Lisboa, 22 ago 2026 (Lusa) – O Sporting somou hoje o segundo triunfo na I Liga de futebol, ao vencer o Alverca por 3-1, numa partida da terceira jornada em que foi mais ‘adulto’ e viu Luis Suárez fazer as ‘pazes’ com os adeptos.
Maxi Araújo (02 minutos), Matheus Mendes (55), na própria baliza, e Luis Suárez (60) deram a segunda vitória da época aos ‘leões’, que ainda viram os ribatejanos fazer o golo de ‘honra’, por Figueiredo (88).
Após a vitória ‘suada’ ante o Vitória de Guimarães (3-2) e depois do pior registo defensivo em 21 anos com quatro golos sofridos em dois jogos, Rui Borges ‘revolucionou’ a última linha com as saídas de Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma e Vagiannidis, que deram lugar a Debast, Fresneda e ao estreante Ibrahima Ba.
Na frente, Suárez, melhor marcador do último campeonato, recuperou a titularidade, rendendo o lesionado Ioannidis.
Já Sérgio Ferreira, viu-se forçado a duas alterações relativamente ao empate caseiro com o Estrela da Amadora (2-2), com as entradas para o ‘onze’ de Chissumba e do ex-Sporting Rayan Lucas, nos lugares do castigado Chiquinho e do lesionado Bastien Meupiyou.
Na apresentação das equipas, o nome de Luis Suárez foi recebido com aplausos, ainda que tímidos, tendo o maior entusiasmo dos sportinguistas sido direcionado para o hoje capitão Maxi Araújo.
Acabou mesmo por ser o uruguaio a dar ao jogo um início que prometia mais do que a primeira parte entregou, logo no segundo minuto, ao recuperar a bola no meio-campo e levá-la até à entrada da área, de onde rematou para o 1-0.
Os ‘leões’ queriam afastar a intranquilidade das duas primeiras jornadas, mas foram sempre muito cautelosos e receosos em acelerar o jogo, o que, a espaços, frustrava as bancadas de Alvalade, e resultou numa primeira parte praticamente sem balizas.
Tal como havia acontecido no primeiro tempo, a primeira situação de perigo da segunda parte resultou em golo ‘leonino’. Aos 55 minutos, Zalazar abriu na direita para Geny Catamo, que procurou um cruzamento que acabou desviado para o fundo das redes pelo guarda-redes dos ribatejanos.
O Sporting não abrandou após o 2-0 e, cinco minutos depois, surgiu o terceiro, dos pés de Luis Suárez, que apontou o seu primeiro golo da época, isolado por Catamo. O colombiano fintou Matheus Mendes e encostou para a baliza deserta, fazendo as ‘pazes’ com o público sportinguista, que cantava o seu nome.
Apesar da superioridade do Sporting, que mostrava mais ‘fome’ do que na primeira parte, a pressão do Alverca criou sempre dificuldades aos ‘leões’ e apenas aos 68 minutos estes conseguiram construir uma jogada a partir da sua área que Doumbia finalizou por cima.
Rui Borges estreou Irakunda, que foi recebido com grande entusiasmo pelo público que se levantava cada vez que a bola ia parar aos pés do australiano.
Aos 86 minutos, Matheus Mendes compensou o autogolo e agigantou-se por três vezes para negar o golo ao Sporting: primeiro defendeu o remate de Luís Guilherme, depois as recargas de Zalazar e Rafael Nel.
A dois minutos dos 90, o Sporting viveu um novo ‘calafrio’, ao ver Figueiredo, após passe de Vasco Moreira, ‘fuzilar’ Rui Silva e fazer o golo de ‘honra’ do Alverca, o quinto sofrido pelo Sporting na I Liga.
Na compensação, os ‘leões’ ‘cheiraram’ o golo por três vezes: Doumbia atirou a ‘rasar’ o poste esquerdo, aos 90+2 minutos, e para fora, aos 90+4. Logo em seguida, foi o também estreante Pedro Lima a ficar perto do quarto golo, mas Matheus Mendes negou as intenções do ex-AVS.
O Sporting ‘reconciliou-se’, assim, com o ‘tribunal de Alvalade’ com o segundo triunfo consecutivo na prova e uma segunda parte mais tranquila. Segue-se a visita a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave, na sexta-feira, para a quarta jornada.
Já o Alverca, somou a segunda derrota na prova, novamente na casa de um ‘grande’, e vai receber o Santa Clara, no sábado.






0 Comments