O Bristol Community College em Fall River promove diversas iniciativas culturais durante os meses de fevereiro, março e abril denominado por “Spring Cultural Series”.
O primeiro evento é já amanhã, quinta-feira, 19 de fevereiro, pelas 6:00 da tarde constando de uma conferência denominada Onésimo Silveira: a trincheira invicta, proferida por Jorge Tolentino.
A conferência destina-se a divulgar a vida e obra de Onésimo Silveira, um político, diplomata, escritor e tradutor cabo-verdiano, considerado um dos mais proeminentes da elite literária de Cabo Verde e falecido em 2021.
Onésimo Silveira nasceu em 1935 na ilha de São Vicente e estudou em Uppsala, na Suécia durante a década de 1960, depois de ter passado um período na China. Fez o doutoramento em Ciências Políticas, pela Universidade de Uppsala (Suécia), em 1976, ano em que começou a trabalhar na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Foi crucial para o início do trabalho de solidariedade com o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
Foi embaixador de Cabo Verde em Portugal, em 2002, e o primeiro presidente da Câmara Municipal do Mindelo, em 1992.
Em 2012 recebeu o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade do Mindelo, em Cabo Verde.
Entretanto, a 12 de março, pelas 6:00 da tarde e inserido na Série Cultural do LusoCentro do BCC, realiza-se outra sessão intitulada “The Belly of the Boat”, constando de uma performance audiovisual que se desenvolve a partir do processo contínuo de reflexão e criação de obras sobre o oceano em Cabo Verde: um lugar marcado pela violência histórica, pelas ações humanas e não humanas e pela exploração contínua. A peça transita entre o passado e o presente, com especial atenção à era da caça à baleia e aos seus laços com a diáspora cabo-verdiana em Massachusetts. O evento realiza-se em colaboração com o Instituto Pedro Pires de Estudos Cabo-Verdianos da Bridgewater State University e a Associação Cabo-Verdiana em New Bedford.
Dia 26 de março será apresentado o filme de curta metragem “Malassada Day: What Happens if we lose our culture and tradition?”, de autoria de Dante Bellini, Jr. e apresentação do mesmo.
Dia 12 de abril, pelas 6:00 da tarde, apresentação do livro “O Arquipélago das Amnésias”, de Jorge Tolentino, em colaboração com o Instituto Pedro Pires de Estudos Cabo-Verdianos da Bridgewater State University.
Finalmente, a 07 de maio, realiza-se o Dia da Língua Portuguesa, como acontece todos os anos, tendo por palco o Margaret Jackson Arts Center do BCC, uma simbiose cultural entre Portugal, Brasil e Cabo Verde com a professora Sílvia A. Oliveira, diretora do Institute for Portuguese and Lusophone World Studies do Rhode Island College, em colaboração com os consulados de Portugal em New Bedford, Cabo Verde e Brasil em Boston.






0 Comments