FC Porto ‘passa’ na Madeira, Sporting ‘sofre’, mas vence Famalicão

by | Feb 15, 2026 | Desporto

 

Redação, 15 fev 2026 (Lusa) – O líder FC Porto foi hoje a casa do Nacional vencer por 1-0, enquanto o Sporting ‘sofreu’, mas venceu o Famalicão pela mesma margem, mantendo distâncias na frente, após a 22.ª jornada da I Liga de futebol.

Um golo de cabeça, aos 82 minutos, de Daniel Bragança, um médio pouco dado ao jogo aéreo, acabou por decidir um jogo difícil no Estádio José Alvalade, apenas seis minutos depois de entrar em campo.

Sem o castigado Luis Suárez, principal figura do ataque da equipa às ordens de Rui Borges, Luís Guilherme, Faye, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão tiveram dificuldade em fechar o triunfo, com o técnico a promover, já no segundo tempo, a entrada de Geny Catamo, primeiro, aos 62, e depois de Bragança e do jovem Rafael Nel, aos 76.

O canto de Trincão encontrou Bragança para o cabeceamento certeiro, dando o triunfo aos ‘verdes e brancos’, que chegaram ao jogo igualados pelo Benfica, após o triunfo dos ‘encarnados’ frente ao Santa Clara (2-1).

Os ‘leões’ tinham entrado em campo pressionados não só pela vitória de sexta-feira do Benfica, mas também pelo triunfo, horas antes, do líder FC Porto na Madeira, mas, no final desta ronda, mantiveram o segundo posto isolados, com 55 pontos, a quatro dos ‘azuis e brancos’ e com mais três do que as ‘águias’, que seguem no terceiro posto.

Na Madeira, o conjunto orientado por Francesco Farioli dominou na posse de bola, mas teve dificuldade em criar ocasiões claras de golo, ‘órfão’ do lesionado Samu como referência central na grande área.

Acabou por ser o defesa-central polaco Bednarek a resolver a partida, ao responder da melhor maneira, de cabeça, a boa cobrança de canto do espanhol Gabri Veiga, à hora de jogo.

No outro jogo do dia, o AVS venceu pela primeira vez na I Liga em 2025/26, e logo de forma categórica, ao triunfar na receção ao Estoril Praia por 3-0, num triunfo construído na segunda parte.

Os comandados de João Henriques, que para o campeonato não venciam já desde maio do ano passado, em partida referente à época transata, somavam apenas cinco pontos até ao dia de hoje, ‘saltando’ para os oito, mas seguindo em 18.º e último, a nove pontos do Santa Clara, que está em posição de play-off de manutenção.

Na Vila das Aves, o AVS marcou primeiro por Diego Duarte, aos 54, e solidificou o triunfo por intermédio de Tomané, aos 75, e Algobia, aos 90+6, pondo fim a uma série de quatro jogos sem perder do Estoril.

A formação orientada por Ian Cathro é oitava, com 30 pontos.

A 22.ª jornada da I Liga encerra na segunda-feira, com o Rio Ave-Moreirense (20:15).

 

 

0 Comments

Related Articles