Portuguese Times participou numa conferência de imprensa promovida pelo Gabinete de Turismo de Massachusetts, que ocorreu terça-feira da passada semana em Boston e que se destinou a revelar dados sobre o programa MA250, uma iniciativa estadual que comemora o 250º aniversário da Revolução Americana e independência dos EUA.
A campanha reúne comunidades, instituições culturais, educadores, empresas e residentes para homenagear o papel histórico de Massachusetts na fundação da nação. Ao mesmo tempo, o MA250 celebra a diversidade, a criatividade e o espírito cívico que definem o estado de MA hoje.
Através de programas públicos, eventos marcantes, iniciativas educativas e parcerias regionais, o MA250 convida todas as cidades a participar na construção da história completa de Massachusetts, do passado ao presente.
Parceiros e afiliados do MA250
Gabinete de Turismo de Massachusetts, Conselhos regionais de turismo de Massachusetts, Boston 250, Orquestra Sinfónica de Boston, BECM, Eastern Bank, Mass Humanities, Museu de História Afro-Americana, Museu da Baleia de New Bedford, Revolução 250, Takeda, sociedades históricas locais, bibliotecas e organizações comunitárias de todo o estado.
Segundo Kate Fox, diretora executiva do Gabinete de Turismo de MA, “o objetivo do comité MA250 é criar uma comemoração inclusiva, acessível e inspiradora que convide a participação de todos os residentes e visitantes. O MA250 reflete a história e o futuro de cada região e comunidade, sublinhando-se aqui o grande concerto de 4 de Julho da Boston Pops, com fogo de artifício, música de compositores americanos, figuras históricas e cidadãos ilustres… Pretende-se incutir um esforço estatal a todos os níveis: cidades, vilas, escolas e outras organizações comunitárias”, referiu Fox.
A Mass Humanities tem por seu turno uma exposição itinerante sobre a revolução, realçando-se aqui as histórias dos imigrantes, das mulheres, dos artistas e das comunidades trabalhadoras.
Entre as diversas individualidades presentes, lá estava Amanda McMullen, presidente do New Bedford Whaling Museum e que falou sobre a exposição “Forjar a Independência: Construir uma Nação”, tendo revelado que serão efetuadas conferências sobre o Mundial de Futebol 2026 a disputar nos EUA, México e Canadá, a FIFA, UEFA e ainda um historial sobre a Luso American Soccer Association (LASA) com a participação de individualidades do meio lusófono desta região.
A visita do navio-escola Sagres a New Bedford foi também outro tema abordado nesta conferência em Boston. Como PT referiu em edição anterior, o navio Sagres estará em New Bedford de 19 a 23 de julho, no âmbito da sua visita aos EUA na comemoração dos 250 anos deste país. Sabe-se que o New Bedford Whaling Museum está a organizar um programa em torno da visita do navio-escola Sagres.
Wes DeShano (Mass Humanities), Alex Meadow (City of Boston), Nicole Obi (BECMA), Kate Fox (MOTT), Valentina Amaro Bowser (media director, Gov. Maura Healey) Chad Smith (CEO, BSO) Amanda McMullen (CEO NBWM). pTimages (da esquerda para a direita)
Kate Fox, Massachusetts Office of Travel and Tourism no uso da palavra. pTimages
Chad Smith (Presidente e CEO, Boston Symphony Orchestra) e Amanda McMullen (Presidente e CEO, New Bedford Whaling Museum). pTimages
Aspecto da conferencia. pTimages






0 Comments