O embaixador de Portugal nos Estados Unidos, Francisco Duarte Lopes, entregou a 30 de setembro as insígnias de Comendador da Ordem do Mérito, a título póstumo, ao Professor Doutor Nelson Traquina, por delegação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
As insígnias foram entregues aos irmãos Perry Traquina e Diana Traquina, numa cerimónia no Consulado-Geral de Portugal em Boston que juntou muitos membros e amigos da família.
Nelson Traquina foi ao longo de várias décadas uma das maiores referências em Portugal nos estudos sobre jornalismo, ganhando também vasto reconhecimento internacional pela sua obra.
O jornalista e professor luso-americano nasceu e cresceu numa família portuguesa de Chicopee, com origens em Alcobaça. Estudou nos Estados Unidos no Assumption College, em Worcester, na Universidade de Paris e na Universidade de Denver, no Colorado.
Iniciou a sua carreira profissional em Portugal como jornalista após o 25 de Abril de 1974, trabalhando para a United Press International.
Foi Professor ao longo de várias décadas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde fundou o Centro de Investigação Media e Jornalismo.
Nelson Traquina regressou a MA nos últimos anos de vida, tendo falecido em 2019, em Chicoppe, cidade com uma importante e antiga comunidade portuguesa.
A cerimónia pública de entrega de insígnias de Comendador da Ordem do Mérito, a título póstumo, foi muito comovente, tendo servido para valorizar o legado de um luso-americano com um percurso de referência no nosso país, bem como o exemplo de boa integração e sucesso da família Traquina, com numerosos membros nesta região dos Estados Unidos, de diferentes gerações.
Na cerimónia, o Embaixador de Portugal nos Estados Unidos salientou o papel fundamental de Nelson Traquina na formação de várias gerações de jornalistas portugueses, muitos ainda em atividade.
Diana Traquina, irmã de Nelson Traquina, lembrou as origens da sua família, incluindo o papel desempenhado pelos seus pais, emigrantes portugueses chegados aos Estados Unidos com escassa educação formal, na garantia de condições de progressão pessoal e educativa para os seus filhos.




0 Comments