Lisboa, 19 fev 2026 (Lusa) – Hoje é quinta-feira, 19 de fevereiro, quinquagésimo dia do ano e Dia Mundial da Baleia e Dia Mundial da Antropologia. Faltam 315 dias para o final de 2026.
Este dia é dedicado a são Conrado de Placência, confessor, e aos Mártires da Terra Santa.
Nos céus, a Lua encontra-se na fase crescente. Quarto crescente, dia 24, às 12:28.
O Sol nasce às 07:23 e o ocaso regista-se às 18:19.
No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:16 e às 16:36, a baixa-mar às 10:12 e às 22:23.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Peixes, destacando-se o compositor italiano Luigi Bocherini (1743) e os atores Lee Marvin (1924) e Mia Farrow (1946).
Nesta data, em 1879, Thomas Edison patenteava o primeiro gramofone.
Em 1945, forças norte-americanas começavam a invasão de Iwo Jima, no Pacífico, na II Guerra Mundial.
Em 1951, morria, com 81 anos, o escritor francês André Gide.
Em 1962, John Glenn era o primeiro astronauta norte-americano a viajar pelo espaço.
Em 1963, a União Soviética (URSS) concordava em retirar as suas tropas de Cuba.
Em 1975, morria, com 64 anos, o arquiteto Francisco Keil do Amaral, precursor do Urbanismo e da Arquitetura Paisagística em Portugal, autor da conceção do parque florestal de Monsanto, do Metropolitano e dos aeroportos de Lisboa e de Luanda.
Em 1980, líderes religiosos de 22 países condenavam a intervenção militar soviética no Afeganistão.
Em 1985, um Boeing 727 das linhas aéreas espanholas despenhava-se perto de Bilbau, causando a morte de 151 pessoas.
Em 1986, o Senado norte-americano aprovava a resolução de condenação das Presidenciais filipinas do ditador Ferdinando Marcos.
Em 1988, começava, em Madrid, o XII Congresso do PCE, no qual Gerardo Iglesias renunciava à liderança.
Em 1990, morria, com 84 anos, o cineasta britânico Michael Powell.
Em 1991, morria, aos 71 anos, o médico psiquiatra Eduardo Luís Cortesão.
Em 1995, Fernando Nogueira era eleito presidente do PSD no XVII Congresso do partido, sucedendo a Cavaco Silva.
Em 1996, o dirigente russo Boris Ieltsin manifestava-se contra o alargamento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) a países de Leste.
Em 1999, morria, com 74 anos, Octávio Pato, por muito tempo número dois do PCP, membro do Secretariado do Comité Central e candidato às eleições presidenciais de 1976.
Em 2001, terminava o maior motim da história penitenciária do Brasil até à data, com a morte de 12 pessoas. Durante 24 horas, envolveu cerca de 20 mil presos de 29 cadeias de 19 cidades do estado de São Paulo.
Morria, aos 87 anos, o cineasta norte-americano Stanley Kramer.
Em 2003, em Bruxelas, a Comissão Europeia adotava o projeto de reforma do Banco Central Europeu (BCE), na perspetiva do alargamento da União Europeia (UE).
O marroquino Mounir el Motassadek, suspeito de pertencer à Al-Qaida, era condenado a 15 anos de prisão por um tribunal de Hamburgo.
Em 2004, o Tribunal da Relação de Lisboa ordenava a libertação João Vale e Azevedo, ex-presidente do Benfica, por não ter sido ouvido no âmbito de uma diligência processual do caso Euroárea. Vale e Azevedo ficou em liberdade apenas alguns segundos, o juiz titular do processo emitira novo mandado de detenção para interrogatório.
Em 2005, o Presidente norte-americano, George W. Bush, numa entrevista ao Le Fígaro, declarava a vontade de pôr termo a dois anos de tensão com governos europeus, criada pelo processo que levou à guerra do Iraque.
Em 2006, o corpo da Irmã Lúcia era trasladado para o Santuário de Fátima. No mesmo dia, no Rio Tejo, em Lisboa, realizava-se o primeiro funeral budista em Portugal.
Em 2007, era publicada em Diário da República a nova Lei das Finanças Regionais.
