Notícias, Comunidades

by | May 27, 2026 | Notícias das comunidades

 

EPA anuncia investimento de 18,6 milhões de dólares para melhorar água potável em Massachusetts

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) anunciou um novo financiamento de 18,6 milhões de dólares para o programa EC-SDC (Contaminantes Emergentes em Comunidades Pequenas ou Desfavorecidas), destinado a combater os PFAS e outros contaminantes emergentes nas comunidades de MA que mais precisam.

“Toda a família merece água potável segura e limpa, e precisamos de soluções económicas para desafios como o PFAS e outros contaminantes emergentes”, disse Mark Sanborn, administrador da EPA para a Nova Inglaterra. “O financiamento anunciado ajudará as comunidades a modernizar a sua infraestrutura de água potável, a enfrentar os desafios com soluções inovadoras e práticas e a proteger a saúde das pessoas em toda a Nova Inglaterra.”

O programa de subsídios EC-SDC é um investimento nacional de mil milhões de dólares que ajuda as comunidades a lidar com PFAS e outros contaminantes emergentes. Em Massachusetts, estão disponíveis $18.607.000 para auxiliar nos testes, planeamento e projetos de infraestruturas relacionados com o PFAS e outros contaminantes.

Para mais informações sobre o programa de subsídios para Contaminantes Emergentes-Comunidades Pequenas ou Desfavorecidas: https://www.epa.gov/dwcapacity/emerging-contaminants-ec-small-or-disadvantaged-communities-grant-sdc.


 

Homem detido por agredir polícia numa discoteca de Providence

Um homem foi detido por conduta desordeira e agressão a um polícia numa discoteca em Providence pouco depois da meia-noite do dia 24 de maio.

A ocorrência teve lugar na discoteca Mi Sueno, na Broad Street, em Providence. Um polícia e o segurança da discoteca tentaram retirar um cliente da sala e terá sido quando o cliente agrediu o polícia no rosto. O agressor foi identificado como Carlos Garcia Carrasco, 37 anos.


 

Manifestações em Martha’s Vineyard pela libertação de estudante brasileiro detido pelo ICE

Cerca de 275 pessoas manifestaram-se dia 23 de maio na localidade de Menemsha, na ilha de Martha’s Vineyard, pela libertação de Nycolas de Alvarenga Lima, estudante brasileiro de 15 anos, e do pai, Rogério da Silva Lima, que tinham sido detidos dia 18 de maio por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) depois da Guarda Costeira ter abordado o barco em que pai e filho faziam uma pescaria recreativa, alegando a falta de um número de registo da embarcação na lateral do casco.

Nycolas Lima foi libertado, e está na residência de familiares com um irmão, mas o pai permanece sob custódia federal e foi transferido para o Centro Correcional do Condado de Plymouth.

Centenas de pessoas manifestaram-se dia 23 de maio em Menemsha em solidariedade com os dois brasileiros e os colegas de Nycolas na Martha’s Vineyard Regional High School (MVRHS) também se manifestaram dia 22. Curiosamente, o protesto, denominado “Tragam-nos para Casa”, foi organizado pela MV LUCE e pela Tribo Wampanoag de Chappaquiddick e de Gay Head.


 

Homem detido por vários disparos

Um homem de South Dartmouth foi preso por disparos de arma de fogo na madrugada do dia 16 de maio. 

A Polícia de Dartmouth foi chamada ao Miller’s Homeport, em South Dartmouth, por volta das 2h da manhã, devido a vários disparos, encontrou as cápsulas das munições, mas não encontrou nenhum atirador.

Horas depois, por volta das 5h da manhã, a Polícia de New Bedford foi chamada a uma loja de conveniência 7-Eleven na West Rodney French Boulevard, e desta vez deteve Brendan Furtado, 24 anos, que foi acusado de conduta desordeira e posse ilegal de arma de fogo. 

A Polícia de Dartmouth diz que Furtado está ligado aos disparos no Miller’s Homeport, após uma discussão com outro cliente e apurou que a arma utilizada por Furtado foi roubada num arrombamento residencial em Dartmouth, em 2009.


 

Portugueses na política de Newark, NJ

Newark, NJ, teve eleições municipais dia 12 de maio e pode dizer-se que correram bem para os candidatos portugueses e para o mayor.

Ras Joseph Baraka foi reeleito para o quarto mandato como mayor.

No tocante ao Conselho Municipal, o luso-descendente Michael Silva, um antigo polícia, foi reeleito conselheiro para o segundo mandato pelo Bairro Leste (Ironbound), com 1.555 votos e sem oponente.

