Mensagens do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Por Francisco Duarte Lopes 

by | Jun 10, 2026 | Notícias das comunidades

 

“No dia 10 de junho celebramos Portugal, a nossa cultura, a nossa língua e as nossas comunidades espalhadas pelos quatro cantos do mundo. É uma data que nos recorda que a identidade portuguesa ultrapassa as nossas fronteiras e continua a afirmar-se através de todos os compatriotas e lusodescendentes que mantêm viva – sempre viva – a sua ligação a Portugal.

Nos Estados Unidos da América, Portugal tem vindo a conquistar uma visibilidade crescente. O interesse pela nossa língua, cultura, gastronomia, história, música e pelas oportunidades proporcionadas pela nossa economia têm vindo a contribuir para um reforço da proximidade e dos laços entre os dois países e para abrir novas oportunidades de cooperação bilateral.

A nossa diáspora nos EUA desempenha um papel central neste processo. Diariamente, os portugueses que vivem neste grande país, bem como os seus filhos, netos e bisnetos, projetam uma imagem positiva da nossa pátria que muito nos orgulha, fruto da sua ímpar capacidade de trabalho e da sua exemplar integração na sociedade americana.

Num ano particularmente especial pela realização do Campeonato do Mundo de futebol FIFA nos EUA, olhamos com entusiasmo para as próximas semanas. Como sempre, os portugueses espalhados pelo mundo estarão unidos no apoio à nossa seleção. Para além disso, e no contexto das comemorações dos 250 anos da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, teremos o Navio-Escola Sagres em vários portos da Costa Leste, celebrando, com Vinho Madeira, a amizade perene entre os dois povos.

Conto convosco para partilharmos vários destes momentos especiais, na Nova Inglaterra, ao longo deste Verão “

Francisco Duarte Lopes
Embaixador de Portugal nos EUA

 

0 Comments

Related Articles