Pelo menos 67 pessoas morriam e 60 ficavam feridas num atentado contra o “comboio da amizade”, que liga Nova Deli, Índia, a Lahore, no Paquistão.
O poeta e tradutor Vasco Graça Moura ganhava o prémio Max Jacob, atribuído a uma obra estrangeira publicada em França, com o livro “Une lettre en hiver: Et autres poèmes” (“Uma Carta no Inverno”).
Morria, com 85 anos, Janet Blarir, cantora e atriz norte-americana, estrela de comédias e filmes musicais na década de 40.
Em 2008, Fidel Castro renunciava à Presidência do Conselho de Estado de Cuba.
Os deputados luxemburgueses adotavam uma proposta de lei para despenalizar a eutanásia no Luxemburgo, terceiro país da UE a não sancionar esta prática.
Morria, aos 83 anos, o escritor libanês Souheil Idriss, considerado um dos maiores romancistas árabes contemporâneos.
Morria, com 66 anos, a bailarina russa Natalia Bessmertnova, uma das estrelas do Teatro Bolshoi.
Em 2012, morria, com 94 anos, Francisco Igrejas Caeiro, ator, fundador do Teatro Maria Matos, encenador e locutor de rádio.
Em 2015, o Conselho de Ministros aprovava a Estratégia Nacional de Combate ao Terrorismo, que tinha como objetivos “detetar, prevenir, proteger, perseguir e responder” a este fenómeno, em “todas as suas manifestações”.
Em 2016, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, promulgava as leis sobre a adoção por casais homossexuais e as alterações à lei da Interrupção Voluntária da Gravidez, diplomas vetados em janeiro mas depois reconfirmados pelos deputados.
Morria, aos 89 anos, Nelle Harper Lee, escritora norte-americana vencedora do Prémio Pulitzer em 1961, com o livro “Por Favor, Não Matem a Cotovia”.
Em 2017, morria, aos 65 anos, Kaci Kullmann Five, norueguesa líder do Comité Nobel Norueguês.
Em 2019, morria, aos 85 anos, Karl Lagerfeld, designer de moda alemão.
Em 2020, o escritor angolano Pepetela vencia o Prémio Literário Casino da Póvoa 2020 com o livro “Sua Excelência de Corpo Presente”, atribuído no âmbito do encontro literário Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim.
Morria, aos 99 anos, Jean Daniel, jornalista francês, fundador da revista Le Nouvel Observateur.
Morria, aos 78 anos, Jens Nygaard Knudsen, designer dinamarquês, criador das figuras Lego.
Em 2021, morria, aos 93 anos, José Atalaya, maestro e compositor, primeiro diretor do Grupo Experimental de Ópera de Câmara, que fundou, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, antes do aparecimento da Companhia Portuguesa de Ópera do Teatro da Trindade, em 1966.
Em 2022,morria, aos 76 anos, Gary Brooker, músico inglês, vocalista e fundador dos Procol Harum, banda de rock britânica.
Morria, aos 79 anos, Dan Graham, escritor, fotógrafo, arquiteto, escultor, e realizador norte-americano. Em 1964 fundava a Galeria John Daniels em Nova Iorque.
Em 2024, morria, aos 63 anos, Andreas Brehme, antigo futebolista internacional alemão, marcou o único golo da vitória da República Federal da Alemanha na final do Mundial de 1990 frente à Argentina.
Morria, aos 50 anos, Ewen MacIntosh, ator galês, ficou conhecido pelo papel de Keith Bishop na série britânica “The Office”.
Em 2025, morria, aos 91 anos, Manuel Sérgio, professor universitário, filósofo e ex-deputado, autor de várias obras sobre desporto, considerado o ‘pai’ da motricidade humana.
Morria, aos 84 anos, Souleymane Cissé, realizador maliano, autor de uma obra pioneira no cinema africano, bem como de filmes políticos, humanistas e sociais que marcaram a sétima arte. Ganhou o Prémio do Júri no Festival de Cannes em 1987 por uma das suas obras-primas, “Yeelen” (A Luz).
(Fonte: Informação de dados astronómicos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e do Instituto Hidrográfico)






0 Comments