 

Outro lusodescendente, Anibal Ramos Jr., foi reeleito para o quarto mandato como conselheiro do Bairro Norte com 2.965 votos e uma folgada vantagem sobre o oponente, Marcos Sanchez, que teve 690.

A portuguesa Helena Vinhas foi eleita vice-presidente da Newark Board of Education, organismo equivalente a Comité Escolar.

O jornal Star Ledger aponta um facto preocupante: os eleitores votam cada vez menos em Newark, onde há 317.000 eleitores inscritos, mas em 2022, 2024 e 2026 votaram apenas 3%.


 

Administração Trump emite diretiva que exige que os requerentes de green card façam o pedido fora dos EUA

A administração Trump emitiu na sexta-feira uma diretiva política de base alargada que exige que a maioria dos titulares de vistos temporários e beneficiários de permissões temporárias concedidas pelo governo dos EUA (humanitarian parolees) a viver nos EUA regressem aos seus países de origem para requerer e concluir os seus processos de Green Card.

O memorando de orientações emitido pelos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS), como parte do endurecimento da política de imigração da administração Trump, instrui os funcionários da agência a tratar os pedidos de ‘ajuste de estatuto’ baseados nos EUA como uma ‘forma extraordinária de benefício. “Estamos a regressar à intenção original da lei para garantir que os cidadãos estrangeiros naveguem corretamente no sistema de imigração da nossa nação”, afirmou Zach Kahler, porta-voz dos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA, num comunicado. “A partir de agora, um cidadão estrangeiro que esteja temporariamente nos EUA e pretenda um Green Card terá de regressar ao seu país de origem para fazer o pedido, exceto em circunstâncias extraordinárias”.

Os advogados de imigração disseram à ABC News que a nova política pode afetar centenas de milhares de pessoas com vistos de trabalho temporário que procuram a residência permanente a partir de dentro dos Estados Unidos.

Rosanna Berardi, advogada de imigração em Nova Iorque, afirmou que a política afetaria qualquer cidadão estrangeiro com um pedido de “green card” pendente, apresentado nos EUA — incluindo trabalhadores legais e beneficiários de “parole” humanitário.


 

Morreu o antigo congressista Barney Frank

O ex-congressista democrata por Massachusetts Barney Frank faleceu no dia 19 de maio de 2026, aos 86 anos, na sua casa em Ogunquit, no Maine, onde estava sob cuidados paliativos por insuficiência cardíaca congestiva.

Barney Frank representou Massachusetts na Câmara dos Representantes por 32 anos e construiu uma carreira marcada por avanços em direitos civis e regulação financeira, tendo ficado conhecido pela sua atuação histórica como defensor dos direitos LGBTQ+ e pelo projeto de reforma de Wall Street (Dodd-Frank).

Um dos primeiros membros do Congresso assumidamente gay, Frank ficou conhecido como um dos patrocinadores da Lei Dodd-Frank, que reformou a supervisão financeira federal em resposta à crise financeira de 2008. Representou MA na Câmara dos Representantes de 1981 a 2013. Presidiu ao Comité de Serviços Financeiros da Câmara entre 2007 e 2011. Em 2012, decidiu não se recandidatar.


 

Bombeiro louvado e bombeiro morto em queda

No passado domingo, em New Bedford, um gatinho de seis meses decidiu trepar a uma árvore de dez metros, mas depois não era capaz de descer e os bombeiros tiveram que dar uma ajuda.

O departamento partilhou nas redes sociais um vídeo do resgate do gato com recurso a um camião com escada.

“O bombeiro Fortes subiu para trazer o nosso amigo peludo de volta em segurança. O gatinho está são e salvo, agora de volta com o seu agradecido dono. Ótimo trabalho como sempre, do nosso camarada Fortes, a fazer a diferença na comunidade”, escreveu o departamento.

Acrescente-se que o bombeiro Bryce Fortes é um membro dedicado do Corpo de Bombeiros de New Bedford há mais de uma década, conhecido tanto pelo seu trabalho na linha da frente como pela sua extensa filantropia local. Licenciado em Carpintaria pela Greater New Bedford Regional Vocational Technical High School, trabalhou com o programa YouthBuild antes de prestar o concurso público para bombeiro em 2011.

Bryce Fortes recebeu o prestigiado Prémio Norman Knight de Excelência em Serviço Comunitário do Departamento de Bombeiros de Massachusetts pelo resgate de residentes durante um incêndio de grandes proporções.

Acrescente-se que a profissão de bombeiro é das mais arriscadas e sábado passado um bombeiro de Boston (Robert Kildulf Junior) morreu ao cair de um terceiro andar durante o combate a um incêndio em Dorchester.


