Lisboa, 19 fev 2026 (Lusa) – O projeto “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria” vai fixar-se em Benfica nos próximos quatro anos e vai criar um cancioneiro da freguesia lisboeta para documentar a multiculturalidade, foi hoje anunciado.
“Mais do que um levantamento artístico, será possível documentar a multiculturalidade e as histórias de quem habita o bairro, celebrar a diversidade musical e os artistas locais, passando por diferentes gerações e estilos como o fado, hip hop, mornas e músicas tradicionais, formando um arquivo valioso da música portuguesa”, referiu a Junta de Freguesia de Benfica, em comunicado.
O projeto vai ser apresentado no dia 28 de fevereiro no Cine-Teatro Turim, em Benfica, freguesia onde se vai fixar nos próximos quatro anos, com o objetivo de “gravar os músicos da freguesia, dar voz às suas histórias, formar coros com a comunidade e criar um registo vivo do nosso tempo”.
Em declarações à agência Lusa, o realizador Tiago Pereira, precursor deste projeto, apontou que “Benfica é um lugar de vários encontros, de várias pessoas, é uma espécie de caldeirão cultural”, onde se encontram retornados das ex-colónias portuguesas, pessoas que vêm de todo o país das migrações no final dos anos 30 e nos anos 40 do século passado e uma vaga de imigração atual.
“O que se procura aqui é, a partir das gravações da música portuguesa, que está sempre a gravar aquilo que vai encontrando em Benfica – sejam histórias, sejam os contextos das próprias cantigas, sejam as cantigas em si, quer com os mais idosos, quer com os mais novos, em todo o tipo de música – se criem misturas de momentos dessas músicas todas que depois se levam para os coros, que são três, e que, a partir desses coros, se cria este tal cancioneiro”, explicou Tiago Pereira.
O projeto vai contar com a participação de três coros comunitários – o Coro Infantil, o Coro dos Trabalhadores e Funcionários da Junta de Freguesia de Benfica e o Coro Aberto – que terá cada um deles um ensaiador para trabalhar em torno de todas as gravações e espólio recolhido.
“Essas pessoas todas vão fazer um processo criativo com os ensaiadores, de criar estas canções que vão dar origem ao tal cancioneiro de Benfica”, apontou Tiago Pereira.
No dia 28 está também prevista a apresentação da parceria com a Mensagem de Lisboa e do motor de busca baseado em inteligência artificial em tempo real Lastro, que permite que as pessoas possam pesquisar em toda a base de dados da música portuguesa.
“É através das histórias que vamos conhecendo, das pessoas que encontramos lá [em Benfica] que também permite mostrar que Lisboa, com todos os seus problemas, continua a ser uma cidade que tem muitas histórias e que tem muitos casos únicos e que devem ser recontados”, realçou Tiago Pereira.






0 Comments