Pelas 1:00 hora da madrugada do dia 24 de dezembro de 2025, após as cerimónias da Missa do Galo, com o presépio vivo na igreja de Nossa Senhora de Fátima em Cumberland, acendeu-se a fogueira de Natal.
Os pastores, reis magos e o povo, coordenados pelo padre Fernando Cabral e Fernanda Silva, desceram aos terrenos da igreja, espaço, utilizado para as festas anuais, e relembraram a tradição da Fogueira de Natal.
É uma manifestação de características comunitárias em que transporta para o exterior o hábito privado da reunião à volta da lareira, de familiares e amigos na noite de Natal.
Recordamos esta tradição vivida no adro da Igreja Matriz em Mangualde, onde uma enorme fogueira ardia após a Missa do Galo. Curiosamente, o padre Fernando Cabral é natural de Chãs de Tavares, Mangualde. E Fernanda Silva é natural de Penalva do Castelo, nas proximidades de Mangualde. Como se depreende, a fogueira de Natal é o reviver de memórias que se mantém do passado e que a época fez reviver.
A tradição de acender a fogueira é um símbolo de conexão com a natureza e o sagrado. No cumprimento dessa tradição, os paroquianos da igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Cumberland, acenderam a Fogueira de Natal, como hábito naquela paróquia portuguesa de Rhode Island. PT/A.Pessoa
Os paroquianos da igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Cumberland, acenderam a Fogueira de Natal e desfrutaram do tradicional presunto como é hábito naquela paróquia portuguesa de Rhode Island. PT/A.Pessoa





0 Comments