 

Esfaqueamento na praia

Willy Medina, 18 anos, de Pawtucket, foi detido por ter esfaqueado três banhistas no dia 19 de maio, por volta das 15h00, na Narragansett Town Beach, de acordo com o Departamento da Polícia de Narragansett. As três vítimas foram hospitalizadas com ferimentos ligeiros de arma branca.

Medina foi detido em Pawtucket pela Polícia Estadual de Rhode Island e, como estava em liberdade sob fiança por um tiroteio em Pawtucket, em abril passado, o tribunal manteve a sua detenção por violação de fiança. As autoridades não divulgaram o motivo do esfaqueamento, uma vez que a investigação está em curso.


 

Diocese de Fall River atribui prémio para a juventude

O Bispo de Fall River, D. Edgar M. da Cunha, procedeu à entrega do Prémio Papa São Pio X a 42 jovens de paróquias de toda a diocese durante celebração realizada dia 21 de maio na catedral de Santa Maria, em Fall River. O prémio anual, que tem o nome do pontífice que criou a Diocese de Fall River em 1904 e foi entregue pela primeira vez em 2001, reconhece jovens que servem as suas comunidades paroquiais com empenho e dedicação.

O prémio em si é uma medalha com a imagem de São Pio X e o seu lema: “Restaurar todas as coisas em Cristo”.

Os homenageados com o Prémio Papa São Pio X para a Juventude 2026 e respetivas paróquias foram os seguintes:

 

Decanato de Attleboro

Peyton Belbin, Paróquia de São João Evangelista, Attleboro; Lily Delisle, Paróquia de Santa Maria, Norton; Samson Larkin, Paróquia de Nossa Senhora do Monte Carmelo, Seekonk; Alexa Padilla-Ardon, Paróquia de Nossa Senhora Rainha dos Mártires, Seekonk; Brian Parkinson, Paróquia Transfiguração do Senhor, North Attleborough; e Cameron Peterson, Paróquia de Santa Maria, Mansfield.

 

Decanato do Cape Cod

Isaac Eldredge, Paróquia da Santíssima Trindade, West Harwich; Daniel Garcia, Paróquia do Bom Pastor, Martha’s Vineyard; Kaylee Koch, Paróquia de Nossa Senhora da Vitória, Centerville; Angela Manchuk, Paróquia de São Pio X, South Yarmouth; Nora McDonald, Paróquia de Corpus Christi, East Sandwich; Mason Smith, Paróquia de Santa Joana d’Arc, Orleans; Daniel Sullivan, Paróquia de São José, Guardião da Sagrada Família, Falmouth; e Kellen Tejada, Paróquia de Santa Maria-Nossa Senhora da Ilha, Nantucket.

 

Decanato de Fall River

Michael Barreto, Paróquia de Santo Cristo, Fall River; Marissa Duff, Paróquia de São João de Deus, Somerset; Hailey Koster, Paróquia da Divina Misericórdia, Westport; Roberto Lozano-Melara, Paróquia do Bom Pastor, Fall River; Emmanuel Ojadi, Paróquia do Santo Nome, Fall River; Elizabeth Pay, Paróquia de São Bernardo, Assonet; Nathaniel Tello e Ariana Tello, Paróquia da Catedral de Santa Maria, Fall River; e Brendon Verissimo, Paróquia de Santo Estanislau, Fall River.

 

Decanato de New Bedford

Emely Ayala, Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe em St. James, New Bedford; Ethan Cleveland, Paróquia de Santa Julie Billiart, North Dartmouth; Vincent Couto, Paróquia de São José, Fairhaven; Robert Delaney III, Paróquia de São Gabriel Arcanjo, New Bedford; Maria Cecilia Dos Santos, Paróquia da Imaculada Conceição, New Bedford; Ryan Fernandes, Paróquia de Nossa Senhora do Monte Carmelo, New Bedford; Madeline Knowles, Paróquia de São João Neumann, East Freetown; Niel Labalan, Paróquia de Santa Maria, Fairhaven; Margaret Martin, Paróquia de São Francisco Xavier, Acushnet; John Paul Morris, Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, New Bedford; Helena Morrison, Paróquia de São Patrício, Wareham; Herica Pires, Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, New Bedford; e Wendy Say Olmos, Paróquia de Santo António de Pádua, em New Bedford.

