Teve lugar no passado domingo, 20 de junho, pelas 3:30 da tarde, a procissão que espelhou a história da maior paróquia portuguesa de Rhode Island.
Falamos na igreja de São Francisco Xavier, cuja primeira missa foi celebrada a 10 de janeiro de 1915 no Holy Ghost Beneficial Brotherhood of RI (Phillip Street Hall) em espaço provisório. A organização centenária marcou presença na procissão com os corpos diretivos presididos por Manuel Sousa.
A majestosa procissão foi iniciada em 1975, sob responsabilidade do então senador John Correia, mais tarde acompanhado pelo então senador Daniel da Ponte, uma nova geração criada à sombra daquela igreja e que deu o seu contributo à organização da procissão.
O padre Jorge Rocha, atual pastor da paróquia portuguesa de East Providence, veio e desfrutou do ambiente que os anteriores párocos tinham criado. Tem recebido a melhor aceitação. E lá estava na procissão, acompanhado pelos párocos das paróquias vizinhas. Está rodeado de um forte e dignificante poder associativo. Holy Ghost Beneficial Brotherhood of RI, Holy Ghost Brotherhood of Charity (Brigtridge Avenue, Holy Ghost Brotherhood Mariense (Centro Cultural de Santa Maria), razão pela qual é a igreja que mais coroações recebe das festas do Espírito Santo.




0 Comments