Irão: Coluna de fumo no topo da embaixada dos Estados Unidos no Kuwait

by | Mar 2, 2026 | Outras Notícias

 

Kuwait, 02 mar 2026 (Lusa) – Uma espessa coluna de fumo negra subia hoje da embaixada dos Estados Unidos no Kuwait, informou a agência France-Presse (AFP) neste emirado do Golfo.

“Não venham à embaixada”, pediu a representação diplomática norte-americana em comunicado, referindo uma “ameaça persistente de ataques com mísseis e drones” e precisando que o pessoal da embaixada está “confinado no local”.

Antes disso, sirenes soaram na capital do Kuwait.

A defesa aérea do Kuwait intercetou “um certo número de alvos aéreos hostis ao amanhecer de hoje”, de acordo com o diretor-geral da defesa civil do Ministério do Interior do Kuwait, Mohammed Almansouri, citado pela agência Kuna.

O mesmo responsável acrescentou que a situação no país estava “estável e que não havia motivo para preocupação”, escreveu a agência.

Estes eventos ocorrem numa altura em que o Irão realiza ataques contra os países do Golfo, em retaliação à morte do ‘ayatollah’ Khamenei, morto num ataque israelo-americano lançado na madrugada de sábado.

Pelo menos uma pessoa foi morta e outras 32 ficaram feridas no Kuwait, todas de nacionalidade estrangeira, desde o início dos ataques de retaliação iranianos, informou o Ministério da Saúde no domingo.

Israel e Estados Unidos alegaram ter lançado o ataque militar contra o Irão para “eliminar as ameaças iminentes do regime iraniano”, e Teerão respondeu com mísseis e drones contra bases norte-americanas na região e alvos israelitas.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que a operação visa “eliminar ameaças iminentes” do Irão e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, justifica a ação conjunta contra o que classificou como uma “ameaça existencial”.

O Irão confirmou a morte do ‘ayatollah’ Ali Khamenei, o líder supremo do país desde 1989, e decretou um período de luto de 40 dias.

Segundo a Cruz Vermelha iraniana, foram registados pelo menos 200 mortos e cerca de 750 feridos.

Portugal, França, Alemanha e Reino Unido condenaram os ataques iranianos a países vizinhos.

 

 

0 Comments

Related Articles