 

Decanato de Taunton

Kyle Cibotti, Paróquia de Santa Ana, Raynham; Laura Cruz, Paróquia de São Nicolau de Mira, North Dighton; Samantha Duarte, Paróquia da Sagrada Família, East Taunton; Clare McFaul, Paróquia de Santa Cruz, South Easton; London Murphy, Paróquia da Imaculada Conceição, North Easton; e Adam Pereira, Paróquia da Anunciação do Senhor, Taunton.


 

Americanos gerem campo de golfe no Algarve

A Troon, empresa líder na prestação de serviços de lazer e hotelaria relacionados com golfe nos Estados Unidos, foi nomeada pela Highgate, o novo operador dos Salgados em Portugal, para gerir o Salgados Golf Course em Albufeira, Algarve.

Liderando a transição de Salgados para a família Troon está o vice-presidente sénior da Troon, o português Ricardo Catarino, com mais de 30 anos de experiência no escritório da Troon na Flórida.

A Troon tem vindo a expandir-se na Península Ibérica nos últimos anos e gere três campos de golfe em Espanha.


Festa do Espírito Santo em Mentone, Califórnia

A Festa do Espírito Santo de 2026 em Mentone, Califórnia, realiza-se no fim de semana de 30 a 31 de maio de 2026.

A tradicional celebração religiosa inclui no dia 30, às 18h00, procissão da Coroa, seguindo-se jogos e arrematações no clube, 1133 Crafton Avenue.

Dia 31, às 9h45, procissão para a igreja do Sagrado Nome de Jesus, 115 Olive Avenue, Redlands, onde será celebrada missa e será coroada a rainha da festa. Regresso ao clube e começarão a ser servidas as tradicionais Sopas do Espírito.

Sucedem-se nesta altura na Califórnia dezenas de festas do Espírito Santo promovidas pela comunidade açoriana. De 23 a 25 de maio foi a 115 ª Festa da Irmandade de Half Moon Bay e de 22 a 24 de maio a 116ª Festa da Sociedade do Espírito Santo de San Diego, de que foi este ano mordoma a família de Pamela Rodrigues.

Mas o Espírito Santo na área de Montone é dos mais tradicionais, visto tratar-se de uma comunidade muito antiga. Os açorianos começaram a fixar-se na região no final da década de 1890, eram oriundos da ilha de Santa Maria, tinham competências na área da jardinagem e fruticultura, e contribuiram para o sucesso da cultura de citrinos no vale de Redlands.


 

PAICV vence legislativas em Cabo Verde

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) venceu as eleições legislativas realizadas dia 17 de maio em Cabo Verde, num escrutínio em que a abstenção rondou 53,3% e voltou a conquistar o poder depois de 10 anos na oposição.

As eleições legislativas para escolher os 72 deputados da Assembleia Nacional decorreram em todo o território nacional e na diáspora, mobilizando 419.755 eleitores inscritos, dos quais três círculos da diáspora com 72.051 eleitores.

Os resultados oficiais definitivos ainda não são conhecidos, mas o PAICV anunciou a vitória nos três círculos da diáspora, um dos quais são as Américas. Neste círculo, os candidatos do PAICV eram João Paulo Andrade Lopes e Juseila Ariane Tavares Pereira.


 

Recluso libertado

Um homem que passou os últimos 13 anos na prisão por esfaquear brutalmente uma mulher de Cranston foi libertado.

Christopher Amaral, de Bristol, declarou-se culpado de agressão com intenção de matar por esfaquear Andrea Wilmot à porta da casa da vítima em Cranston, em julho de 2011, quando esta recusou namorá-lo.

Em março de 2013, Amaral foi sentenciado a 20 anos de prisão. No entanto, a pena foi sendo reduzida devido a créditos por bom comportamento e Amaral foi agora libertado, mas ainda assim está proibido de contatar Andrea Wilmot nos próximos sete anos.

No entanto, para Carolyn Medeiros, diretora executiva da organização Rhode Island Alliance for Safe Communities (RIASC), são necessárias mais ações para proteger as vítimas de crimes violentos e as suas famílias.


 

Atropelamento e fuga

Um homem de Cranston foi acusado de um acidente de viação que matou um ciclista no início deste ano. Kelvin Santana, 21 anos, foi acusado de não ter prestado auxílio à vítima no acidente de 23 de março em que perdeu a vida Michael Ouellet, 53 anos, que foi encontrado na Wellington Avenue e faleceu mais tarde no Hospital de Rhode Island.

Contudo, mais tarde, Santana regressou ao local do acidente e cooperou com a polícia, tendo informado que, no momento do acidente, aquele troço da Wellington Ave. estava mal iluminado, com vários postes de iluminação apagados.

 

0 Comments

Related Articles