez em mais de 20 anos.
Em 2007, Helena Roseta deixava o PS e anunciava candidatura à Câmara de Lisboa como independente, apoiada por um movimento de cidadãos.
José Ramos Horta era eleito Presidente de Timor-Leste, com 69,18 por centos dos votos, contra 30,82 por cento de Francisco Guterres “Lu Olo”, na segunda volta das presidenciais.
O Papa Bento XVI chegava a São Paulo, Brasil, para a primeira visita pastoral a um país da América Latina.
O pianista Mário Laginha vencia o Prémio Carlos Paredes 2007 com o álbum “Canções & Fugas”.
Em 2008, o Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas anunciava a suspensão dos seus voos para a Birmânia (Myanmar) devido a restrições “inaceitáveis”, impostas pelos militares no poder, após o ciclone Nargis. As Nações Unidas consideravam “sem precedentes” na história dos trabalhos humanitários, a recusa da Junta Militar da Birmânia em conceder vistos de entrada a peritos de salvamento.
O FC Porto era punido com a perda de seis pontos e o seu presidente, Pinto da Costa, suspenso por dois anos, enquanto o Boavista FC é condenado à descida de divisão, perda de seis pontos e várias multas, entre as quais uma de 180.000 euros no âmbito do processo “Apito Final”, sobre corrupção no futebol.
Em 2009, a Republica do Kosovo era admitida como o 186º membro do FMI – Fundo Monetário Internacional.
Em 2010, era criado o Fundo Europeu de Estabilização financeira por todos os membros da Zona Euro, para ajudar a combater a crise das dívidas soberanas, com sede no Luxemburgo.
Em 2012, morria Vidal Sassoon, cabeleireiro. Tinha 84 anos.
Em 2017, morria, aos 83 anos, Armando Baptista-Bastos, jornalista, cronista e escritor.
Em 2018, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetava o decreto que permite a mudança da menção do sexo no registo civil a partir dos 16 anos.
A aliança opositora Pacto pela Esperança vencia as eleições na Malásia e colocava um fim a 60 anos da Frente Nacional no poder.
Em 2019, os líderes da União Europeia a 27 adotavam, na Roménia, a “Declaração de Sibiu” sobre o futuro da Europa.
Em 2020, morria, aos 87 anos, Little Richard, cantor e pianista norte-americano, eleito pela revista Rolling Stone como o 8.º maior artista de todos os tempos.
Em 2021, o Benfica sagra-se pela primeira vez campeão nacional de basquetebol feminino, ao vencer a União Sportiva por 76-73, no terceiro jogo da final do campeonato de 2020/21, em Vila Franca do Campo, nos Açores.
Morria, aos 94 anos, José Manuel Caballero, escritor e poeta espanhol, Prémio Cervantes em 2012.
Em 2022, morria, aos 67 anos, José Emílio Campos Coroa, médico, antigo presidente da Académica, entre 1995 e 2022.
Em 2024, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciava que o Conselho de Ministros aprovou a gratuitidade dos medicamentos sujeitos a prescrição médica aos cerca de 145 mil beneficiários do Complemento Solidário para Idosos.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, demitia o chefe do Departamento de Proteção do Estado, Serhi Rudi, a que pertenciam dois coronéis detidos por alegado envolvimento numa conspiração russa para assassiná-lo.
Em 2025, Portugal ratificava o acordo sobre a conservação e utilização sustentável da diversidade biológica marinha das áreas além da jurisdição nacional, conhecido como Tratado do Alto Mar, adotado, no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, em Nova Iorque, a 19 de junho de 2023.
(Fonte: Informação de dados astronómicos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e do Instituto Hidrográfico)






0 Comments