East Providence, RI, 22 mar 2026 – Eram cerca de 2:00 da tarde do passado domingo, 22 de março. Márcia Sousa, presidente da comissão organizadora das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra, subiu ao palco do Phillip Street Hall em East Providence, onde decorria o almoço de angariacão de fundos destinado a ajudar nas despesas daquelas festividades.
“Obrigado a todos! A vossa presença é imprescindível ao êxito das Grandes Festas.”
Como todos sabem, anualmente temos convidados eclesiásticos e civis. Este ano vamos ter a honra da presença do antigo Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, como convidado de honra”. Ouviram-se palmas e sorrisos de alegria. As maiores festas do género na diáspora lusa ganham prestígio com a presença de tão ilustre entidade.
E perante uma audiência de mais de quinhentas pessoas, constituída na sua larga maioria por corpos diretivos de representantes de grandes organizações, bandas filarmónicas, ranchos folclóricos, irmandades do Espírito Santo, a tarde foi de sucesso e a certeza de que as festividades continuam bem ativas e com grande envolvência, prevendo-se que esta 40ª edição venha a conhecer o sucesso de anos anteriores, com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa e de outros convidados cujos nomes serão divulgados a seu tempo.
Esta iniciativa do saudoso Heitor de Sousa continua bem viva e cada vez mais projetada na diáspora lusa, mercê de ativas e esforçadas comissões organizadoras ao longo de quatro décadas, que tudo têm feito para que estas Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra constituem uma autêntica exaltação de portugalidade e acima de tudo de louvor ao Espírito Santo.
O Presidente cessante de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, cuja amabilidade e abertura a quem o rodeia tem sido alvo de capa nos jornais e que em terras americanas de sabor português, vai assistir ao desfile final do cortejo etnográfico do bodo de leite e da procissão de coroação das Grandes Festas, tendo por cenário a Coroa e o Império.
“Há grandes manifestações da comunidade em vários países, mas direi que esta é aquela que pela sua dinâmica cultural, social, empresarial e económica se afirma como uma das mais fortes, se não mesmo a mais forte da comunidade portuguesa no mundo…” foram palavras de José Luís Carneiro, antigo secretário de Estado das Comunidades, convidado de honra às Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra em 2017, ministro da Administração Interna no governo de António Costa em Portugal e atualmente presidente do Partido Socialista.
Por sua vez D. Gilberto Canavarro dos Reis, um dos convidados às festividades em anterior edição, referiu que “Nunca no mundo português, fora de Portugal, encontrei nada semelhante ao que aqui tive o prazer de viver… Já vivi manifestações da comunidade portuguesa na França e Suíça, mas com esta grandiosa expressão, com a reunião de tantos grupos e tudo isto ligado à presença do Espírito Santo é caso inédito… Estas Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra são caso único no mundo português, fora de Portugal”.
É este cenário de grandiosidade que vai dar as boas vindas ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, à semelhança do que viveu em Boston, Providence e New Bedford, aquando da sua visita em 2018 por ocasião das celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Márcia Sousa, presidente da comissão organizadora, congratulou-se com o êxito do jantar de angariação de fundos tendo afirmado à nossa reportagem:
“Foi com enorme satisfação e profundo sentido de missão comunitária que realizámos o jantar de angariação de fundos em apoio às Grandes Festas do Divino Espírito Santo. que contou com a presença de cerca de 420 participantes e angariou cerca de 18.500 dólares. Não se tratou apenas de um evento comunitário com um objetivo financeiro, foi, acima de tudo, um momento de fé, tradição e união espiritual”, sublinhou, para acrescentar: “Nas festas do Divino Espírito Santo cada gesto, cada partilha e cada refeição carregam um simbolismo profundo que atravessa gerações”, afirmou Márcia de Sousa, que evocou a memória de um falecido empresário.
“Este jantar teve igualmente um significado especial por ser realizado por alma de um ente querido, o filho do empresário John Rego, que partiu demasiado cedo. A sua memória esteve presente em cada momento, em cada gesto de união e em cada palavra de gratidão. Que a sua alma descanse em paz”, disse a presidente das festividades, que teve palavras de agradecimento para a organização anfitriã:
“Queremos expressar o nosso sincero agradecimento ao Clube Holy Ghost Beneficial Brotherhood, a todos os voluntários, clubes, irmandades, bandas, patrocinadores, artistas e à comunidade em geral, cuja participação e generosidade tornaram esta iniciativa possível. Cada contributo, cada gesto de apoio e cada hora de trabalho voluntário foram essenciais para avançarmos rumo ao nosso objetivo de 30.000 dólares, valor destinado a custear as despesas associadas à Câmara Municipal de Fall River…
Este esforço coletivo demonstra a força da nossa comunidade em querer preservar as nossas tradicoes, cultura e religiosidade. Vamos lutar para continuar a preservar e celebrar as Grandes Festas do Divino Espírito Santo na Nova Inglaterra, com a dignidade e grandeza que merecem, muito em especial neste ano em que se celebra a quadragesima edição.
Foi também com enorme orgulho que anunciámos a presença do convidado de honra, o antigo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cuja participação muito nos honra. A sua presença vem reforçar a importância cultural, histórica e emocional destas Festas para a diáspora portuguesa e para todos os que mantêm viva esta devoção. Tambem contaremos com a presença do presidente do Governo Regional dos Açores, Jose Manuel Bolieiro.
A todos, o nosso mais profundo agradecimento e que o Espírito Santo continue a iluminar e fortalecer esta comunidade extraordinária”, concluiu Márcia Sousa, presidente da comissão organizadora das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra.
Márcia Sousa, presidente das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra, no uso da palavra. PT/A.PESSOA
Márcia Sousa, presidente das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra, com a coroa, na companhia do marido, familiares e voluntários, vendo-se ainda na foto Herberto Silva, antigo presidente das festividades, com a esposa Susana Silva. PT/A.PESSOA
Daniel da Ponte e Márcia Sousa da Ponte com o mayor de East Providence, Roberto Silva e esposa durante a festa de angariação de fundos para as Grandes Festas. PT/A.PESSOA
Manuel Sousa, presidente do Phillip Street Hall, com Márcia Sousa e marido Daniel da Ponte. PT/A.PESSOA
António Teixeira, Manuel Costa, Ãngelo Correia e amigos. PT/A.PESSOA
José Manuel Bolieiro, Presidente da Região Autónoma dos Açores. pTimages






0 Comments